Departamento de Futebol de Formação - Direcção, Estratégias e Informações

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
FC Porto entregou Diplomas de Mérito a atletas da formação

Referentes à época 2023/24

O FC Porto entregou Diplomas de Mérito a atletas da formação do clube, este domingo, antes do FC Porto-Farense, no Estádio do Dragão.

Os atletas agraciados juntaram o rendimento desportivo a um excelente aproveitamento escolar na época 2023/24. Joana César Machado, vogal da Direção do FC Porto, e José Tavares, Diretor da Formação, estiveram presentes no evento de entrega dos Diplomas.

Posteriormente, os atletas distinguidos estiveram no relvado do Estádio do Dragão, durante o intervalo do jogo com o Farense, onde, além de ser aplaudidos pelas bancadas, puderam contar um pouco do segredo por trás deste sucesso a todos os níveis.

Tiago Silva, do plantel Sub-19, foi um dos porta-vozes do grupo no relvado, reconhecendo que “é difícil conciliar com sucesso as duas áreas” e agradecendo ao FC Porto pelo reconhecimento.

Atletas distinguidos com Diploma Mérito:
Martim Venâncio Madaíl (Sub-15)
Gonçalo Costa Pereira da Silva Fontes (Sub-15)
Lourenço Vieira de Freitas (Sub-15)
Tomás Alegre Rocha (Sub-15)
Gonçalo Miguel Pinto Cruz (Sub-15)
Tomás Alexandre Cunha Cruz (Sub-15)
Martim da Silva Marques (Sub-15)
Guilherme Filipe de Almeida Pereira (Sub-15)
Gonçalo Gomes dos Santos (Sub-15)
Henrique Dinis Cardoso Maduro (Sub-15)
Rodrigo Rodrigues Teixeira (Sub-16)
João Bravo Miranda (Sub-16)
João Gomes Felisberto (Sub-16)
João Nuno Ferreira Almeida Lima Brito (Sub-16)
António de Almeida Neto (Sub-16)
Rafael Alexandre Matos Magalhães (Sub-17)
Diogo Silvestre da Silva Pereira (Sub-17)
Eduardo Monção Meireles Liberato Ferreira (Sub-17)
Vasco Cunha Santos (Sub-19)
Tiago Gonçalves da Silva (Sub-19)

• Like
Reações: Magico_da_bola

Cheue

12 Maio 2016
23,859
37,811
Conquistas
7
108
FC Porto entregou Diplomas de Mérito a atletas da formação

Referentes à época 2023/24

O FC Porto entregou Diplomas de Mérito a atletas da formação do clube, este domingo, antes do FC Porto-Farense, no Estádio do Dragão.

Os atletas agraciados juntaram o rendimento desportivo a um excelente aproveitamento escolar na época 2023/24. Joana César Machado, vogal da Direção do FC Porto, e José Tavares, Diretor da Formação, estiveram presentes no evento de entrega dos Diplomas.

Posteriormente, os atletas distinguidos estiveram no relvado do Estádio do Dragão, durante o intervalo do jogo com o Farense, onde, além de ser aplaudidos pelas bancadas, puderam contar um pouco do segredo por trás deste sucesso a todos os níveis.

Tiago Silva, do plantel Sub-19, foi um dos porta-vozes do grupo no relvado, reconhecendo que “é difícil conciliar com sucesso as duas áreas” e agradecendo ao FC Porto pelo reconhecimento.

Atletas distinguidos com Diploma Mérito:
Martim Venâncio Madaíl (Sub-15)
Gonçalo Costa Pereira da Silva Fontes (Sub-15)
Lourenço Vieira de Freitas (Sub-15)
Tomás Alegre Rocha (Sub-15)
Gonçalo Miguel Pinto Cruz (Sub-15)
Tomás Alexandre Cunha Cruz (Sub-15)
Martim da Silva Marques (Sub-15)
Guilherme Filipe de Almeida Pereira (Sub-15)
Gonçalo Gomes dos Santos (Sub-15)
Henrique Dinis Cardoso Maduro (Sub-15)
Rodrigo Rodrigues Teixeira (Sub-16)
João Bravo Miranda (Sub-16)
João Gomes Felisberto (Sub-16)
João Nuno Ferreira Almeida Lima Brito (Sub-16)
António de Almeida Neto (Sub-16)
Rafael Alexandre Matos Magalhães (Sub-17)
Diogo Silvestre da Silva Pereira (Sub-17)
Eduardo Monção Meireles Liberato Ferreira (Sub-17)
Vasco Cunha Santos (Sub-19)
Tiago Gonçalves da Silva (Sub-19)

educação é woke

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
Oito atletas assinam contrato profissional

