Fábio Vieira

Fábio Vieira 10

Fábio Vieira

4.49

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.49 Performance da Época
Jogos
42
Golos
5
Assistências
6
Amarelos
8
Vermelhos
0

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,787
7,075
Nenhumas das alternativas por ti enumeradas tinham mais qualidade que o Zaidu. Aliás o Sarr jogou a lateral esquerdo num célebre jogo contra o Braga e aos 30 minutos estávamos a perder 3-0. E com 2 golos com influência direta do Sarr.
O Zaidu obviamente não veio para ser titular. Nem por sonhos. E por isso o Sérgio opôs se à saída do Telles até ao limite.
Eu continuo a achar o Zaidu um jogador interessante, mas houve um queimar de etapas que o prejudicou muito. Para além do óbvio que é ter jogado mais de meia época em esforço. É um jogador com características interessantes, mas com problemas óbvios no último passe e no cruzamento. Mas este ano não houve tempo para treinar. Só para jogar.
Para finalizar. O Zaidu segundo o insuspeito Whoscored foi o segundo melhor jogador do Porto em termos estatísticos (com 7.11) na Liga dos Campeões. Melhor que ele só o Sérgio Oliveira.
Mas isso é pessimo.Um treinador não se pode opor a movimentações de mercado que basicamente fazem parte da sobrevivencia do clube!
A estoria "os bons não podem sair porque as alternativas são piores e quem vier pode ser pior"é algo que tem 4/5 anos.Antes andavamos todos descansados porque quem saia, iria entrar alguem que com maior probabilidade que não, que tivesse igual ou melhor qualidade.

Hoje em dia há panico em falar sobre isso!
O Corona não pode sair porque quem vier vai ser uma merda, Otavio a mesma conversa, Uribe idem e enquanto isso atiramos com camiões de dinheiro para os mantermos, camiões que são cada um deles mais um prego na sustentabilidade do clube.

As coisas são simples: o jogador normalmente contratado tem um tempo de permanencia definido de forma a valorizar e resultar em mais valia.
Se o seu substituto for pior e se repetidamente a equipa perder qualidade, o responsavel pelas escolhas más tem de ser despedido.

Isto é igual em todo o lado do mundo: és competente ficas , és incompentente vais com o caralho.

Agora não se vai inverter uma estrategia por capricho do treinador(seja ele quem for) ou por medo

sangueazul

O Porto precisa de uma revolução
12 Julho 2016
6,878
10,917
Estás a chegar lá. O nome do treinador já entrou na equação.

Falta agora é o adjunto explicar ao Marega a beleza de atacar.

Marega: De 17/18 até agora marcou 61 golos no campeonato, Champions e Liga Europa. No Campeonato tem 16 assistências.
Corona; De 15/16 até agora, 28 golos no campeonato e LC, 35 assistencia no capeonato.
O
E no entanto, com todo esse equilíbrio defensivo que eles proporcionam à equipa, acabamos o campeonato com 29 golos sofridos. Alguma coisa não bate certo.

Não será uma das funções do treinador (especialmente num clube como o nosso, que tem de se desenrascar com o que tem) arranjar forma de encaixar da melhor maneira os jogadores que tem ao seu dispor? Se eu tenho um gajo que não gosta lá muito de correr mas consegue meter a bola onde quer, eu tenho é de conseguir esconder as suas limitações e realçar as suas virtudes. Como é óbvio o jogador também tem de fazer a sua parte e sacrificar-se em prol da equipa, fazer coisas que não gosta ou para as quais não tem tanta capacidade. Mas o segredo é esse: ambas as partes têm de fazer cedências e entender que é essencial haver equilíbrio.

E aqui entra o problema do SC. É que ele, à semelhança da esmagadora maioria dos treinadores por esse mundo fora, tem uma "ideia de jogo" que quer impor, tenha ou não jogadores para isso. Por outras palavras: é fundamentalista. E portanto há gente que com ele nunca vai ter hipóteses porque não encaixa nessa ideia.

