Economia Nacional

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,748
19,656
Um modelo mais aproximado com o escandinavo ou suíço. Mais flexivel, mantendo protecção.

Mais flexibilidade em horários, despedimentos, negociações salariais, mas ao mesmo tempo outros benefícios como na licença parental mais prolongada com 80% trabalho pago, mais algumas férias, teletrabalho.

Apenas alguns exemplos.
Algumas coisas, sim. Eu não tenho nada contra flexibilidade de horários ou bancos de horas, desde que sejam justificados e pagos se ultrapassarem certo limites. Acho que até se forem bem feitos é algo que pode permitir mais tempo familiar, por exemplo trabalhando mais horas para ter uma tarde livre, como já se faz em alguns lados.

Mas acho que estamos a fazer o caminho inverso. O caminho da imposição legal de horários alargados contra a vontade do trabalhador.

E estar a mexer na lei do trabalho ao mesmo tempo que se tiram às pessoas direitos básicos (como a saúde gratuita ou um serviço público de qualidade como é a ideia que temos dos países nórdicos) vai criar muita insatisfação nas pessoas.

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
1,462
2,622
A demissão foi a gosto dele ?

Então a senhora procuradora, imparcial no seu papel, escreve um parágrafo a dizer que o PM é suspeito de crimes e era suposto o homem continuar a governar ?

A fazer de conta que não se passava nada ?

A dar uma de Louis com a sua empresa com sede na sala de estar que tem contratos com empresas que têm ou tiveram ligações ao Estado ?

Há muita coisa que se pode criticar nele, esse momento não é um deles, de certeza.
Só não percebo uma coisa...

Nós tínhamos uma PGR reconhecida como competente por quase toda a gente, o mais próximo do que se pode ter de um consenso - a Sra. Joana Marques Vidal.

António Costa, com o aval de Marcelo, resolveu não reconduzir a PGR, contra aquilo que recomendavam o MP, a PJ, a sociedade civil, e até alguns membros ilustres do PS...

Pretendiam colocar alguém da confiança política de Costa, como havia sido hábito desde o 25 de abril em todos os governos, PS ou PSD..talvez a PGR mais independente na nossa democracia tenha sido mesmo Marques Vidal, pelo menos não me recordo de alguém que tenha ido contra o próprio partido que a colocou lá diversas vezes...

De todo o modo, tomada a decisão de não recondução e reafirmando publicamente que o objetivo era colocar alguém de maior confiança lá, Costa escolheu...Lucília Gago.

Pergunto: se o nome de Lucília Gago foi escolhido a dedo por ser alguém da confiança de Costa, como é que se pode falar de um golpe palaciano contra o antigo PM? Reparem - Gago era extremamente incompetente, isso é indubitável. Porém, golpe palaciano? Então Costa, ardiloso como todos sabemos, iria colocar uma traidora na PGR? Alguém de que não tivesse garantias de que seguiria a sua linha, especialmente depois de Marques Vidal?

Ajudem-me a perceber, pois eu não consigo. De resto, era um segredo mal guardado o desejo de Costa ir para a Europa - valendo o que vale qualquer exercício de futurologia, é provável que aquela maioria absoluta do PS não tivesse chegado ao fim.

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
1,462
2,622
Também não, porque estes ultimos 2 anos não foram propriamente geniais. Continua muita reforma estrutural por fazer, e continua a haver falta de coragem para o fazer.

É basicamente nota 3 em 5.

Tambem e verdade que era difícil fazer pior que o ps. A fasquia nao estava muito alta.
Isso da nota é muito subjectivo.
Eu dou-lhe 2 em 5, e é porque sou um gajo muito compreensivo.
eu dou 1 em 5.
mas dava 0 ao Costa porque estou convencido que aquela demissão foi para agarrar o lugar em Bruxelas e dava -1 ao selfies com aquela interpretação inconstitucional que os portugueses elegem primeiros ministros e não deputados mas como continuam grandes amigos se calhar não estou a lançar calúnia nenhuma.
Não existe qualquer diferença substancial entre a forma de gerir de Costa e de Montenegro. São dois políticos intelectualmente medíocres, sem capacidade de reformas e de pensar o país a médio-longo prazo. Funcionam por uma lógica estritamente eleitoralista, a gerir o dia-a-dia e a empurrar os problemas iminentes com a barriga.

