Fair play financeiro e Gestão Financeira do Clube

Gonçaloo

Tribuna
10 Março 2012
4,032
0
Tenho andado a insistir neste assunto nos tópicos do mercado, mas gostaria de saber a opinião dos mais entendidos na matéria.

Quais são as consequências da violação do fair play financeiro?

No limite sei que podemos ser afastado das competições europeias, mas também poderemos passar um processo análogo ao do Sporting  (primeiros dois anos de gestão do Bruno de Carvalho), com um downgrade brutal dos salários.

Não parece, no entanto, que isso vá acontecer já nesta época...Ainda ontem queríamos contratar o Alex...para fazer companhia ao Casillas e ao Maxi na lista dos ordenados milionários. Estes dois últimos penso que, também por isso, estarão condenados a sair no final da época...ou já nesta se não nos apurarmos para a champions?
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,803
15,835
Nós temos ativos que o sportem não tinha e a nossa situação global, embora má, não é tão má (de longe) como a do sportem...

Mas para já, é preciso confirmar que se falhou mesmo o fair-play... Não há consenso derivado de certas questões contabilísticas.

Acho que da instauração de um processo pela UEFA não nos safamos. Cabe à SAD defender-se e defender a opção de não ter vendido até Junho para cumprir esse fair-play...

Também acho que é melhor o pessoal se preparar para as contas anuais da época anterior porque deveremos estar a falar de um prejuízo que pode atingir os 50M€.... Na sequencia disto, espero um orçamento para este ano com um lucro na ordem tb das dezenas de milhões. Para já, não há outra hipotese
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,168
44,556
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Daikan disse:
Nós temos ativos que o sportem não tinha e a nossa situação global, embora má, não é tão má (de longe) como a do sportem...
Será que não é mesmo?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,168
44,556
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Então está bem ;) 

Infelizmente os nossos anos de ouro já passaram, e o SCP está com um nivel de gestão muito acima da nossa, eles estão a fazer o que é preciso.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
O BdC pode ser parolo, mas parece ter um foco muito claro.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,402
5,318
Conquistas
1
  • Junho/18
sirmister disse:
Então está bem ;) 

Infelizmente os nossos anos de ouro já passaram, e o SCP está com um nivel de gestão muito acima da nossa, eles estão a fazer o que é preciso.
Eles sem dúvida nos últimos 3 anos estão a gerir melhor o clube dele que nós o nosso, no entanto nem tudo aqui tem sido mau nem tudo lá foram rosas, alias eu só  reconheço dois verdadeiros méritos numa comparação connosco, escolher melhor os treinadores e uma estratégia de comunicação mais agressiva (não que eu queira uma naquele estilo peculiar), sao duas coisas importantes mas fora isso não lhes vejo muito mais o que elogiar.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,803
15,835
sirmister disse:
Então está bem ;) 

Infelizmente os nossos anos de ouro já passaram, e o SCP está com um nivel de gestão muito acima da nossa, eles estão a fazer o que é preciso.
Estava a comparar o "bater no fundo" dos 2 clubes, o SCP nesta altura já está em crescimento. E quanto a nós, daqui para a frente só futurismo. Embora já sei que "agora é sempre a piorar", etc. etc...

Mesmo assim, isso do "estão a fazer o que é preciso" remains to be seen. Eu mantenho as minhas desconfianças...
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,168
44,556
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
Eles sem dúvida nos últimos 3 anos estão a gerir melhor o clube dele que nós o nosso, no entanto nem tudo aqui tem sido mau nem tudo lá foram rosas, alias eu só  reconheço dois verdadeiros méritos numa comparação connosco, escolher melhor os treinadores e uma estratégia de comunicação mais agressiva (não que eu queira uma naquele estilo peculiar), sao duas coisas importantes mas fora isso não lhes vejo muito mais o que elogiar.

Acima disso tem uma gestão incomparavelmente mais equilibrada que a nossa, e estão a livrar-se dos fundos e com isso vão colher beneficios disso.

Alias nos últimos 2 anos apresentaram resultados positivos.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,402
5,318
Conquistas
1
  • Junho/18
sirmister disse:
Acima disso tem uma gestão incomparavelmente mais equilibrada que a nossa, e estão a livrar-se dos fundos e com isso vão colher beneficios disso.

Alias nos últimos 2 anos apresentaram resultados positivos.
A gestão financeira deles é meio nebulosa, podem até não estar a negociar com fundos mas possuem investidores e estes estão a ficar com percentagens dos passes dos atletas, e depois temos questões de litigio como o da Doyen que facilmente atiraram esses resultados positivos para o negativo, além de aparentemente terem também dificuldade em vender jogadores pelos valores que pretendem.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,168
44,556
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Quando falei em gestão estava a pensar na operacional excluindo passes de jogadores, não tem o enorme buraco que tem o FCP.

Podem ter dificuldades em obter o que pretendem com os jogadores, mas também não os vejo muito aflitos para vender-..
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,402
5,318
Conquistas
1
  • Junho/18
sirmister disse:
Quando falei em gestão estava a pensar na operacional excluindo passes de jogadores, não tem o enorme buraco que tem o FCP.

Podem ter dificuldades em obter o que pretendem com os jogadores, mas também não os vejo muito aflitos para vender-..
Sabes lá se estão ou não, essa narrativa é muitas vezes criada pela CS, podem não precisar de vender tanto mas também precisam, e depois não é como se possuíssem também muito a seguir para investir, possuem um 11 titular que gira a volta de 4/5 jogadores que se não forem bem substituídos a equipa começa a não render.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,168
44,556
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A mim não me parecem aflitos se tivessem já tinham vendido podiam era ter que vender mais baixo.. Não te esqueças que eles tem a champions este ano, e se para nós a champions dá para tapar um bocado do buraco criado no balanço operacional, para eles que tem esse balanço praticamente a 0 dá para meter em outros sitios.

A nossa equipa tambem gira a volta de 4/5 titulares, quer dizer se calhar nem isso..
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,803
15,835
sirmister disse:
A mim não me parecem aflitos se tivessem já tinham vendido podiam era ter que vender mais baixo..
Esse argumento também poderia ser aplicado a nós...
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,402
5,318
Conquistas
1
  • Junho/18
Daikan disse:
Esse argumento também poderia ser aplicado a nós...
Exacto, mas isso o sirmister não nos perdoaria, vender o seu amigo Herrera, só pela cláusula ;)
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,282
6,139
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Este ano nós em principio respeitamos o fair play financeiro, precisávamos de ter mais de 45M€ de prejuízo para não respeitarmos o fair play financeiro, o que em principio não ira acontecer ( o prejuízo deve andar por volta dos 40M€).

Para 2016/2017 ainda teremos possibilidade de ter +/- 7M de prejuízo por isso ainda será muito cedo para falar.

Além do mais mesmo que na analise do fair play financeiro ultrapassemos os 30M€ de prejuízos (em 3 anos) ainda resta o resto do estádio para dar mais uma almofada.

Agora convém é começar a pensar no seguinte: após 2018 o limite passa de 30 para 5M.

e mesmo que se contorne com entradas de capital (estádio) convém não esquecer que financeiramente é preciso compensar os deficits e como se faz isso? com endividamento e convém lembrar que nós este ano que acabou já devemos ter pago cerca de 17M€ de juros por isso
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,168
44,556
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
Exacto, mas isso o sirmister não nos perdoaria, vender o seu amigo Herrera, só pela cláusula ;)
Sabes bem que o Herrera é um caso a parte, é o nosso capitão e não quer sair, não é por falta de propostas.