Martim Chelmik, Salvador Gomes, João Abreu, Francisco Fernandes, Tiago Silva, Tomás Peixoto, Vasco Sousa e Mateus Mide

Os defesas Martim Chelmik e Salvador Gomes, os médios João Abreu, Francisco Fernandes e Tiago Silva, e os avançados Tomás Peixoto, Vasco Sousa e Mateus Mide assinaram o primeiro contrato profissional com o FC Porto, mantendo-se assim vinculados ao clube.

O central Martim Chelmik integra o plantel de Sub-19, tal como os médios João Abreu e Tiago Silva e os avançados Vasco Sousa, Tomás Peixoto e Mateus Mide. O central Salvador Gomes, irmão do também Dragão Luís Gomes, e o médio Francisco Fernandes, por sua vez, integram o plantel de Sub-17.

Martim Chelmik
“É um sentimento de orgulho, principalmente porque é o meu clube do coração. Assino este contrato com muita vontade e uma paixão imensa. Ainda não fui campeão nacional pelos Sub-19 e quero sê-lo. Não fui por pouco nos Sub-15 e nos Sub-17, por isso quero ser nos Sub-19. A longo prazo, quero estrear-me pela equipa A, pois tenho esse sonho desde miúdo.”

Salvador Gomes
“Estou muito feliz e orgulhoso, pois era um sonho que já tinha há muito tempo. Vi o meu irmão a assinar há uns anos e também queria realizar este sonho. O meu objetivo é chegar à equipa A, pois qualquer menino que joga na formação do FC Porto tem esse sonho.”

Francisco Fernandes
“Estou muito feliz e vou continuar a trabalhar para assinar mais contratos com o FC Porto no futuro. É algo que significa muito para mim, mas tenho de continuar a trabalhar como até aqui. Tenho o sonho de me estrear pela equipa A, de preferência com o Martim [Fernandes] a jogar comigo. Seria um sonho, tal como ganhar títulos pelo FC Porto.”

Tomás Peixoto
“É um momento de muita felicidade e estou muito contente. Quero muito chegar à equipa A, mas para já tenho de me focar na equipa em que estou, nos Sub-19, e trabalhar para um dia concretizar esse sonho.”

João Abreu
“Encaro isto como uma recompensa pelo trabalho feito nos últimos anos e estou muito grato por o clube confiar em mim. O meu sonho é chegar à equipa A, mas para já quero fazer uma boa época este ano.”

Mateus Mide
“É um orgulho enorme, pois desde pequeno que tinha este sonho e vou honrá-lo muito bem. Chegar à equipa A é o objetivo de todos os que estão na formação e vou trabalhar para que esse dia chegue.”

Tiago Silva
“Sinto que é um voto de confiança do clube no meu trabalho e fico muito contente. Vou continuar a dar tudo pelo FC Porto. Para já quero ser campeão nacional esta época, depois quero chegar um dia à equipa A.”

Vasco Sousa
“É um sentimento de orgulho e é uma recompensa pelo trabalho que tenho feito ao longo destes anos.”

• Like
Reações: grandeporto

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,452
33,884
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
Ponto prévio... fiquei muito contente com as assinaturas de contrato profissional recentes com Filipe Sousa (DC), João Teixeira (MC) e agora com Gonçalo Oliveira (MD). Eram 3 actos de gestão desportiva e financeira que se impunham, a meu ver. Já o defendia há muito tempo.

Depois vem a parte que não tenho gostado, o não comunicar pela parte do clube da duração do contrato, do valor da CR e do empresário envolvido nas assinaturas/renovações. O que se tem acabado por saber mais em concreto é via media/redes sociais externas ao clube nos dias/semanas seguintes. Na minha opinião devia ser o FC Porto a informar tudo assim que anuncia o acto, sem deixar informação por dar. Comunicar directamente aos sócios, adeptos e simpatizantes algo que lhes interessa sobremaneira conhecer. Plataformas para o fazer não faltam. A Transparência nestes casos tem deixado a desejar. Se me fartei de criticar a Comunicação da direcção anterior durante anos a fio neste tema em particular, agora também não o posso deixar de apontar (mesmo que a nível comunicacional se tenha verificado uma melhoria considerável com maior abertura de uma forma geral).

