Fórmula 1 - 2025

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
25,558
41,905
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
A cena é que tu insistes em algo que não existe, ele cedeu tanto a posição que até fez lock na travagem a seguir

Além que, estamos a discutir algo que nem devia ter existido, tivesse ele levado a penalização que devia ter levado ao inicio por ter andado a fazer rally
Dizer que o Max não cedeu posição é de bradar aos céus.
Vamos só fingir que a pista estava limpinha e a malta não estava a sofrer na 1ª volta quando estavam na parte "ainda" mais suja da pista.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
13,155
7,253
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
A cena é que tu insistes em algo que não existe, ele cedeu tanto a posição que até fez lock na travagem a seguir

Além que, estamos a discutir algo que nem devia ter existido, tivesse ele levado a penalização que devia ter levado ao inicio por ter andado a fazer rally
Eu não estou a inventar nada, mas cada um interpreta como quer ou como lhe dá jeito, já expliquei várias vezes o motivo pela qual Max não levou penalização, porque Lewis levou penalização e porque levou 10s em vez dos 5s. E cheguei a basear-me em vários exemplos ou casos que até ocorreram recentemente, estou a basear-me em regras existentes em vigor, mas há quem prefere insistir em coisas subjectivas e abstractas que não interessam para o caso, que nem sequer são tidas em conta.

Depois admiram-se porque temos procissões e festivais de soneira como temos tido ao longo da época, que venha 2026 com os novos regulamentos.

Última edição:

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,280
17,775
Dizer que o Max não cedeu posição é de bradar aos céus.
Vamos só fingir que a pista estava limpinha e a malta não estava a sofrer na 1ª volta quando estavam na parte "ainda" mais suja da pista.
O Verstappen se não faz rally vai para décimo ou pior, se aquilo fosse gravilha até podia ficar logo ali, quanto à parte suja, ng o obrigou, ele é que se quis meter 4 a lado e pensou que ia resultar tudo bem

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,728
17,675
Acho que estás a falar do incidente da volta 6, Verstappen tenta passar o Hamilton por dentro, obrigando o britânico a cortar para a relva.
Hamilton regressa á pista bem mais à frente, ficando o Verstappen para trás a lutar com o Bearman.
No meio disto tudo, Russell acaba também por sair de pista.

O Lewis foi penalizado porque "...o piloto não conseguiu seguir a trajetória prescrita pelo diretor de prova ao longo da linha amarela devido ao excesso de velocidade, não foi encontrada nenhuma violação das determinações do diretor de prova. No entanto, ao sair da pista e cortar a curva, o piloto obteve uma vantagem duradoura, ultrapassando o carro #1 e não devolvendo a posição posteriormente. A penalidade padrão por sair da pista e obter uma vantagem duradoura é, portanto, aplicada."

Basicamente acharam que na curva 4, Max já está à frente do Lewis.
E estava. A questão é que tinha ultrapassado pela relva na curva anterior.

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
4,476
4,602
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson

Classificação à entrada da primeira curva: Lando, Hamilton, Leclerc, Max.

Classificação quando voltam todos à pista Leclerc, Lando, Max, Hamilton.

Leclerc devolve o lugar a Lando, mas devia ter devolvido também ao colega de equipa. Foi um overlook da Ferrari, mas a FIA não está lá para aplicar regras da Ferrari. O Leclerc tinha de ceder o lugar, e depois, se quisessem colocar o Leclerc novamente à frente, trocavam novamente.

Max devia ter devolvido o lugar ao Hamilton também. Não tendo oportunidade de o fazer, era castigado e ficava resolvido.