Divergem politicamente aqui e ali em alguns assuntos - legislação laboral, imigração, IRC, algumas matérias de costumes, etc. De resto, são da mesma escola política. A única razão para Montenegro ainda não ser tão mal visto como Costa deve-se ao facto de só estar lá há dois anos.

A verdade é que Costa foi das figuras mais negativas que a história democrática deste país já viu. E isto é verdade independentemente de serem de esquerda, de centro ou de direita.

O PS como partido devia ter morrido em 2011, mas Costa acabou por o matar pela sua estratégia de favorecimento pessoal de curto prazo, em detrimento do bem do seu próprio partido.

Montenegro fará o mesmo com o PSD.

Infelizmente para nós, quem ganhará com tudo isto é a extrema-direita, que foi alimentada por Costa numa clara estratégia de polarizar o sistema político português entre PS e Chega, aniquilando o PSD e a restante esquerda, e tolerada - e veremos se não será mesmo apoiada em breve - pelo Montenegro.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
30,223
48,379
Conquistas
7
110
Várias coisas.

Desburocratizar
Baixar mais impostos
Reforma da lei laboral
Reforma da justiça
Revisão da constituição
Reforma da saude

Está a faltar coragem para fazer o que é preciso.
uma reforma é só um conjunto de medidas...

o problema é o mesmo que era com o PS, é tudo feito de forma ultra lenta, às mijinhas e muitas vezes é reactivo e dependente do tema do momento na CS.

mete nojo quando se diz que um governo anda ocupado com X e Y, como se não pudessem fazer várias coisas ao mesmo tempo.

quanto à constituição, fala-se disso mas nem se especifica o que se deve mudar, vê-se mesmo que é conversa da treta e só para mudar por mudar.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,595
9,884
Já que o tópico se chama economia nacional, serei o único a estar preocupado com o efeito que a crise energética provocada pelos EUA no Médio Oriente vai ter no turismo nacional, que representa uns 15-20% do PIB? Porque parece-me óbvio que se o petróleo se tornar mais caro ou tiver de ser racionado, o primeiro sector de actividade a sofrer será o das viagens de lazer, sobretudo viagens de avião.
A verdade é que o turismo de massas não é sustentável do ponto de vista ecológico, e do ponto de vista económico também começa agora a ficar tremido, já há companhias aéreas a cortar voos e rotas, e acredito que não está longe o dia em que andar de avião vai voltar a ser um privilégio só ao alcance da classe média-alta, como nos anos 50-60.
A única parte menos má desta cagada de USrael é que os destinos de férias do Médio Oriente foram todos ao ar, a começar pelo Dubai, e algum desse trânsito turístico pode ser desviado este ano para o Algarve.
Seja como for, era bom que o governo e os portugueses tivessem um plano B para quando os 30 milhões de turistas que recebemos no ano passado ficarem reduzidos a 15M, ou mesmo a zero!

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,748
19,656
Convém relembrar que é por causa do camarada João Ferreira ( “o candidato mais bem preparado para liderar a capital” diziam os colunistas do Observador, os meus 3 amigos comunistas e os comentadores da Sic notícias) que os lisboetas têm que aturar mais 4 anos de Charles Coins. lel

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
1,462
2,622
Convém relembrar que é por causa do camarada João Ferreira ( “o candidato mais bem preparado para liderar a capital” diziam os colunistas do Observador, os meus 3 amigos comunistas e os comentadores da Sic notícias) que os lisboetas têm que aturar mais 4 anos de Charles Coins. lel
Nah, não concordo. O problema foi a escolha de uma candidata tão fraca como a Alexandra Leitão.

