Departamento Médico do FC Porto

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,447
Tirando a tua habitual conclusão, na minha opinião despropositada e incorreta, de que ser poderoso implica ser omnipotente, está tudo aí...
A minha conclusão é despropositada e incorreta se não existir ninguém no Portal que pense que o Sérgio não tem poderes desse tipo, e parece-me que há alguns, mas deixo sempre espaço para poder estar errado. Na realidade o grau de poder que o Sérgio tem no FC Porto só sabe quem lá está dentro. Nós mandamos as nossas postas de pescada, uns pensam que tem mais poder e outros menos, não me parece alguém leve isto ao extremo e pense que o Sérgio omnipotente ou é apenas um boneco sem poder nenhum. E isto é meramente uma questão de opinião, não sou dono da verdade.
 
  • Like
Reações: Vitorino Melo

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
19,656
25,824
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Não percebo nada deste assunto e cada vez fico mais confuso.
Não consigo entender se o problema está no tratamento das lesões ou na prevenção das lesões.

Por exemplo, o SC mandou a laracha ao Puga. Se o Pepe procurou o Puga é porque estava lesionado, logo a culpa da lesão não pode ser deste último. Certo? Este apenas fez o diagnóstico de que o jogador estaria lesionado e indisponível para defrontar o Gil Vicente...

Efetivamente tem sido estranho e um arranque de época atípico. O pior é que a maioria das lesões têm sido na defesa, que este ano é bem mais curta do que no ano passado. O ano passado tínhamos 3 DD (+ o Pepê) e 5 centrais e este ano temos apenas 2 DD(+ o Pepê) e só 4 centrais. Que com a lesão do Marcano passam a ser só 3.
 

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,860
4,546
No ano do Milagres por cá, a malta teve poucas lesões mas isto também pode ser o uso de uma coincidência para validar algo
Se não tivéssemos o homem, tínhamos mais lesões nesse ano? Realisticamente, não sabemos

O De Bruyne, o Bernardo e o Grealish, este ano, já falharam mais jogos por lesão, na liga, que no ano passado inteiro
Que eu saiba, eles não tinham nenhum Milagres por Manchester que saiu este ano; as lesões acontecem, há anos que tudo pode correr bem e não acontecer

Eu teria alguma cautela com os "milagres"; isso faz bem aos jogadores a médio prazo? Eu não consigo dar opinião porque, a nível técnico, percebo tanto de medicina como de foguetões
O Pepe passou os primeiros meses da época a colecionar recaídas. Chegou a um ponto ridículo.
E de quem foi a decisão de mandar o Uribe fazer um teste no aquecimento em Milão para sair do 11 antes do jogo começar?
 

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,447
São tantas as variáveis envolvendo as lesões. Pode ser erro humano, tanto do departamento, como do fisiologista, como do Sérgio Conceição e da sua equipa técnica. Pode ser um problema de falha de diagnóstico, de tratamento e recuperação mal efetuada, pode ser carga excessiva no treino ou de utilização no jogo. Pode ser também erro do jogador. Não cumprir determinados procedimentos quando está em casa e não está a ser observado, pode ser uma falha nutricional, pode ser genético, variabilidade do indivíduo. Podem ser pequenos desequilíbrios musculares não detetados. Podem ser problemas ósseos, podem ser problemas posturais, podem ser problemas dentários. Pode até ser acaso, uma aleatoriedade, algo que pode acontecer a qualquer jogador. Pode ser tudo, porque cada lesão é um caso.

Podemos discutir, mas não vamos chegar a nenhuma conclusão. E ninguém é infalível nas suas respetivas profissões por muito competentes que as pessoas sejam.

Há anos em que tudo corre bem, joga-se muito bom futebol, ganham-se títulos e anos em que com os mesmos jogadores e treinador não se ganha nada e joga-se mal. Numa época desportiva vão sempre existir lesões, já tivemos anos com o mesmo treinador e o mesmo departamento médico com poucas lesões e jogadores a fazer um grande número de jogos e outras com um número de lesões maior. Isso não implica necessariamente que há incompetência de alguém.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,889
2,600
Porto
Totalmente de acordo.

Não vejo nenhum problema em se colocar em questão, o que quer que seja.

Temos tido muitas lesões, esse é um facto, cabe ao Diretor de Futebol. Equipa Técnica e Departamento Médico avaliarem a situação e definirem medidas- trazer o assunto para o espaço público é que não faz qualquer sentido.
O "espaço publico" deve ser mesmo evitado, sempre que há discordâncias importantes , seja de que natureza forem.