O castigo ao Hamilton é bem aplicado, porque ele não usa a escapatória, mas sim a relva. Mas também, referir que o Hamilton está por fora do Max depois do Max ter ido à relva ganhar vantagem na curva anterior e está a tentar retomar o seu lugar, e o Max sai novamente da linha e deixa zero espaço para o Ferrari fazer a manobra.
Na segunda chicane o Max devolve o lugar ao Hamiton exatamente para evitar a penalização. Por isso é que se cria toda a segunda trapalhada onde o Hamilton é penalizado.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,540
9,679
Acho que estás a falar do incidente da volta 6, Verstappen tenta passar o Hamilton por dentro, obrigando o britânico a cortar para a relva.
Hamilton regressa á pista bem mais à frente, ficando o Verstappen para trás a lutar com o Bearman.
No meio disto tudo, Russell acaba também por sair de pista.

O Lewis foi penalizado porque "...o piloto não conseguiu seguir a trajetória prescrita pelo diretor de prova ao longo da linha amarela devido ao excesso de velocidade, não foi encontrada nenhuma violação das determinações do diretor de prova. No entanto, ao sair da pista e cortar a curva, o piloto obteve uma vantagem duradoura, ultrapassando o carro #1 e não devolvendo a posição posteriormente. A penalidade padrão por sair da pista e obter uma vantagem duradoura é, portanto, aplicada."

Basicamente acharam que na curva 4, Max já está à frente do Lewis.
Vê o vídeo:

• Ele tenta a ultrapassagem na T1, sofre de oversteer que provoca contacto de rodas com o Hamilton que joga o Ferrari para fora da pista (1:27)

• Vão lado a lado na T2 até à T3 que corta pela relva, saindo muito à frente (1:30)

• Na T4, não só aperta o Hamilton (1:42), como trava tão tarde que até sai de pista (1:45), deixando zero espaço novamente para o Hamilton, que é obrigado a ir pela escapatória

Como já referi antes, a penalização ao Hamilton é correta, porque ele não usou a escapatória toda e improvisou pela relva (creio que o pensamento dele naquele momento foi que estava a recuperar o lugar que era seu e de que se fosse pela escapatória toda, perderia várias posições), mas o Max safou-se a vários castigos nesta volta.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,540
9,679
Na segunda chicane o Max devolve o lugar ao Hamiton exatamente para evitar a penalização. Por isso é que se cria toda a segunda trapalhada onde o Hamilton é penalizado.
Desculpa, eu misturei os vários momentos num só post, ao reler vi que não estava claro.

Referia-me a devolver ao Hamilton na 6ª volta.

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
9,071
7,657
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Diga-se o que se disser, só se pode chamar de anedótico a quem atribui uma punição a Hamilton por não ter conseguido fazer um cotovelo a alta velocidade vindo da relva e não ter conseguido enfiar o carro numa espécie de Rua da Betesga e, por outro lado, faz vista grossa ao comportamento de outro piloto, que abordou o arranque como se não tivesse que travar na primeira curva e que tirou clara vantagem da situação. Sou insuspeito, porque não sou admirador de Hamilton.

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,280
17,775
Vê o vídeo:

• Ele tenta a ultrapassagem na T1, sofre de oversteer que provoca contacto de rodas com o Hamilton que joga o Ferrari para fora da pista (1:27)

• Vão lado a lado na T2 até à T3 que corta pela relva, saindo muito à frente (1:30)

• Na T4, não só aperta o Hamilton (1:42), como trava tão tarde que até sai de pista (1:45), deixando zero espaço novamente para o Hamilton, que é obrigado a ir pela escapatória

Como já referi antes, a penalização ao Hamilton é correta, porque ele não usou a escapatória toda e improvisou pela relva (creio que o pensamento dele naquele momento foi que estava a recuperar o lugar que era seu e de que se fosse pela escapatória toda, perderia várias posições), mas o Max safou-se a vários castigos nesta volta.
Understeer não over mas ya, correto no resto.

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,280
17,775
Um dia irei perceber qual era a outra opção que um piloto tinha neste cenário.

Plot twist, se calhar no grid atual só 2 ou 3 conseguiam evitar que o carro parasse na parede. Só para dar ainda mais contexto, pneus médios com temperatura baixa numa parte da pista completamente imunda.