Mas isto acaba por entroncar noutra discussão que extravasa os limites deste tópico: o futebol está de pernas para o ar. Quer-se que os GR sejam bons com os pés e os defesas capazes de passes de 50 metros, que os médios andem a correr que nem desalmados quando não têm a bola e aos extremos e avançados pede-se acima de tudo comprometimento defensivo. Ou seja, os jogadores têm que ser todos ultra completos. Parece que deixou de haver espaço para o centralão que era intransponível na defesa mas para quem a bola era quadrada e para o ponta de lança que quando era altura de defender ficava parado mas depois quando era preciso finalizar, não perdoava.

Eu confesso, não gosto deste neo-futebol que cada vez se parece mais com um jogo de estratégia e menos com desporto. Mas se calhar sou eu que estou mal, admito. 😂
Vamos lá ver se te consigo responder pela mesma ordem com que deste a tua opinião...hehehe.

Os 29 golos sofridos devem ter muito culpados, sem dúvida, a começar pelo treinador, mas tenho poucas dúvidas de que alguns (demasiados) resultaram de erros individuais na defesa.
Só tenho na minha equipa uma gajo que não defende se ele for um Messi. Um gajo que me me dê mais valias ofensivas de tal forma significativas que justifique o risco e o Fábio (ainda) não é esse jogador (tenho dúvidas que vá ser algum dia). E Está visto que o Fábio não cede em matéria de defender, talvez porque não tenha argumentos físicos que, numa fase tardia do jogo consiga aguentar e fazer a diferença no ataque.
Quanto à ideia de jogo, sou a favor que o treinador tenha uma, Todos os grandes treinadores são assim e têm sucesso assim.
Só um jogador/génio permitiria mudar as coisas e eles são muito raros, como sabes.
O futebol é caótico e tenta-se cada vez mais controlar o que vai acontecer, mas concordo contigo, tem de haver improviso, genialidade.
A questão é que a ordem, por norma, ganha à desordem e os treinadores não arriscam.
Não há melhor exemplo que o futebol alemão.
Como é a frase que termina com ".... e no fim ganha a Alemanha?".

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,997
19,250
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Sim, sim... onde estava o Foden com a idade do Fábio?

Oh... wait
Já sei, se não fosse o Conceição (que o meteu na equipa principal) estava na final da champions titular no melhor plantel do mundo. Maldito Conceição.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,787
7,075
O Fábio nunca vai ser um futebolista da qualidade do Foden e não importa o treinador
São níveis totalmente diferentes de jogador porque o Foden é melhor em tudo no campo

Mas o Fábio pode ser muito bom, ontem fez um bom jogo
Ninguem falou nisso.
Aquilo que digo é que o treinador e a sua ideia de jogo influencia muito.
O Foden em termos absolutos de facto será melhor que o Fabio mas o Foden é melhor jogador com o Guardiola do que seria com Simeone.
Tal como o Fabio seria melhor com Leonardo Jardim do que é com o SC

• Like
Reações: Dias_21

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,055
9,031
Nenhumas das alternativas por ti enumeradas tinham mais qualidade que o Zaidu. Aliás o Sarr jogou a lateral esquerdo num célebre jogo contra o Braga e aos 30 minutos estávamos a perder 3-0. E com 2 golos com influência direta do Sarr.
O Zaidu obviamente não veio para ser titular. Nem por sonhos. E por isso o Sérgio opôs se à saída do Telles até ao limite.
Eu continuo a achar o Zaidu um jogador interessante, mas houve um queimar de etapas que o prejudicou muito. Para além do óbvio que é ter jogado mais de meia época em esforço. É um jogador com características interessantes, mas com problemas óbvios no último passe e no cruzamento. Mas este ano não houve tempo para treinar. Só para jogar.
Para finalizar. O Zaidu segundo o insuspeito Whoscored foi o segundo melhor jogador do Porto em termos estatísticos (com 7.11) na Liga dos Campeões. Melhor que ele só o Sérgio Oliveira.
Uma equipa que contrata 3 laterais numa época e mantém outro nas fileiras, só pode ter em mente que uma das contratações seja para titular. Podes dar as voltas que quiseres, isso é uma evidência.

