Sou fã do Diogo Costa mas este salário é um absurdo.
Até acho que ele vá ser vendido no final da época mas 5 M€ é coisa desproporcional para aquilo que nós praticamos.
Numa ótica de venda futura, o aumento de salário é mitigado mas ninguém no clube deveria ter tamanho salário.
Se for verdade os 5 M brutos e não os 3,5 M limpos/7 M brutos época que o now avançou, não vejo um absurdo tao grande assim..
Podemos ter 2/3 jogadores a ganhar esses valores, se mostrarem dentro de campo o rendimento desportivo para isso, não podemos é ter 7/8..
Repito, a ser verdade os 2,5 M limpos/5 M brutos por época, ao fim de 5 épocas custaria 25 M; se fossemos hoje ao mercado tentar encontrar um redes que nos desse as garantias que ele dá em tudo, entre os postes, jogo de pés, etc, fazendo as contas de uma maneira optimista por baixo, duvido que conseguíssemos encontrar alguma coisa de jeito por menos de 15 M.
Ora 15 M compra + os salários da duração de contrato; se ganhasse (por baixo) 1 M limpo por época/2 M brutos, ao fim de 5 épocas seria um encargo de +10 M a juntar aos 15 M da compra; iria bater muito perto dos 25 M que o Diogo custará em salários, tendo a vantagem de que caso seja vendido, as mais valias são todas limpas.
Isto já para não ir a outras questões como influencia, balneário, jogador formado localmente, etc etc.
A mim o que me preocupa é que ele mantenha sempre o nível exibicional, eu que ate o tenho criticado por ter sido algo irregular em alguns momentos, mas, coincidência ou não, desde que começaram a surgir as primeiras noticias que a renovação estava praticamente feita/acordada/prestes a ser anunciada, voltou ao nível dele a fazer defesas monstruosas.
O Diogo em momento top de forma, again, por baixo, é um jogador top 10 da sua posição no futebol mundial; quantos jogadores é que conseguiríamos ter que fossem top 10 mundial na sua posição ?
Se conseguíssemos algum, um salario de 5 M brutos por epoca seria peaners..