Já te respondi a isso e é muito fácil, não se metia com outros 3 carros ao lado

Se fosse gravilha ou um circuito citadino ele metia-se? o caralho é que metia

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
9,071
7,657
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Um dia irei perceber qual era a outra opção que um piloto tinha neste cenário.

Plot twist, se calhar no grid atual só 2 ou 3 conseguiam evitar que o carro parasse na parede. Só para dar ainda mais contexto, pneus médios com temperatura baixa numa parte da pista completamente imunda.

Tinha que travar mais cedo, para poder fazer uma curva mais acentuada, por fora. A pista é larga ali. Ia perder vários lugares.

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,280
17,775
Ainda bem este vídeo, assim tiro um prints, porque já percebi que tenho de fazer um desenho e não me podem chamar de aldrabão.

Este é o momento o incidente, como podem ver Lando é que estava frente e Max por seu lado tomou riscos e teve de ir para fora.
Visualizar anexo 41179 Visualizar anexo 41180

No final do incidente esta era a composição, Leclerc na frente da corrida à frente de Lando e Max em terceiro à frente de Lewis.
Visualizar anexo 41190

Leclerc nesse momento cede a posição a Lando, safando-se de qualquer sanção. No momento que Leclerc cede a sua posição, Max continua na frente de Lewis e há o Russell ali mesmo coladinho a Lewis.
Visualizar anexo 41191 Visualizar anexo 41185

Na curva seguinte Max cede posição a Lewis para evitar qualquer sanção com Russell mesmo ali coladinho, a chorar por uma posição ao qual não tinha direito, porque no primeiro momento ele já tinha sido ultrapassado por Max.
Visualizar anexo 41186 Visualizar anexo 41192
Visualizar anexo 41189

Espero que fique muito claro, porque Max e Leclerc safaram-se de qualquer punição em relação à primeira curva, porque tanto um como o outro cederam as suas respectivas posições.
Essa discussão não é comigo mas agora percebi a tua confusão de durante a tarde.
Eu estava a falar do segundo incidente não era desse

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
25,558
41,905
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Tinha que travar mais cedo, para poder fazer uma curva mais acentuada, por fora. A pista é larga ali. Ia perder vários lugares.
O erro dele foi não ter lido bem a posição do Lando mas acredito que possa ter tido dificuldade em ver onde é que o Lando estava ao certo na pista.
Quem vê de fora deu para entender que os Ferraris tinham de ir por fora, no entanto acredito que ele tenha analisado mal a situação.
Não era a 1x que ele fazia um arranque espetacular e mantia o carro na pista, já arrancou aqui em 3 e saiu da curva inicial em 1º, no entanto neste caso parece-me que julgou que o Lando estaria um bocadinho mais à frente e que iam ser 3 lado a lado e não 4, até deu para entender isso nas palavras que deu à CS holandesa após a corrida.
A partir do momento em que ficam 4 carros lado a lado e ele está em cima da kerb isso do travar mais cedo é tudo o que menos interessa, porque o carro fica com um comportamento anormal e nunca sabes como é que a kurb te vai cuspir. Aliás a partir do momento em que fica em cima da kerb isso de travar mais cedo e ficar em pista é literalmente impossível, especialmente no Mexico e numa pista com tanta sujidade

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
13,155
7,253
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Vê o vídeo:

Ainda bem este vídeo, assim tiro um prints, porque já percebi que tenho de fazer um desenho e não me podem chamar de aldrabão.