E a melhor maneira, parece me, é alguém ( Dirigentes ?? ) contribuir Fortemente e ATEMPADAMENTE, para uma solução satisfatória , para bem do Clube e das partes.

Aproposito como vai a recuperação (que vai ser longa, certamente ) do Marcano ??
 
  • Like
Reações: Calabote

Tripeiro1893

Tribuna
15 Junho 2015
3,566
3,720
Conquistas
9
  • José Maria Pedroto
  • Madjer
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Nas sucessivas lesões do Evanílson e do João Mário acredito que existam culpados entre o departamento médico e a equipa técnica, na questão do Pepe parece-me um erro brutal na formação do plantel, onde decimos atacar uma época com 2 centrais titulares na casa dos 40 anos.
 
P

portu

Guest
A minha conclusão é despropositada e incorreta se não existir ninguém no Portal que pense que o Sérgio não tem poderes desse tipo, e parece-me que há alguns, mas deixo sempre espaço para poder estar errado. Na realidade o grau de poder que o Sérgio tem no FC Porto só sabe quem lá está dentro. Nós mandamos as nossas postas de pescada, uns pensam que tem mais poder e outros menos, não me parece alguém leve isto ao extremo e pense que o Sérgio omnipotente ou é apenas um boneco sem poder nenhum. E isto é meramente uma questão de opinião, não sou dono da verdade.
Eu acho que o Sérgio tem mais poder do que qualquer outro treinador na história do Porto moderno.
Poder esse conquistado, mas também cedido por inércia de quem está(?) acima na hierarquia.
É um equilíbrio de forças que não me parece, de todo, desejável.
 

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,421
13,232
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
Ev


Zaidu é um crónico em termos de problemas físicos ... seja desgaste ou lesões musculares ..

Veron lesionou-se durante o mundial e continua com reincidências

Evanilson está com lesões crónicas que já se arrastam desde practicamente toda a temporada passada ... Não é norma e temos que verificar o que se passa, seja com o departamento médico, atleta, carga de treinos, etc ....
O caso do Evanilson é uma falácia. Esta lesão foi uma lesão de ligamento, porque ele apoiou mal o pé e dobrou o joelho para trás. Tem 0 a ver com as lesões passadas, que essas sim foram musculares.

Tanto aconteceu ao Evanilson como podia acontecer a outro qualquer. É uma infelicidade.

O caso do Veron é estranho, mas não se pode negar que é um jogador que tem uma predisposição natural para a lesão muscular, como de resto também tinha no Palmeiras. Se quiserem até pode ser comparável ao St. Juste dos lagartos. São jogadores débeis e quando assim pouco há a fazer se não tentar proteger ao máximo.

Aí sim podemos questionar. Será que foi protegido como devia? Nenhum de nós aqui saberá.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,889
2,600
Porto
Nas sucessivas lesões do Evanílson e do João Mário acredito que existam culpados entre o departamento médico e a equipa técnica, na questão do Pepe parece-me um erro brutal na formação do plantel, onde decimos atacar uma época com 2 centrais titulares na casa dos 40 anos.
A lesão do Marcano parece ter pouco a ver com idade .
 

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,447
Eu acho que o Sérgio tem mais poder do que qualquer outro treinador na história do Porto moderno.
Poder esse conquistado, mas também cedido por inércia de quem está(?) acima na hierarquia.
É um equilíbrio de forças que não me parece, de todo, desejável.
A questão é que podemos estar aqui a discutir isso durante 1 hora que não vamos chegar a lugar nenhum. São questões de opinião. Se estivermos a falar da era Pinto da Costa, Pedroto teve inquestionavelmente mais poder que qualquer outro treinador do FC Porto. É óbvio que o Sérgio tem mais poder que alguns treinadores que por cá passaram, como o Jesualdo por exemplo, e isso tem a ver também com a decadência de Pinto da Costa como referes. Não sei se tem mais poder que um Mourinho, que escolheu os jogadores que pretendia e reformulou o FC Porto, com constrangimentos financeiros isso é certo, que o Sérgio também teve, em tempos diferentes.

E acho também natural, fruto da relação com Pinto da Costa, que este deposite mais confiança no Sérgio do que noutros treinadores. Só não concordo quando apontam determinadas responsabilidades financeiras e poder que eu acho que o Sérgio não tem, nem nunca nenhum treinador teve no FC Porto. Acho que chegam jogadores ao FC Porto que não eram sequer pedidos do treinador, mas que acabam por chegar e ter o seu aval, por constrangimentos financeiros. E outros casos em que o pedido do treinador se enquadra naquilo que a SAD pode oferecer. Depois temos também as questões mais obscuras de outras figuras que andam a representar o FC Porto em determinadas negociações.
 
