Fábio Silva

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
O Fábio é um miúdo de 18 anos que nos últimos 12 meses jogou muito, muito pouco. Está neste momento a jogar num dos campeonatos mais competitivos do mundo, o que o Fábio está a passar, passam todos os avançados com a idade dele que chegam muito precocemente ao futebol sénior, aquela fase de transição e adaptação a uma realidade totalmente diferente, um estímulo competitivo muito superior, defesas muito mais bem preparados, algo que leva tempo e o Fábio tem aqui uma boa oportunidade para crescer visto que o Jimenez vai estar muito tempo parado e pode ter aqui muitos minutos seguidos. Tem de jogar sem a pressão de ter que marcar.

Repito a mesma coisa que disse há uns anos sobre o André Silva, nenhum miúdo de 18/19 anos vai aparecer e vai marcar 30 golos por temporada. O Ibrahimovic com 20 anos, já depois de ter jogado muito na equipa principal do Malmo, fez 9 golos em 33 jogos no Ajax, não era matador? Era fraco na finalização? Não tinha instinto goleador? Óbvio que não, independentemente de um jogador ser mais precoce ou menos precoce, a arte de finalizar e de marcar golos advém da experiência e da repetição, para além de outras características evidentes como a qualidade técnica, a inteligência de movimentos dentro da área, a capacidade física, etc.

Deixem o Fábio crescer naturalmente, é completamente absurdo estarem a fazer-se previsões sobre um miúdo que está num patamar competitivo extremamente exigente.

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
8,885
6,512
O Fábio é um miúdo de 18 anos que nos últimos 12 meses jogou muito, muito pouco. Está neste momento a jogar num dos campeonatos mais competitivos do mundo, o que o Fábio está a passar, passam todos os avançados com a idade dele que chegam muito precocemente ao futebol sénior, aquela fase de transição e adaptação a uma realidade totalmente diferente, um estímulo competitivo muito superior, defesas muito mais bem preparados, algo que leva tempo e o Fábio tem aqui uma boa oportunidade para crescer visto que o Jimenez vai estar muito tempo parado e pode ter aqui muitos minutos seguidos. Tem de jogar sem a pressão de ter que marcar.

Repito a mesma coisa que disse há uns anos sobre o André Silva, nenhum miúdo de 18/19 anos vai aparecer e vai marcar 30 golos por temporada. O Ibrahimovic com 20 anos, já depois de ter jogado muito na equipa principal do Malmo, fez 9 golos em 33 jogos no Ajax, não era matador? Era fraco na finalização? Não tinha instinto goleador? Óbvio que não, independentemente de um jogador ser mais precoce ou menos precoce, a arte de finalizar e de marcar golos advém da experiência e da repetição, para além de outras características evidentes como a qualidade técnica, a inteligência de movimentos dentro da área, a capacidade física, etc.

Deixem o Fábio crescer naturalmente, é completamente absurdo estarem a fazer-se previsões sobre um miúdo que está num patamar competitivo extremamente exigente.
O Ronaldo brasileiro foi a exceção à regra, bem como agora o Haaland.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,791
11,900
O contexto é-lhe difícil. Substitui a principal referência da equipa, Jimenez, avançado que contribuía decisivamente na construção de jogo ofensivo e assumia ainda as despesas de goleador. O mexicano tem marcadas capacidades de drible, progressão com bola, cabeceamento... sendo complicado para qualquer jogador suprir a sua ausência, apesar das naturais diferenças. Pouco mais restará ao Fábio que trabalho sério, afinal, não se adivinhavam quaisquer facilidades quando aceitou transferir-se.

O preço que lhe pesa também não ajuda em nada.
Eu acho que a dificuldade maior, sobretudo num contexto como a Premier, é a questão da capacidade física. Não me parece que um miúdo de 18 anos com o físico dele possa sacar vantagens numa liga tão forte do ponte de vista físico

Mas como digo, o problema é mesmo a gestão da carreira. No ano em que devia ser titular na B, estava no banco da A.

No ano seguinte é posto numa prova de fogo sem nunca se ter assumido completamente a nível sénior, nem numa liga mais fraca como a portuguesa, quanto mais na liga inglesa.

São dores de crescimento, é evidente. E nesta altura não me parece que o ajude estar sujeito a esta pressão, nesta competição. Mas é só a minha opinião.