Este é o momento o incidente, como podem ver Lando é que estava frente e Max por seu lado tomou riscos e teve de ir para fora.
1761591395683.png 1761591421596.png

No final do incidente esta era a composição, Leclerc na frente da corrida à frente de Lando e Max em terceiro à frente de Lewis.
1761591480662.png

Leclerc nesse momento cede a posição a Lando, safando-se de qualquer sanção. No momento que Leclerc cede a sua posição, Max continua na frente de Lewis e há o Russell ali mesmo coladinho a Lewis.
1761591514491.png 1761591549028.png

Na curva seguinte Max cede posição a Lewis para evitar qualquer sanção com Russell mesmo ali coladinho, a chorar por uma posição ao qual não tinha direito, porque no primeiro momento ele já tinha sido ultrapassado por Max.
Captura de ecrã 2025-10-27 184406.jpg Captura de ecrã 2025-10-27 184406.jpg
1761591719761.png

Espero que fique muito claro, porque Max e Leclerc safaram-se de qualquer punição em relação à primeira curva, porque tanto um como o outro cederam as suas respectivas posições.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
13,155
7,253
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Essa discussão não é comigo mas agora percebi a tua confusão de durante a tarde.
Eu estava a falar do segundo incidente não era desse
O incidente que estás a falar é que já falamos também esta tarde começa a partir do minuto 1:26 no vídeo referenciado por Ginjeet, aliás acho que tinha colocado um link do momento, qualquer dúvida deixo de novo o link. É o momento que estivemos a falar onde o Max faz um divebomb, conquistando o apex a Lewis, obrigando este a ir para fora e na contracurva o Lewis ao tentar fechar a porta acaba por sua vez obrigar Max ir para fora, apesar de Max ter ficado à frente de Lewis a partir de fora, mas em nenhum devia ceder a posição, uma vez que o apex era dele. O regulamento do apex é controverso, pois praticamente quem tem o apex pode fazer o que quer.

E depois na volta seguinte com Bearman e Russell coladinhos, em que Lewis trava tarde e vai para fora, mas aqui trata-se de um erro do piloto, mas Lewis ganhou vantagem indevidamente. Ou seja, o Lewis por 2x foi comido no apex.

Nos dois momentos, quem ganhou vantagem foi Lewis e não Max.

1761593509499.png

1761593450223.png

Captura de ecrã 2025-10-27 184406.jpg

Última edição:

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,280
17,775
O incidente que estás a falar é que já falamos também esta tarde começa a partir do minuto 1:26 no vídeo referenciado por Ginjeet, aliás acho que tinha colocado um link do momento, qualquer dúvida deixo de novo o link. É o momento que estivemos a falar onde o Max faz um divebomb, conquistando o apex a Lewis, obrigando este a ir para fora e na contracurva o Lewis ao tentar fechar a porta acaba por meter Max fora, ganhando indevidamente vantagem, pois naquele momento era a vez de Lewis ceder a posição e não o Max. O regulamento do apex é controverso, pois praticamente quem tem o apex pode fazer o que quer.
E depois na volta seguinte com Bearman e Russell coladinhos, em que Lewis trava tarde e vai para fora, mas aqui trata-se de um erro do piloto, mas Lewis ganhou de novo vantagem indevidamente. Ou seja, o Lewis por 2x foi comido no apex.

Nos dois momentos, quem ganhou vantagem foi Lewis e não Max.

Visualizar anexo 41207

Visualizar anexo 41205

Visualizar anexo 41206
Insistes em "chegar ao apex" a partir dai nao pode haver discussão como já disse, pelos vistos basta chegar lá primeiro, fazer a curva? isso são peaners

Anyway, estou cansado de discutir, não vamos a lado nenhum, vocês vão continuar a defender isto ( a não ser quando é feito ao contrario) e outros não, é o que é

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
13,155
7,253
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Insistes em "chegar ao apex" a partir dai nao pode haver discussão como já disse, pelos vistos basta chegar lá primeiro, fazer a curva? isso são peaners

Anyway, estou cansado de discutir, não vamos a lado nenhum, vocês vão continuar a defender isto ( a não ser quando é feito ao contrario) e outros não, é o que é
Eu sempre pensei que isso tivesse sido claro, desde do ano passado em Austin e no México. Qual o tipo de castigo queres aplicar a Max? É que eu continuo sem perceber.

Eu não defendo nada, só não percebo onde querem chegar. Já em Jeddah, foi o oposto Max a ser forçado por Piastri ir fora e levou Max uma penalização de 5s.