  • Like
Reações: portu

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,406
44,653
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
O Sérgio Conceição deveria ter medido as suas palavras e procurar resolver a questão dentro de portas para evitar um desnecessário barulho.

Depois sem conhecer os meandros do clube é dificil dizer se a saída do Dr.Milagres foi uma opção sensata ou disparatada, no entanto é óbvio que o mesmo teve alguma incompatibilidade com o Dr. Nélson Puga e quiçá com mais alguém dentro estrutura, logo resta desejar que tenham sido salvaguardados os superiores interesses do FC Porto.

Finalmente é realmente preocupante as contantes lesões e recaídas, bem como a implicação das mesmas no rendimento da equipa,portanto oxalá tal situação seja resolvida entre o departamento médico e equipa técnica.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
O "espaço publico" deve ser mesmo evitado, sempre que há discordâncias importantes , seja de que natureza forem.

E a melhor maneira, parece me, é alguém ( Dirigentes ?? ) contribuir Fortemente e ATEMPADAMENTE, para uma solução satisfatória , para bem do Clube e das partes.

Aproposito como vai a recuperação (que vai ser longa, certamente ) do Marcano ??
Obvio.
Mas a) pode nao ser uma boca. Pode ser um "nao sei, foi a ultima hora, o dr é que pode dar essa informacao" ou b) pode ja ter falado para dentro e nao mudou nada e decidiu mandar a boca em publico porque acredita que assim tera algum efeito.
Pode ser, nao sei.

Mas pelo que tenho visto do Porto nos ultimos anos, acredito que ande por aqui.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,313
7,101
Isto é ou devia ser simples, se o atleta tem queixas e é necessário fazer algum tipo de exame, é feito.. Mediante o resultado o dept médico dá ou não luz verde para ele jogar..

Depois o treinador e o jogador é que decidem se vai a jogo.. Isto que fique claro, se o Pepe não jogou foi por decisão dele e do treinador.. Se foi influenciada pelo exame realizado, ainda bem porque se estamos curtos de centrais e havia risco do Pepe se lesionar de alguma forma, fez bem em ficar de fora a recuperar..

Eu no lugar do Puga tinha uma reunião com a equipa técnica para retirar as dúvidas que possam existir sobre procedimentos..
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
85,081
83,162
40
Temos mesmo uma casa a arder. E o problema só se resolve com a saída deste presidente e entrada de um novo...que não seja NINGUÉM dos que está lá dentro ou os apoiam. É preciso um corte.
 
  • Like
Reações: arichard

MONDragão

Tribuna
2 Junho 2016
3,308
3,443
Minho
O Sérgio Conceição deveria ter medido as suas palavras e procurar resolver a questão dentro de portas para evitar um desnecessário barulho.

Depois sem conhecer os meandros do clube é dificil dizer se a saída do Dr.Milagres foi uma opção sensata ou disparatada, no entanto é óbvio que o mesmo teve alguma incompatibilidade com o Dr. Nélson Puga e quiçá com mais alguém dentro estrutura, logo resta desejar que tenham sido salvaguardados os superiores interesses do FC Porto.

Finalmente é realmente preocupante as contantes lesões e recaídas, bem como a implicação das mesmas no rendimento da equipa, portanto oxalá tal situação seja resolvida entre o departamento médico e equipa técnica.
Toda a gente sabe (muitos de nós já passamos por isso) que os médicos e os profissionais de métodos alternativos NÃO SE LAMBEM...e acredito que o recado do sérgio seja destinado ao Dr. Puga que poderá ter sido o "MENTOR" da saída do Dr. Milagres.
Será que, com a onda de lesões musculares que temos, não iremos assistir, em breve, ao regresso do Dr. Milagres?
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,889
2,600
Porto
Obvio.
Mas a) pode nao ser uma boca. Pode ser um "nao sei, foi a ultima hora, o dr é que pode dar essa informacao" ou b) pode ja ter falado para dentro e nao mudou nada e decidiu mandar a boca em publico porque acredita que assim tera algum efeito.
Pode ser, nao sei.

Mas pelo que tenho visto do Porto nos ultimos anos, acredito que ande por aqui.
Os problemas, parece me , nao se podem "eternizar".

Agora fala se deste Paulo Araújo (Mestre em Medicina tradicional chinesa, julgo eu) mas ja se falou deste Fisioterapeuta: