Treinador de Bancada disse:
Para mim é claramente projecto de PL de classe mundial, agora se vai lá chegar ou não é outra história, são coisas que dependem sempre de muitos factores, alguns deles dependem do próprio jogador, outros dependem do clube, do enquadramento, etc.
Concordo com a opinião nesse pequeno artigo, o Fábio não é nenhum criativo e as comparações com Félix não fazem qualquer sentido, é um jogador tecnicamente acima da média, mas não vai decidir um jogo a driblar um, dois, três, adversários e atirar para golo. É de fino recorte na recepção, no gesto técnico da finalização, na forma como se movimenta dentro da área em função da acção de ataque quase que por instinto.
Eu acho que o Fábio está a ser bem lançado na equipa principal, aos poucos, vai fazendo uns jogos nas Taças, entrando uns minutos aqui e ali, vai sentido as diferenças gigantes entre jogar nos juniores e jogar na equipa principal do FC Porto, só acho que não faz qualquer tipo de sentido e é prejudicial, jogar tão pouco. Muitas vezes fica de fora dos jogos da equipa principal e aí devia actuar pela equipa B, daí ser também muito importante que a equipa B seja um contexto positivo para os miúdos, mas neste momento é tudo menos isso.
O FC Porto tem uma geração de jovens jogadores formados no clube fantástica, o meu único medo é mesmo a forma como o clube vai apostar e enquadrar os miúdos, depois da geração de Jorge Costa, Baía, Couto, Domingos, etc., deixamos de ser um clube formador e a gestão que tem sido feita muitas vezes tem sido desastrosa e prejudicial e existem vários exemplos, infelizmente.
A gestão recente do André Silva, Gonçalo e Rui Pedro foi um desastre. O primeiro esteve largos meses sem jogar por problemas na renovação e depois é lançado às feras na equipa principal sem um enquadramento forte e fica com a obrigação total de ser ele a carregar a equipa às costas com golo. Os empréstimos do Gonçalo foram uma aberração e o Rui Pedro, independentemente da falta de cabeça ou profissionalismo, não teve a vida facilitada pelo clube, em momentos de aperto foi lançado na equipa principal pelo Nuno, onde marcou o golo da vitória contra o Braga no Dragão e depois desaparece completamente, passa por períodos longos sem jogar, é emprestado a equipas com um modelo de jogo completamente antagónico às suas características, etc. A própria gestão do Diogo Leite foi horrível no último ano, teria sido preferível que tivesse sido emprestado em vez de ter ficado na equipa B.
O FC Porto não sabe lançar nem enquadrar jovens e esse é o meu maior medo, é claro que nem todos podem dar jogadores, muitos não jogadores por culpa próprio, mas muitos outros têm enquadramentos absurdos em idades fulcrais no desenvolvimento como jogadores e acabam por perder-se.
O Fábio tem tudo para ser ponta de lança de classe mundial, mas para isso também vai precisar de ter um bom enquadramento, os pés bem assentes no chão e espero bem que aos 19 anos não saia por muito milhões como fizeram com o João Félix porque é meio caminho andado para se perderem, criam-se demasiadas expectativas, vão para clubes onde têm que ter rendimento imediato e acabam por sucumbir à pressão. O Ronaldo fez o seu caminho da melhor forma, saiu cedo, mas saiu para um clube que lhe dava um contexto fortíssimo, dentro de uma equipa experiente e foi ganhando o seu espaço aos poucos, já a negociação do Félix foi uma aberração.