• Like
Reações: hawkeyes

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,787
7,075
Só tenho na minha equipa uma gajo que não defende se ele for um Messi. Um gajo que me me dê mais valias ofensivas de tal forma significativas que justifique o risco e o Fábio (ainda) não é esse jogador (tenho dúvidas que vá ser algum dia). E Está visto que o Fábio não cede em matéria de defender, talvez porque não tenha argumentos físicos que, numa fase tardia do jogo consiga aguentar e fazer a diferença no ataque.
Essas garantias são subjectivas à visão de cada treinador.
Nada há de objectivo para Fabio não ser aposta do SC e o Marega jogar sempre.
Há algo subjectivo: a visão do treinador

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,787
7,075
A realidade é que será sempre uma comparação injusta

Mas o Fábio pode "aprender" com esta geração de médios ingleses
Mount e Foden não são maus exemplos lol
Hás de me dizer onde é que o Foden defende muito...nenhum jogador do City do meio para a frente defende em condições.

Ok em condições não...em condições na cabeça de SC.

Na cabeça de SC nenhum jogador do City do meio para a frente jogaria nas suas equipas porque não se comprometem defensivamente.

O Mount é outra conversa....tá muito mais perto em termos de tarefas em campo do Vitinha.
Alem de estar numa equipa em que o compromisso tactico é a job description

• Haha
Reações: Bulbasauro

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
88,940
214,792
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Ninguem falou nisso.
Aquilo que digo é que o treinador e a sua ideia de jogo influencia muito.
O Foden em termos absolutos de facto será melhor que o Fabio mas o Foden é melhor jogador com o Guardiola do que seria com Simeone.
Tal como o Fabio seria melhor com Leonardo Jardim do que é com o SC
Depende daquilo que o Jardim iria pedir ao Fábio

O melhor Jardim "formatou" o Bernardo, tornou-o num jogador muito mais trabalhador e com isso deu um salto competitivo enorme que os tornou um dos melhores jogadores do mundo na sua função
Não dava ao Bernardo a liberdade de andar a passear em campo, pedia outras coisas ao jogador
É exatamente isso que toda a gente aqui pede ao Fábio, pede-se mais

Ruben1893

24 Julho 2019
88,940
214,792
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Hás de me dizer onde é que o Foden defende muito...nenhum jogador do City do meio para a frente defende em condições.

Ok em condições não...em condições na cabeça de SC.

Na cabeça de SC nenhum jogador do City do meio para a frente jogaria nas suas equipas porque não se comprometem defensivamente.

O Mount é outra conversa....tá muito mais perto em termos de tarefas em campo do Vitinha
Todos da frente do City correm, pressionam, são exímios em recuperar a bola alto e na ocupação de espaços
Mas são mesmo todos, eu vejo o Foden a fazer picos atrás do redes para ir pressionar a saída de bola
E nem comento sobre nenhum jogar aqui, entra na região da anedota à Fernando Rocha

E o Mount joga na frente num 343, dificilmente uma função semelhante ao Vitor

• Like

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,787
7,075
Depende daquilo que o Jardim iria pedir ao Fábio

O melhor Jardim "formatou" o Bernardo, tornou-o num jogador muito mais trabalhador e com isso deu um salto competitivo enorme que os tornou um dos melhores jogadores do mundo na sua função
Não dava ao Bernardo a liberdade de andar a passear em campo, pedia outras coisas ao jogador
É exatamente isso que toda a gente aqui pede ao Fábio, pede-se mais
O Bernardo no Monaco tinha a liberdade toda que quisesse inclusive estava liberto de qualquer trabalho defensivo alem de ocupar o espaço.
Aliás do meio para a frente era compor e pronto.
Quem trabalhava atrás era o Fabinho e o Moutinho e o Bakayoko.

A diferença é que jogavam de outra maneira, essa maneira permitia lhes andar menos tempo atrás do adversario porque a maioria do tempo tinham a bola(e descansavam com ela).
Ao contrario das equipas de SC.

