Fórmula 1 - 2025

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,540
9,679
Concordo,

em pista na primeira curva ele é o segundo. Com os atalhos, passou o Leclerc para segundo, o max em terceiro e ele em quarto. E o max não lhe cedeu o lugar, teve que o ultrapassar no braço (e só o passa porque o Max ainda está a lutar pelo título, fosse num dos anos anteriores e teriam ficado os dois ali).

Depois na quinta volta o Max ultrapassa-o pela relva (foi essa ultrapassagem que não tinha visto ontem, revi esta manhã) e é a tentar retomar a posição que leva o castigo.

De qualquer forma nesta situação de dar a posição de volta como é que ficava? É que entretanto o Bearman tinha passado o Max. Ficava Bearman, Lewis, Max? Como é que se controla isso em pista com os dois mercedes logo a seguir?

Enfim, tudo se resolvia com gravilha na primeira curva. :D

Classificação à entrada da primeira curva: Lando, Hamilton, Leclerc, Max.

Classificação quando voltam todos à pista Leclerc, Lando, Max, Hamilton.

Leclerc devolve o lugar a Lando, mas devia ter devolvido também ao colega de equipa. Foi um overlook da Ferrari, mas a FIA não está lá para aplicar regras da Ferrari. O Leclerc tinha de ceder o lugar, e depois, se quisessem colocar o Leclerc novamente à frente, trocavam novamente.

Max devia ter devolvido o lugar ao Hamilton também. Não tendo oportunidade de o fazer, era castigado e ficava resolvido.

O castigo ao Hamilton é bem aplicado, porque ele não usa a escapatória, mas sim a relva. Mas também, referir que o Hamilton está por fora do Max depois do Max ter ido à relva ganhar vantagem na curva anterior e está a tentar retomar o seu lugar, e o Max sai novamente da linha e deixa zero espaço para o Ferrari fazer a manobra.

Última edição:

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
13,155
7,253
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O pior é que o Max passou o Hamilton na curva anterior por fora da pista, tinha de devolver o lugar

O Max atalhou a 1ª curva com ganhos notórios (à semelhança do Leclerc)

E acaba a corrida em 3º sem uma única penalização

O Max está para a FIA como o Benfica para Portugal

Toda a gente assobia para o lado quando vê a merda acontecer
Aconselhava-te a rever a corrida, Max devolveu a posição a Lewis e por isso mesmo que não foi punido. Se é para implicar, ao menos tentam se informar correctamente dos factos em vez de mandarem larachas. Estamos a falar do mesmo circuito em que ele foi no ano passado penalizado 20 segundos.

Última edição:

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,273
17,765
Aconselhava-te a rever a corrida, Max devolveu a posição a Lewis e por isso mesmo que não foi punido. Se é para implicar, ao menos tentam se informar correctamente dos factos em vez de mandarem larachas. Estamos a falar do mesmo circuito em que ele foi no ano passado penalizado 20 segundos.
Se aquilo é devolver a posição eu vou ali e já venho 😭

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,273
17,765
Eu não quero estar aqui a fazer o papel de grande defensor do maior fã de Max, mas aplica-se aquela máxima: preso por ter cão e preso por não ter. Max tinha Russell atrás a fazer pressão, querias que ele fizesse o quê?
Que corresse como os outros, que não tentasse meter 4 carros lado a lado numa curva que toda a gente no planeta sabia que não ia resultar, ou que não fizesse um lunge de dezenas de metros e falhasse o apex, coisas desse género, u know, correr normalmente como se não fosse o dono do sitio

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
13,155
7,253
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Que corresse como os outros, que não tentasse meter 4 carros lado a lado numa curva que toda a gente no planeta sabia que não ia resultar, ou que não fizesse um lunge de dezenas de metros e falhasse o apex, coisas desse género, u know, correr normalmente como se não fosse o dono do sitio
Não vejo sinceramente qual o problema de um piloto arriscar naquele momento, a F1 é mesmo assim ou é suposto ser uma procissão? Eu nem quero o que seria a tua reacção nos anos 90 ou início dos anos 2000, com meio pelotão DNF.

Falha o apex onde? Aconselho-te a rever as imagens, quando Max com o divebomb ganhou vantagem no apex, por isso mesmo que Lewis foi penalizado e não o Max.

Última edição:

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,273
17,765
Corresse como os outros? Não vejo sinceramente qual o problema de um piloto arriscar naquele momento, a F1 é mesmo assim ou é suposto ser uma procissão? Eu nem quero imaginar a tua reacção nos anos 90 ou início dos anos 2000.

Não sei se sabes, mas quando Max fez o divebomb ganhou vantagem no apex, por isso mesmo que Lewis foi penalizado e não o Max.