Dias_21

“Faz tudo o que puderes pelo clube”
17 Janeiro 2018
31,088
41,639
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Não compreendo as criticas ao miudo honestamente!
Eu ate tenho acompanhado os jogos deles porque gosto de ver o Wolves. Ele não tem estado mal! Está a adaptar-se, teve muito poucos minutos de competição em contexto sénior. Faltam-lhe algumas manhas, ganhar fisico para aguentar com alguns dos defesas mais fortes do mundo e ganhar entendimento com a equipa!

Substituir o Gimenez no Wolves, na forma deles jogarem, na preponderância que tinha foi como quando tinhamos o Falcao e entrou o Kleber.

Vamos dar tempo ao rapaz, tem lutado imenso. Contra o tottenham lutou imenso!! Deu boas linhas, disputou boas bolas e teve boas combinações com o Neto. Aquele falhanço... devia ter marcado, obvio! Mas o central salta à frente dele e falha, tens milésimos de segundo para decidir e acertou mal, acontece! Ja vi o Ronaldo fazer igual e ninguém ousa colocar em causa o jogo aéreo dele ou o instinto goleador.

Deixem o miudo crescer!

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
O Ronaldo é um caso à parte, um autêntico fenómeno, o melhor jovem que alguma vez vi. Já o Haaland, teve um crescimento diferente, fisicamente é também ele um fenómeno, mas com a idade do Fábio Silva tinha chegado à equipa principal do Molde e tinha feito 4 golos em 20 jogos no futebol norueguês, teve muito tempo de jogo e quando chegou ao Salzburg já estava com um andamento que o Fábio Silva ainda não tem.

Depende sempre de muitos factores e por vezes as comparações são injustas, o Lewandowski, por exemplo, chegou ao Dortmund com 21 ou 22 anos e marcou "apenas" 9 golos na sua primeira época, vinha de boas épocas na Polónia, onde marcava 20 golos por temporada. Já aqui, por exemplo, o André Silva fez 21 golos com 20 anos, na sua primeira época como sénior no FC Porto e os adeptos não estavam satisfeitos. Para além da qualidade do jogador, o contexto também é muito importante, o Klopp e o Dortmund poderiam ter achado que marcar 9 golos em 45 jogos era muito pouco e poderiam ter avançado para a contratação de um ponta de lança "feito", a verdade é que continuaram a apostar no Lewandowski e na época seguinte marcou 30 e tal golos. O Harry Kane também tem um crescimento similar, teve um início difícil, mas teve um treinador que apostou nele independentemente de marcar ou não marcar golos e com o passar do tempo foram colhendo os frutos. Acredito piamente que se o André Silva tivesse continuado no FC Porto teria continuado a sua evolução e teria amadurecido mais cedo, foi para um MIlan completamente instável e pagou por isso, teve 2 anos e meio praticamente perdidos até chegar ao Eintracht.

É um problema que a única coisa que se olhe para estes jovens é só os golos, o que nestas idades é uma estupidez, o Fábio tem pormenores durante os jogos que são de craque, movimentações e leitura de jogo muito acima da média, já teve boas finalizações, teve um lance em que rematou cruzado e atirou ao poste contra o Burnley, os golos com o tempo vão surgir, o resto ele tem lá, só precisa é de tempo para poder crescer e adaptar-se a um patamar competitivo extremamente exigente. Jogar é fundamental, se estiver parado, mais vale pedir para ser emprestado, ir para um campeonato menos competitivo, mas onde possa ter tempo de jogo.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,462
5,451
Conquistas
1
  • Junho/18
Está a fazer o normal num PdL de 18 anos, mesmo um com larga margem de progressão, que é não ter muitos golos marcados no futebol sénior nas suas primeiras épocas, ainda para mais no campeonato em que agora está. O Félix que custou ao Atlético o triplo do dinheiro, por esta altura da sua carreira ainda estava a jogar nos sub 19 do regime mesmo que estivesse prestes a subir à equipa B. Isto obviamente não retira nada ao facto de que se o empresário de ambos não se chamasse Mendes nunca seriam praticados os valores que foram para as suas respectivas contratações, mas é só para contextualizar.