A conversa do SC com o Fabio vai ser a mesma do JJ com o Bernardo

Tripeiro1893

Tribuna
15 Junho 2015
3,677
3,944
Conquistas
9
  • José Maria Pedroto
  • Madjer
  • Alfredo Quintana
Vi pouco ou nada do jogo de ontem, mas para o comentador ( que é da "escola da gaja do Canal11) ter dito que ele foi dos piores em campo, é sinal que deve ter feito uma exibição horrível.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,504
18,648
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Espectacular como se vira o bico ao prego por estes lados. O que a SAD deveria ter feito era vendido o Telles e ter um substituto à altura o seu lugar. O Zaidu foi contratado para dar profundidade ao plantel. Nunca para ser primeira opção. Ou achas normal que para se substituir um lateral internacional que valia 20 golos ano entre golos e assistências se contrate um tipo que tinha 25 jogos no Santa Clara?

Mas isso é pessimo.Um treinador não se pode opor a movimentações de mercado que basicamente fazem parte da sobrevivencia do clube!
A estoria "os bons não podem sair porque as alternativas são piores e quem vier pode ser pior"é algo que tem 4/5 anos.Antes andavamos todos descansados porque quem saia, iria entrar alguem que com maior probabilidade que não, que tivesse igual ou melhor qualidade.

Hoje em dia há panico em falar sobre isso!
O Corona não pode sair porque quem vier vai ser uma merda, Otavio a mesma conversa, Uribe idem e enquanto isso atiramos com camiões de dinheiro para os mantermos, camiões que são cada um deles mais um prego na sustentabilidade do clube.

As coisas são simples: o jogador normalmente contratado tem um tempo de permanencia definido de forma a valorizar e resultar em mais valia.
Se o seu substituto for pior e se repetidamente a equipa perder qualidade, o responsavel pelas escolhas más tem de ser despedido.

Isto é igual em todo o lado do mundo: és competente ficas , és incompentente vais com o caralho.

Agora não se vai inverter uma estrategia por capricho do treinador(seja ele quem for) ou por medo

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,787
7,075
Todos da frente do City correm, pressionam, são exímios em recuperar a bola alto e na ocupação de espaços
Mas são mesmo todos, eu vejo o Foden a fazer picos atrás do redes para ir pressionar a saída de bola
E nem comento sobre nenhum jogar aqui, entra na região da anedota à Fernando Rocha

E o Mount joga na frente num 343, dificilmente uma função semelhante ao Vitor
Viu se...agora contra o Chelsea.
Adiantar as linhas não é pressionar tal a facilidade com que o Chelsea libertava dessa" pressão"

O City só chateou o Chelsea com bola no processo ofensivo posicional, nunca nessa dita pressao porque a maioria das vezes o Chelsea libertava se dessa "pressao" procurando a profundidade para ficar em igualdade numerica na transição.
Nos primeiros 20m conseguiu faze lo umas 5 ou 6 vezes

O Mount joga como 3º medio em 3-5-2 (mais 3-1(Kanté)- 4(Jorginho-Mount no meio e James/Chillwell carrileros) - 2(Havertz-Werner))

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,787
7,075
Espectacular como se vira o bico ao prego por estes lados. O que a SAD deveria ter feito era vendido o Telles e ter um substituto à altura o seu lugar. O Zaidu foi contratado para dar profundidade ao plantel. Nunca para ser primeira opção. Ou achas normal que para se substituir um lateral internacional que valia 20 golos ano entre golos e assistências se contrate um tipo que tinha 25 jogos no Santa Clara?
Ai concordamos.
Não acho é normal que um treinador tenha uma palavra a dizer sobre a estrategia de um clube e pior que o responsavel do clube se escude nas exigencias dos treinadores(como já aconteceu com outros)

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,504
18,648
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
A evidência que eu sei é que o Telles é transferido num domingo (a 2 ou 3 dias de fechar o mercado) e nós vamos contratar o Nanu e o Sarr nas últimas 48 horas do mercado. Já o campeonato ia com 3 jornadas cumpridas e a pré época já lá ia há muito. Há quem chame a isto planeamento. E quem ache normal. Eu não. Isto é o contrário do que deveria ser a gestão do mercado.