Pois, a desculpa é sempre essa, "esta à frente a chegar ao apex" parar o carro sem correr com o outro para fora da pista é que fodias-te.
Como se ele não viesse a abusar disso há anos nem nada

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
13,155
7,253
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Pois, a desculpa é sempre essa, "esta à frente a chegar ao apex" parar o carro sem correr com o outro para fora da pista é que fodias-te.
Como se ele não viesse a abusar disso há anos nem nada
Foste tu que disseste que Max falhou o apex, quando na realidade foi ele que ganhou o apex com o divebomb. Não é desculpa, é mesmo a regra que diz o seguinte: "O piloto só tem o direito de tentar ultrapassar por fora se atingir o apex com o espelho à frente do eixo dianteiro do carro que está a tentar ultrapassar." Por isso mesmo que foi Lewis a ser penalizado e não Max. Em Jeddah aconteceu o oposto, Max foi penalizado, porque Piastri ficou com o apex e Max em nenhum momento podia ultrapassar por fora.

Os comissários não inventaram nada, basearam-se apenas em regras existentes em vigor. Culpem o jogo, não o jogador.

Última edição:

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,273
17,765
Foste tu que disseste que Max falhou o apex, quando na realidade foi ele que ganhou o apex com o divebomb. Não é desculpa, é mesmo a regra. "O piloto só tem o direito de tentar ultrapassar por fora se atingir o apex com o espelho à frente do eixo dianteiro do carro que está a tentar ultrapassar."
Pode-se discutir a regra, mas é assim que ela está em vigor, por isso mesmo que foi Lewis a ser penalizado e não Max.

Em Jeddah ocorreu o inverso, Max foi penalizado, porque Piastri ficou com o apex e Max em nenhum momento podia ultrapassar por fora.

Chegar primeiro ao apex não quer dizer que não o falhes, essa das regras e ele abusar-las já é sabida ha muito

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
4,164
429
44
Cascais

Eu tenho de rever a corrida?

Um granda lol para ti

Vai tu rever como o Max passa o Lewis sensivelmente à 5ª volta e depois explica-me como lhe cedeu o lugar

Não mando larachas, baseio-me em factos, e não sou "adepto netflix"

Não vás buscar o passado

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
13,155
7,253
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20

Um granda lol para ti

Vai tu rever como o Max passa o Lewis sensivelmente à 5ª volta e depois explica-me como lhe cedeu o lugar

Não vás buscar o passado
Também não sou adepto de Netflix, nem uso esse serviço, e sim falo do passado, porque essa comparação entre Max e o Toupeirense é absurdo e não faz qualquer sentido, invocando esse facto, podia buscar o exemplo de Jeddah deste ano. Ainda não percebeste que a FIA e Liberty Media estão se a c*g*r para os pilotos, apenas vão atrás do que dá visualizações, popularidade e dinheiro? Max neste momento é o menino bonito do público da F1, é neste momento a grande valia da F1, basta ver ontem após a corrida que Lando foi vaiado e todos gritavam pelo nome de Max. Quando Max deixar de ter esse estatuto, fazem como fizeram a Schumacher em 2005, depois de 5 títulos consecutivos, alteram as regras de forma a nerfar as suas respectivas equipas. Os pilotos para FIA/Liberty Media são apenas lenços, ou seja, são descartáveis.

Continuas a mandar larachas, porque Max cedeu a posição a Lewis é um facto e por isso que não teve penalização assim como Leclerc também cedeu posição, o problema no caso de Max e de Lewis, o Russell estava ali mesmo atrás à espreita. Max arriscava ser comido de cebolada naquele momento por Russell.

Última edição:

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
4,164
429
44
Cascais
Também não sou adepto de Netflix, nem uso esse serviço, e sim falo do passado, porque essa comparação entre Max e o Toupeirense é absurdo e não faz qualquer sentido, invocando esse facto, podia buscar o exemplo de Jeddah deste ano. Ainda não percebeste que a FIA e Liberty Media estão se a c*g*r para os pilotos, apenas vão atrás do que dá visualizações, popularidade e dinheiro?
Continuas a mandar larachas, porque Max cedeu a posição a Lewis é um facto e por isso que não teve penalização assim como Leclerc também cedeu posição, o problema no caso de Max e de Lewis, o Russell estava ali mesmo atrás à espreita, e que também arriscava ali ultrapassar o Max.

Tens razão

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,273
17,765
Também não sou adepto de Netflix, nem uso esse serviço, e sim falo do passado, porque essa comparação entre Max e o Toupeirense é absurdo e não faz qualquer sentido, invocando esse facto, podia buscar o exemplo de Jeddah deste ano. Ainda não percebeste que a FIA e Liberty Media estão se a c*g*r para os pilotos, apenas vão atrás do que dá visualizações, popularidade e dinheiro? Max neste momento é o menino bonito do público da F1, é neste momento a grande valia da F1, basta ver ontem após a corrida que Lando foi vaiado e todos gritavam pelo nome de Max. Quando Max deixar de ter esse estatuto, fazem como fizeram a Schumacher em 2005, alteram as regras de forma a nerfar as suas respectivas equipas.