Eu pelo que vi dele no jogo contra os Spurs acredito que desde que se mantenha a titular será uma questão de tempo até começar a marcar golos com maior regularidade, no entanto não o vejo marcar muitos até ao fim desta época, normalmente os PdL's só começam a ter uma boa média depois dos 20 anos, pelo menos num campeonato tão rigoroso como a Premier League.

• Like
Reações: b10nic

Atsitrop

Bancada central
1 Dezembro 2016
1,006
1,007
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Substituir o Gimenez no Wolves, na forma deles jogarem, na preponderância que tinha foi como quando tinhamos o Falcao e entrou o Kleber.
O caso do Fábio Silva ainda é mais "grave" porque estamos a falar de um jogador mais novo do que o Kléber e que só teve uma época de sénior como experiência (e os jogos que fez contam-se pelos dedos).

• Love
Reações: Dias_21

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Ainda é muito novo. É um junior que ainda precisa de evoluir muito. Noutros tempos teria uns 4/5 anos para evoluir e depois saia com 22/23, o que ainda seria muito novo. Mas o potencial está todo la.

Mas foi vendido por 40 mendilhoes e não 40 milhões. Nunca se esqueçam disso. O Mendes não dá nada a ninguém.

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,626
6,070
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Sonhar com um regresso? O que já fizeste no futebol para justificar que os adeptos de um clube como o nosso sonhem com um teu regresso? A humildade é algo básico para se triunfar na vida. Começa por aí e boa sorte.

D

Dragon_92

Guest
Sonhar com um regresso? O que já fizeste no futebol para justificar que os adeptos de um clube como o nosso sonhem com um teu regresso? A humildade é algo básico para se triunfar na vida. Começa por aí e boa sorte.
Deixou cá 40M, que para já foram fundamentais para as nossas contas.

De resto, se não fez mais, foi porque não lhe deram tempo para isso.

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
11,394
26,184
Conquistas
3
Porto
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
O Haaland teve tempo de sobra para adquirir experiência em campeonatos menos competitivos como o norueguês e depois o austríaco. Quando chegou ao Dortmund já levava no currículo uma bagagem de jogos e de golos como sénior.

O Fábio saltou do banco do Porto (ou melhor dizendo, da bancada...) para a titularidade forçada em Inglaterra num clube que era muito dependente do jogador que ele teve que substituir. Não tem comparação.

A venda dele foi uma putice que era completamente desnecessária se o clube não fosse gerido de forma amadora.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
É falta de humildade sonhar com um regresso ao FC Porto? Não inventem.

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,703
1,597
Quem não gostaria de voltar ao FCPorto pensando apenas como adepto? Nada mais do que uma declaração normal.
Quem dera que evolua para jogador de top e no final do contrato retorne a custo zero.

Última edição:

guardabel

Bancada central
O que o Fábio disse é que nós, os adeptos, podemos sonhar com o regresso dele ao clube. Não vejo aqui arrogância, mas antes a consequência de quem se viu rapidamente 'endeusado' pelos adeptos portistas e se acha naturalmente especial. É claro que a pergunta é um bocado parva "está nos seus planos regressar brevemente ao FCP? como se ele fosse dizer "claro, estou na melhor liga do mundo, a viver um sonho, mas o que mais quero é voltar para o banco do FCP". Aqui está o excerto:

"O "até já" com que se despediu do FC Porto abre a porta a um regresso. Está nos seus planos?

-Se estiver, não é numa fase tão próxima. Nunca se sabe o que vai surgir na vida, mas não estou a pensar nisso agora. O FC Porto é os adeptos e aprendi a amar o clube por esse aspeto, porque, sempre que estava em campo, sentia muito o carinho deles. Mesmo agora, estando no Wolverhampton, recebo mensagens que me fazem ficar de coração cheio e sentir que ainda têm carinho por mim. Fiquei com uma ligação muito forte com eles e, por isso, mais tarde eles poderão sonhar com o meu regresso. Agora tenho o objetivo de alcançar outras coisas na minha carreira, mas, como se costuma dizer, um bom filho a casa torna. Por isso, pode ser que sim. E se acontecer, ficaria muito feliz, porque toda a gente sabe que é o clube que gosto e com o qual me identifico. Mesmo estando aqui, acompanho sempre. Mas estou numa nova etapa, com novos objetivos e agora é triunfar no Wolverhampton."