Eu gosto do Fabio Cardoso. Acho que é um bom 3-4 elemento.
Para titular, um jogo ou outro, acho que vai dando, mais que isso, fica curto, tipo jardel no benfica.
O nosso grande problema é David Carmo.
Acho que o gajo tem qualidades boas, mas tambem tem defeitos, sendo o mais evidente a falta de velocidade.
A primeira vista, aquando a contratação, confesso que achei um bom move de mercado. Caro, mas aparentava ser um "centralao".
O problema comeca quando tentas fazer FIT dele na equipa. Sinceramente nunca pensei que fosse tão dificil converter 1 jogador de um esquema de 3 centrais em 2... precisamente porque em braga não o viamos tão exposto aos contraataques nem a jogar com a defesa tão subida.
Percebendo isto, e creio que SC quando aceitou a sua vinda (que só ocorre apos termos ficado a dormir em relação ao João Victor), se calhar não tinha a percepção exacta desta limitação. Hoje todos vemos que foi um erro.
Esse erro torna-se mais evidente pelo facto de alem de termos um DC lento, conseguimos piorar a situação, não tendo sequer nenhum "parceiro" capaz de fazer FIT com ele.
Deste modo, e tudo indica que Pepe é para continuar até onde der (e diga-se de passagem, que não tá sequer a fazer uma má epoca, apesar de ja nos ter custado prontos por erros graves). Portanto sobra-nos Carmo que necessita de um DC rapido a seu lado e com Marcano lesionado, so existe Fabio Cardoso.
Ze pedro, e outros que tais, sinceramente não tem estaleca para isto. Podem fazer um bom jogo e tal, mas não é de todo recomendavel.
Ja agora é importante dizer que o pessoal sonha demasiado. Muito se criticou no incio a cedencia do joao marcelo. Esta epoca fez 21 jogos...5 deles a titular numa equipa que lutou para nao descer!
A mesma coisa dizer do Mendes a DE. Se calhar não é pior, mas tipo, não é de todo uma solução, é mais outro remendo!
Portanto, creio que todos percebemos que Janeiro será essencial.
É bom que todos tenham trabalhado para que janeiro consiga ser cirurgico!
Do meu ponto de vista:
- Sair carmo é um passo que não pode haver duvida. É tentar colocar ou para a arabia, ou num wolves desta vida, apesar de achar que o Carmo em Italia poderia ser a sua praia e vermos uma versao dele e daqui a 1 ano tarmos a dizer: que bosta que fomos nós fazer! A minha solução, seria tentar veder o gajo tipo por 15M (mantendo uma percentagem, que nos pode permitir chegar aos 20M e recuperar o investimento, ou até lucrar, sendo que no pior cenario, assumimos o prejuizo de 5M). Mas se for dificil, chegar a tal valor, talvez tentar jogar com % e baixar a fasquia para os 12.5M, aumentando desta forma o risco mas tambem potencial.
O Varela e tambem o Hezze mostraram que o mercado argentino neste momento poderá ser um bom mar para se navegar.
A minha aposta seria Valentin Gomez:
- Daquilo que vi nele: Jovem na casa dos 20 anos, esquerdino, 1 ano de contrato, rapido, sai bem a jogar, agressivo.
Parece-me algo imaturo ainda, mas faz parte do processo.
Com 1 ano de contrato, pode facilitar as negociacoes. Continuamos na mesma a arriscar, porque não traz garantias na bagagem, mas na minha opinião, ganhavamos um central mais agil que o carmo e creio que isso seria um upgrade a equipa, pelo menos um reajuste na forma de jogar, que acho que se adequa melhor a nossa forma de jogar, porque com carmo, tamos mesmo muito expostos a contra-ataques (que e a maior arma de 90% das equipas que jogam contra um grande). Se conseguissemos puxar o valor para baixo, cedendo uma percentagem de passe futuro, poderiamos inclusive a curto prazo trocar Carmo pelo Gomez, e ainda deixar cá alguns trocos para reforçar noutros lados.
- Outra pioridade seria, a Lateral esquerda. É imperativo trazermos um reforço para este lugar.
Duvido que Barco seja alcançavel, mas seria a minha aposta. Acho que facilitavamos a vinda dele, se acedessemos a colocar uma CR baratinha, um bocadinho a semelhanca de halland com o dormund. Com o boca, seria tentar um negocio com %... CR de 40M. Compravamos por 5M e cediamos 50% de mais valias...
O boca no maximo pode encaixar 10M (clausula de rescisão), sendo que assim encaixava metade, mas poderia projectar um encaixe de mais 15... No que toca a nós, ok financeiramente não seria totalmente uma boa noticia (no maximo teriamos lucro de 15M-20M), mas desportivamente ganhavamos um DE que realmente poderia acrescentar já a curto prazo. Não havendo Barco, um Lello talvez ja ajudasse e bem!
- Depois, o MC... tenho dito que Nico e Grujic são identicos. Não faz sentido manter os 2.
É vender grujic e ter calma com nico. Para o lugar do grujic, escolheria o Medina do boca. Novamente deveriamos jogar com % aqui, mas o gajo parece-me ser um jogador bom para um meio campo a 2. Bom no passe, agil, com um bom pulmão. Intenso nos duelos. Para mim, seria um optimo parceiro para o Varela, trazendo a vantagem de ja ter jogado com o varela.
Portanto na minha visão era 3 entradas, 3 saidas, se calhar podiam até sair mais alguns, tipo Baró e Toni Martinez.
Achava util tambem de ter um PL alto para abrir a possibilidade do jogo aerio em jogos fechados onde a equipa adversaria se enfia dentro de area.