O PS já sabia que não podia contar com o PCP.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,282
7,361
O problema não são os off-topics, o problema são os mesmos do costume a digladiarem-se com assuntos sem conteúdo concreto sejam eles conotados com a chamada extrema esquerda, direita tradicional, extrema direita e alguns que nem consigo classificar políticamente.
Passam o tempo a discutir políticas woke a anti woke sem conseguirem discernir que isso não leva a lado nenhum, leva a quezílias constantes e seja economia nacional ou internacional nada tem a ver com os tópicos e chamar desequilibrados a putativos elementos do Be ou Livre sem meter no saco o Chega é irracional.
Sobre economia nacional temas prementes neste momento são o agravamento do preço do oil com medidas insuficientes ou muito aquém do que têm feito outros Países, exemplo Espanha aqui ao lado, o caso dos lesados pelas tempestades recentes que continuam sem receber o que o Governo prometeu, as Seguradoras como sempre a tentar fugir às suas responsabilidades - ainda ontem ouví um lesado a dizer que o perito não aparece nem a seguradora responde mas recebeu uma carta da seguradora a aumentar os preços.
Isso é que merece avaliação e discussão mesmo que felizmente no meu caso não fui atingido mas preocupa-me a inação de quem nos governa - sempre foi assim nos últimos anos e décadas seja qual for o nome de quem preside ao Governo.
Esses temas não são abordados.
Baixar o ISP como foi feito noutros países parece estar fora de equação nem sequer foi discutido.
Há malta que nem sequer ainda recebeu guito dos incêndios e breve faz um ano.
É a tugolandia que temos.
Não depende da força politica, é cultural

• Like
Reações: Devenish

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
7,230
6,727
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Já que o tópico se chama economia nacional, serei o único a estar preocupado com o efeito que a crise energética provocada pelos EUA no Médio Oriente vai ter no turismo nacional, que representa uns 15-20% do PIB? Porque parece-me óbvio que se o petróleo se tornar mais caro ou tiver de ser racionado, o primeiro sector de actividade a sofrer será o das viagens de lazer, sobretudo viagens de avião.
A verdade é que o turismo de massas não é sustentável do ponto de vista ecológico, e do ponto de vista económico também começa agora a ficar tremido, já há companhias aéreas a cortar voos e rotas, e acredito que não está longe o dia em que andar de avião vai voltar a ser um privilégio só ao alcance da classe média-alta, como nos anos 50-60.
A única parte menos má desta cagada de USrael é que os destinos de férias do Médio Oriente foram todos ao ar, a começar pelo Dubai, e algum desse trânsito turístico pode ser desviado este ano para o Algarve.
Seja como for, era bom que o governo e os portugueses tivessem um plano B para quando os 30 milhões de turistas que recebemos no ano passado ficarem reduzidos a 15M, ou mesmo a zero!
Deixa isto continuar para lá de Abril e vais ver as companhias aéreas a cortarem voos a bruta e os que existirem a custarem balurdios.
Não é na Europa mas na Coreia do Sul as 3 companhias de aviação mais importantes declaram situação de emergência.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Like
Reações: Dagerman

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
25,359
34,845
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Falando em Economia Nacional...
No outro dia vi e ouvi o nosso Ministro das Finanças a dizer que o Estado não ganhou dinheiro com o aumento dos combustíveis...
Ele falou sem se rir, mas eu ri-me um pouco, confesso...

• Like
Reações: Juary

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
30,223
48,379
Conquistas
7
110
Falando em Economia Nacional...
No outro dia vi e ouvi o nosso Ministro das Finanças a dizer que o Estado não ganhou dinheiro com o aumento dos combustíveis...
Ele falou sem se rir, mas eu ri-me um pouco, confesso...
com o corte no ISP
provavelmente não ganha nem perde receita com o corte do ISP, comparado ao que recebia antes da guerra...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
25,359
34,845
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
com o corte no ISP
provavelmente não ganha nem perde receita com o corte do ISP, comparado ao que recebia antes da guerra...
Não ganha no ISP... talvez...
Mas ganha, e muito, no IVA. Não só dos combustíveis como de tudo que entretanto aumentou por arrasto.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
30,223
48,379
Conquistas
7
110
Não ganha no ISP... talvez...
Mas ganha, e muito, no IVA. Não só dos combustíveis como de tudo que entretanto aumentou por arrasto.
mas eles cortaram no ISP mesmo para "devolver" o que estão a ganhar extra em IVA nas últimas semanas.
depois o que vai por arrasto, pois, aí sim...