Refiro estes 3 casos em concreto não apenas por serem os últimos conhecidos, mas sobretudo por serem jogadores que eram representados pelo "Maletas 2.0" (Miguel Pinho), eram 3 dos "Pinhões" que ainda habitavam a nossa formação. Algo que espero que se venha a erradicar o quanto antes. Os atletas que interessem e que queiram permanecer/renovar no FCP devem obrigatoriamente mudar de empresário, se não quiserem... temos pena mas a vida segue e jogadores há muitos e bons por esse Portugal e mundo fora.

Comunicação curta, simples, directa, constante e esclarecedora, sem intermediários.

Algo do género:
» Nome: ...​
» Idade: ...​
» Posição: ...​
» Escalão: ...​
» Tipo: Renovação, assinatura de contrato profissional ou de formação.​
» Contrato até: ... (se tem anos adicionais de opção)​
» CR de: ...​
» Agenciado por: ...​

Eu agradecia se assim fosse e suspeito que a esmagadora maioria do Universo Azul e Branco também.

Última edição:

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
9,522
25,556
Conquistas
2
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto
Ponto prévio... fiquei muito contente com as assinaturas de contrato profissional recentes com Filipe Sousa (DC), João Teixeira (MC) e agora com Gonçalo Oliveira (MD). Eram 3 actos de gestão desportiva e financeira que se impunham, a meu ver. Já o defendia há muito tempo.

Depois vem a parte que não tenho gostado, o não comunicar pela parte do clube da duração do contrato, do valor da CR e do empresário envolvido nas assinaturas/renovações. O que se tem acabado por saber mais em concreto é via media/redes sociais externas ao clube nos dias/semanas seguintes. Na minha opinião devia ser o FC Porto a informar tudo assim que anuncia o acto, sem deixar informação por dar. Comunicar directamente aos sócios, adeptos e simpatizantes algo que lhes interessa sobremaneira conhecer. Plataformas para o fazer não faltam. A Transparência nestes casos tem deixado a desejar. Se me fartei de criticar a Comunicação da direcção anterior durante anos a fio neste tema em particular, agora também não o posso deixar de apontar agora (mesmo que a nível comunicacional se tenha verificado uma melhoria considerável com maior abertura de uma forma geral).

Refiro estes 3 casos em concreto não apenas por serem os últimos conhecidos, mas sobretudo por serem jogadores que eram representados pelo "Maletas 2.0" (Miguel Pinho), eram 3 dos "Pinhões" que ainda habitavam a nossa formação. Algo que espero que se venha a erradicar o quanto antes. Os atletas que interessem e que queiram permanecer/renovar no FCP devem obrigatoriamente mudar de empresário, se não quiserem... temos pena mas a vida segue e jogadores há muitos e bons por esse Portugal e mundo fora.

Comunicação curta, simples, directa, constante e esclarecedora, sem intermediários.

Algo do género:
» Nome: ...​
» Idade: ...​
» Posição: ...​
» Escalão: ...​
» Tipo: Renovação, assinatura de contrato profissional ou de formação.​
» Contrato até: ... (se tem anos adicionais de opção)​
» CR de: ...​
» Agenciado por: ...​

Eu agradecia se assim fosse e suspeito que a esmagadora maioria do Universo Azul e Branco também.

Sem dúvida

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627

Denis Gutu assina contrato profissional

Guarda-redes de 16 anos já trabalha na equipa B

Denis Gutu assinou o primeiro contrato profissional com o FC Porto e prolongou assim a ligação ao clube que já representa há três anos. Filho de pais moldavos, mas nascido em território português, o guarda-redes começou a defender remates no Vasco da Gama Atlético Clube, de Sines, e saiu de casa com apenas dez anos para ir morar para o Seixal. O percurso no Benfica durou Duas temporadas e a interrupção provocada pela pandemia ditou que Tondela seria o destino no par de épocas seguinte.

