A CS até foi bastante leviana com o governo Costa, o único grupo que se opunha diretamente era a Medialivre.
No tempo do Sócrates, excepções feitas à TVI e ao CM.
Quanto ao governo Montenegro, de facto nunca teve boa press. Neste momento, já estão a conseguir controlar mais ou menos a RTP, o que é extremamente negativo para nós.
Cavaco (excepto RTP), Guterres, Barroso, Santana, Passos - sempre tiveram uma CS que se lhes opunha.
Em termos de figuras individuais, o Seguro foi muito crucificado pela CS, que ajudou bastante o Costa naquele golpe que fez. Nos mesmos termos, o Manuel Alegre, o Ramalho Eanes, o Constâncio, crucificados injustamente.
Mas sim, excepto a parte do Costa - que, repito, teve a meu ver uma CS muita meiga -, concordo com a tua análise, com uma ressalva.
Não há trabalho de investigação suficiente. Mesmo aqueles que se opõe aos governos não vão mais a fundo, porque sabem que todos os partidos seriam prejudicados por isso.
Daí Portugal estar estagnado: enquanto não se limpar a fundo, não há solução.
eu nem estou a referir apenas os comentadores.
mesmo a forma como os telejornais são escritos e como as reportagens são feitas são sempre para o mal e para a desgraça e essa desgraça nunca é explicada nem investigada.
gasóleo sobe muito? vamos para as bombas ouvir as queixas do pessoal, jornalismo extraordinário...
nada de explicar o percurso todo, como funciona, e porque é que sobe...
... é deixar o pessoal ignorante e a queixar-se que o governo está a "roubáaaaar".
lembro-me na altura do IVA 0, por exemplo, em que foram para os supermercados e mercados perguntar às pessoas se os preços baixaram para que elas respondessem que não desceu nada, claro.
chegaram ao ponto de isso ter sido estudado e a conclusão foi que os preços realmente baixaram e mesmo assim continuavam com essas reportagens a entrevistar velhas à mesma.
isto no mesmo telejornal, davam a notícia que os preços baixaram, factualmente, e logo a seguir entrevistas das pessoas a dizer que não baixou nada.
com governos diferentes...
...urgências fechadas para as grávidas coiso e tal, já repetiram isto milhares de vezes, alguma vez explicaram porque é que isto acontece? quantas vezes explicaram que é obrigatório,estupidamente, ter X de médicos para as urgências abrirem?
e o papel corporativista da ordem dos médicos nisto? alguma vez criticaram? Zero.
é sempre mais fixe dizer só que é uma desgraça e que o governo é uma desgraça.
e há tantos e tantos exemplos...
acho que simplesmente mudou o partido do governo e o PS passou a dizer o que o PSD dizia...
e o PSD passou a achar muito mal e injusto dizer o que diziam todos os dias...
o PS era elogiado, como agora é o PSD, na parte da descida da dívida e tal e quando melhoram o rating da dívida.
como temos um grande complexo de inferioridade, o que vem dos estrangeiros e a imagem 'lá fora' tem uma grande importância.
veja-se o circo que fizeram com um artigo do economist...
enfim...
agora a moda é a conversa das reformas sem referir que reformas, "ah e tal isto é preciso é bué reformas. Quais? Não sei"
quando reformas aparecem, claro que dizem sempre que são merda e são desvalorizadas, como esta agora do TdC que já devia ter sido feita há imensos anos e é um grande exemplo de uma medida que ajuda a acabar com o problema de lentidão do país.