Uma equipa que contrata 3 laterais numa época e mantém outro nas fileiras, só pode ter em mente que uma das contratações seja para titular. Podes dar as voltas que quiseres, isso é uma evidência.

Última edição:
  • Like

Ruben1893

24 Julho 2019
88,940
214,792
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Viu se...agora contra o Chelsea.
Adiantar as linhas não é pressionar tal a facilidade com que o Chelsea libertava dessa" pressão"

O City só chateou o Chelsea com bola no processo ofensivo posicional, nunca nessa dita pressao porque a maioria das vezes o Chelsea libertava se dessa "pressao" procurando a profundidade para ficar em igualdade numerica na transição.
Nos primeiros 20m conseguiu faze lo umas 5 ou 6 vezes

O Mount joga como 3º medio em 3-5-2 (mais 3-1(Kanté)- 4(Jorginho-Mount no meio e James/Chillwell carrileros) - 2(Havertz-Werner))
Contra o Chelsea viu-se um City a pressionar alto e um Chelsea a conseguir sair da pressão

O facto do Chelsea ter a capacidade para sair a jogar não quer dizer que os jogadores da frente do City não corram

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,787
7,075
Contra o Chelsea viu-se um City a pressionar alto e um Chelsea a conseguir sair da pressão

O facto do Chelsea ter a capacidade para sair a jogar não quer dizer que os jogadores da frente do City não corram
O City corre não disse que não.
Mas não corre a fazer pressão, corre quando tem a bola em organização ofensiva a tentar desposicionar o adversario(aquilo em que é realmente bom!)

Pressão não o que o City fez!O City adiantou as linhas apenas e só.
Para ser pressão teriam de cobrir muito mais espaço para tirar soluções ao Chelsea.

N vezes o jogador do Chelsea tinha tempo para receber virar para o jogo e lançar.
Em pressão efectiva o portador da bola nem tempo tem para receber em condições quanto mais dominar, virar, pensar e executar.

Acredito que a grande maioria confunda aquilo com pressão porque a esmagadora maioria das equipas não tem capacidade para executar colectivamente e invariavelmente dá a bola ao City.

Uma equipa que execute colectivamente uma ideia oferece mais dificuldades.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,031
21,034
Vila Nova de Gaia, 1975
A evidência que eu sei é que o Telles é transferido num domingo (a 2 ou 3 dias de fechar o mercado) e nós vamos contratar o Nanu e o Sarr nas últimas 48 horas do mercado. Já o campeonato ia com 3 jornadas cumpridas e a pré época já lá ia há muito. Há quem chame a isto planeamento. E quem ache normal. Eu não. Isto é o contrário do que deveria ser a gestão do mercado.
A evidência o que diz é que vieram duas opções para outras posições. Que, num caso, também podiam desenrascar na esquerda e que, no outro, libertariam um titular (Manafá) para esse mesmo lugar.

O que a evidência diz é que vieram opções secundárias para o lugar e não uma opção principal porque essa já estava cá.

E em Janeiro voltou a não chegar qualquer opção primária para a esquerda.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,504
18,648
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Desculpa mas isso faz 0 sentido. Na pré época tinhas 2 laterais direitos (Manafá e Carraça) e 2 laterais esquerdos (Telles e Zaidu).
Nas primeiras 3 jornadas o Telles jogou em 3 jogos a titular. Não foi o Zaidu. No final da terceira jornada é transferido o Telles e vão se buscar 2 tipos à pressa para compor o plantel.
Eu entendo que não gostem do treinador, mas deixem de branquear o péssimo trabalho da SAD na gestão do mercado. Garanto que não ajuda.

A evidência o que diz é que vieram duas opções para outras posições. Que, num caso, também podiam desenrascar na esquerda e que, no outro, libertariam um titular (Manafá) para esse mesmo lugar.

O que a evidência diz é que vieram opções secundárias para o lugar e não uma opção principal porque essa já estava cá.

E em Janeiro voltou a não chegar qualquer opção primária para a esquerda.