O bom nível demonstrado nos beirões despertou o interesse dos azuis e brancos, que o recrutaram aos 14 anos. Ao cabo de três anos de um “trajeto difícil, de altos e baixos, trabalhando todos os dias” nos sub-16, sub-17 e sub-19, ganhou a oportunidade de treinar com a equipa B, um momento “para crescer” que o colocou a escassos metros da “grande referência” Diogo Costa, com quem já trabalhou. “Trabalhar sempre mais” é o que se segue para o jovem de 16 anos que agora quer “ainda mais ter sucesso”.

O contrato profissional
“Sinto-me muito feliz. É uma oportunidade única que o clube me está a dar e que tenho de aproveitar e trabalhar sempre mais. É mais um motivo para trabalhar todos os dias e para querer ainda mais ter sucesso do que queria antes.”

O trajeto na formação
“Foi um trajeto difícil, de altos e baixos, trabalhando todos os dias. No primeiro dia estava tímido, já tinha ido ver um jogo dos sub-16 e cumprimentei os colegas tranquilamente.”

O exemplo Diogo Costa
“Vejo o Diogo como uma grande referência. Já treinei com ele e é muito bom. Sinto que tenho de ver o que ele faz de bem e copiar.”

A experiência como sénior
“A época tem corrido muito bem, as presenças na equipa B fazem-me crescer e são muito boas para a minha evolução. Tenho de aproveitar os treinos e ouvir as pessoas que querem o melhor para mim.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
“Provocamos nos nossos jovens experiências inesquecíveis”

Jogadores da equipa A, e não só, partilharam experiências com os mais novos em ação do Departamento de Formação

Numa de várias iniciativas levadas a cabo pelo Departamento da Formação juntamente com outros departamentos como o de Psicologia, esta denominada “Partilha, Aprendizagem e Moldagem”, três craques da equipa principal do FC Porto estiveram no Olival para partilharem experiências e deixarem conselhos aos atletas mais novos que sonham com o mesmo trajeto no clube: Martim Fernandes, Vasco Sousa e Rodrigo Mora. Além destes, também estiveram presentes alguns atletas do FC Porto B e dos Sub-19.

O lateral direito não tem dúvidas que estes momentos são de “aprendizagem para mim e para eles também”, enquanto o centrocampista falou de “um sentimento de orgulho”. O médio ofensivo, por sua vez, acredita que esta experiência é ótima “para nós e para eles”, uma opinião partilhada por José Tavares, o diretor da formação: “Quando o nosso clube demonstra esta união entre a equipa A, a equipa B e os escalões de formação, é muito bom”. Joana Cerqueira, chefe de equipa do Departamento de Psicologia da formação, afirmou que os atletas “foram verdadeiramente incríveis” e que esta ação foi de “crescimento mútuo”.

José Tavares (diretor da formação)
“É um dia importante e um mês importante, em provocamos nos nossos jovens experiências inesquecíveis. Quando o nosso clube demonstra esta união entre a equipa A, a equipa B e os escalões de formação, é muito bom. Os mais velhos dedicam-se a contar histórias, a passarem as suas experiências, a demonstrarem o caminho que eles percorreram até chegarem ao topo e isto é muito bom para nós. Num mês tão relevante, em que os valores como a gratidão, a solidariedade, a união, o espírito de equipa e aquilo que nos distingue enquanto clube ganham mais força, fica demonstrado, provado e vivido nestes dias.”

Martim Fernandes
“É sempre bom estar com os mais novos. Na minha altura não se fazia isto, mas gostava que tivessem feito. É uma aprendizagem para mim e para eles também. O conselho que lhes deixo é que, na vida e no futebol, nunca desperdicem nenhuma oportunidade e deem tudo dentro de campo.”

Vasco Sousa
“É um sentimento de orgulho porque com a idade deles também gostaria de ter uma referência a falar assim comigo e a aconselhar-me. Foi muito bom, os miúdos são incríveis e são muito interativos. O conselho que lhes deixo é que nunca deixem de sonhar, pois estão num clube espetacular e que lhes dá as melhores condições possíveis. Que desfrutem e que não tenham medo de errar.”

Rodrigo Mora
“Acho que é uma ótima experiência para nós e para eles. Eu não tive essa oportunidade, mas acho que é importante eles terem e ouvirem os nossos conselhos. É sempre importante porque somos uma voz mais experiente. O conselho que lhes dou é para darem sempre o máximo nos treinos e nos jogos e ouvirem sempre os treinadores, pois é sempre importante. Além disso, devem divertir-se, pois ainda são miúdos e têm tempo para pensar no resto.”