Continuas a mandar larachas, porque Max cedeu a posição a Lewis é um facto e por isso que não teve penalização assim como Leclerc também cedeu posição, o problema no caso de Max e de Lewis, o Russell estava ali mesmo atrás à espreita. Max arriscava ser comido de cebolada naquele momento por Russell.
Essa não cola, pelo teu argumento então o Hamilton se cede lugar tb perde para o Bearman.
Agora é bonito, ah fiz merda mas não posso corrigir porque um piloto se meteu ao barulho.

E mais, o Leclerc não deu posição nenhuma ao próprio companheiro de equipa ainda por cima.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,381
25,949
34
Vila Das Aves

Um granda lol para ti

Não vás buscar o passado
Acho que estás a falar do incidente da volta 6, Verstappen tenta passar o Hamilton por dentro, obrigando o britânico a cortar para a relva.
Hamilton regressa á pista bem mais à frente, ficando o Verstappen para trás a lutar com o Bearman.
No meio disto tudo, Russell acaba também por sair de pista.

O Lewis foi penalizado porque "...o piloto não conseguiu seguir a trajetória prescrita pelo diretor de prova ao longo da linha amarela devido ao excesso de velocidade, não foi encontrada nenhuma violação das determinações do diretor de prova. No entanto, ao sair da pista e cortar a curva, o piloto obteve uma vantagem duradoura, ultrapassando o carro #1 e não devolvendo a posição posteriormente. A penalidade padrão por sair da pista e obter uma vantagem duradoura é, portanto, aplicada."

Basicamente acharam que na curva 4, Max já está à frente do Lewis.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
13,155
7,253
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Essa não cola, pelo teu argumento então o Hamilton se cede lugar tb perde para o Bearman.
Agora é bonito, ah fiz merda mas não posso corrigir porque um piloto se meteu ao barulho.

E mais, o Leclerc não deu posição nenhuma ao próprio companheiro de equipa ainda por cima.
O que é que não cola? Onde queres chegar? Hamilton nunca cedeu o lugar e com esta confusão foi Max que acabou ultrapassado por Bearman e Lewis tirou vantagem disso.

Charles cedeu a posição a Lando.

Última edição:

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,273
17,765
O que é que não cola? Onde queres chegar? Hamilton nunca cedeu o lugar e com esta confusão foi Max que acabou ultrapassado por Bearman. No caso de Max com Russell atrás, Hamilton foi obrigado ir por fora.
Não cola dizeres que o Verstappen não podia fazer nada porque podia ser comido pelo Russell, por essa ordem de ideias o Hamilton tb ia ser comido pelo Bearman se desse o lugar de volta

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
13,155
7,253
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Não cola dizeres que o Verstappen não podia fazer nada porque podia ser comido pelo Russell, por essa ordem de ideias o Hamilton tb ia ser comido pelo Bearman se desse o lugar de volta
A questão é, Max cedeu ou não cedeu posição?
Lewis foi punido na volta seguinte quando Max fez um divebomb e ganhou-lhe o apex. O que tu estás a dizer basicamente é reforçar a razão pela qual Hamilton foi punido e levou os 10s de penalização, pois além de não ter cedido posição ainda conseguiu abrir ilegitimamente uma vantagem maior sobre o seu adversário com Bearman a ultrapassar Max. Se não tivesse havido a interferência de Bearman, Lewis provavelmente teria apanhado 5s por circunstâncias atenuantes assim como aconteceu com Max em Jeddah e Lando em Austin no ano passado.

Última edição:

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,273
17,765
A questão é, Max cedeu ou não cedeu posição? Tanto que Lewis naquele momento acabou por ser obrigado ir por fora para ter a posição de volta. E ninguém disse e nem sequer foi punido por isso.
Lewis foi punido na volta seguinte quando Max fez um divebomb e ganhou-lhe o apex. O que tu estás a dizer basicamente é reforçar a razão pela qual Hamilton foi punido e levou os 10s de penalização, pois além de não ter cedido posição ainda conseguiu ilegitimamente uma vantagem maior com Bearman a ultrapassar Max. Se não tivesse havido a interferência de Bearman, Lewis provavelmente teria apanhado 5s por circunstâncias atenuantes assim como aconteceu com Max em Jeddah e Lando em Austin no ano passado.
A cena é que tu insistes em algo que não existe, ele cedeu tanto a posição que até fez lock na travagem a seguir

Além que, estamos a discutir algo que nem devia ter existido, tivesse ele levado a penalização que devia ter levado ao inicio por ter andado a fazer rally