Joana Cerqueira (chefe de equipa do Departamento de Psicologia da formação)
“Esta atividade está enquadrada numa série de atividades que vamos levar a cabo durante este mês de dezembro. Estamos a trabalhar em equipa multidisciplinar, com vários departamentos, numa iniciativa de partilha, aprendizagem e modelagem. Os três são muito importantes na formação. Tivemos como objetivo trazer os jogadores profissionais que já por cá passaram para partilharem as suas experiências e para os nossos atletas mais pequeninos poderem aprender com essas partilhas, modelando assim o seu comportamento e a sua atitude para concretizarem os sonhos que têm. Os atletas profissionais deram testemunhos reais, muito pormenorizados e específicos. Foram verdadeiramente incríveis e acho que acabou por ser um crescimento mútuo. Estamos muito satisfeitos com esta iniciativa do FC Porto.”

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,926
24,400
Gaia
Oito atletas assinam contrato profissional

Martim Chelmik, Salvador Gomes, João Abreu, Francisco Fernandes, Tiago Silva, Tomás Peixoto, Vasco Sousa e Mateus Mide

Os defesas Martim Chelmik e Salvador Gomes, os médios João Abreu, Francisco Fernandes e Tiago Silva, e os avançados Tomás Peixoto, Vasco Sousa e Mateus Mide assinaram o primeiro contrato profissional com o FC Porto, mantendo-se assim vinculados ao clube.

O central Martim Chelmik integra o plantel de Sub-19, tal como os médios João Abreu e Tiago Silva e os avançados Vasco Sousa, Tomás Peixoto e Mateus Mide. O central Salvador Gomes, irmão do também Dragão Luís Gomes, e o médio Francisco Fernandes, por sua vez, integram o plantel de Sub-17.

Martim Chelmik
“É um sentimento de orgulho, principalmente porque é o meu clube do coração. Assino este contrato com muita vontade e uma paixão imensa. Ainda não fui campeão nacional pelos Sub-19 e quero sê-lo. Não fui por pouco nos Sub-15 e nos Sub-17, por isso quero ser nos Sub-19. A longo prazo, quero estrear-me pela equipa A, pois tenho esse sonho desde miúdo.”

Salvador Gomes
“Estou muito feliz e orgulhoso, pois era um sonho que já tinha há muito tempo. Vi o meu irmão a assinar há uns anos e também queria realizar este sonho. O meu objetivo é chegar à equipa A, pois qualquer menino que joga na formação do FC Porto tem esse sonho.”

Francisco Fernandes
“Estou muito feliz e vou continuar a trabalhar para assinar mais contratos com o FC Porto no futuro. É algo que significa muito para mim, mas tenho de continuar a trabalhar como até aqui. Tenho o sonho de me estrear pela equipa A, de preferência com o Martim [Fernandes] a jogar comigo. Seria um sonho, tal como ganhar títulos pelo FC Porto.”

Tomás Peixoto
“É um momento de muita felicidade e estou muito contente. Quero muito chegar à equipa A, mas para já tenho de me focar na equipa em que estou, nos Sub-19, e trabalhar para um dia concretizar esse sonho.”

João Abreu
“Encaro isto como uma recompensa pelo trabalho feito nos últimos anos e estou muito grato por o clube confiar em mim. O meu sonho é chegar à equipa A, mas para já quero fazer uma boa época este ano.”

Mateus Mide
“É um orgulho enorme, pois desde pequeno que tinha este sonho e vou honrá-lo muito bem. Chegar à equipa A é o objetivo de todos os que estão na formação e vou trabalhar para que esse dia chegue.”

Tiago Silva
“Sinto que é um voto de confiança do clube no meu trabalho e fico muito contente. Vou continuar a dar tudo pelo FC Porto. Para já quero ser campeão nacional esta época, depois quero chegar um dia à equipa A.”

Vasco Sousa
“É um sentimento de orgulho e é uma recompensa pelo trabalho que tenho feito ao longo destes anos.”

---------------------------

Nesta renovação o Leo Fajardo ficou de fora por algua razão extra futebol?