#FutebolFeminino Cristina Ferreira

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,962
2,413
Cristina Ferreira reforça a equipa feminina

Ponta de lança de 31 anos chega ao FC Porto emprestada pelo Valadares até ao final da época

Depois de Susana Rocha, Beatriz Amorim e Tatiana Beleza, a equipa de futebol feminino do FC Porto voltou a reforçar-se e recrutou os serviços de Cristina Ferreira - ponta de lança que representava o Valadares Gaia, da Primeira Liga - numa cedência válida até ao final da temporada. A avançada de 31 anos deu os primeiros toques nas turmas de futsal da Escola de Gervide, aos 14 anos, e só trocou o taco pelos relvados em 2011, quando foi jogar para o Salgueiros.

De então para cá representou o Pasteleira, o Famalicão e o Valadares e, na presente época, somava 10 golos em 16 jogos pelo plantel principal do emblema de Gaia e dois remates certeiros noutras tantas partidas pela equipa B. Com o estatuto de melhor marcadora da Taça AF Porto, Cristina Ferreira foi emprestada ao clube da Invicta e vai vestir a camisola azul e branca com o número 29 no que resta da época 2024/25.

Novas cores
“É um motivo de orgulho e de muita felicidade. Chegar a um clube destes, com esta grandeza, é inexplicável. É uma camisola com muito peso e responsabilidade e é com esses sentimentos que eu venho para aqui. É uma felicidade enorme. Tenho muita vontade de começar. Sei que estou num clube muito ambicioso, por isso espero corresponder às expectativas.”

Rostos familiares
“Ter caras conhecidas acaba por tornar tudo muito mais fácil e a transição mais suave, mas mesmo que elas não estivessem cá também seria fácil, certamente.”

ADN azul e branco
“Quero mostrar que sou uma jogadora à Porto, que joga no limite e dá sempre tudo. Vou comer relva se for preciso. Podem esperar muito trabalho e compromisso.”

Responsabilidade acrescida
“Vou tentar ajudá-las a encarar o jogo de outra forma. Espero trazer experiência e maturidade para dentro de campo, ajudá-las em momentos que elas ainda não tiveram de enfrentar e passar esses ensinamentos para o resto do grupo.”

Ânsia de vencer
“A curto prazo espero jogar e poder contribuir ao máximo com golos e assistências. A longo prazo queremos subir de divisão e ser campeãs.”

O percurso em retrospetiva
“Esta paixão começou desde muito nova, como aconteceu com a maior parte das minhas colegas, e foi-me incutida pelo meu pai, que sempre gostou muito de futebol. A minha infância foi passada a ver futebol. Comecei a jogar na escola, na altura o futebol feminino não estava tão desenvolvido, então comecei na equipa da escola. Fiz a formação em futsal, mas quando surgiu a oportunidade de jogar futebol achei curioso e desafiante e quis experimentar. Desde então o futebol ficou para sempre.”

Última edição:
  • Like
Reações: Moreira

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,962
2,413
Cristina Ferreira

“É o culminar do trabalho árduo de uma época longa, mas não vamos ficar por aqui. Perceber o que é ser Porto foi muito fácil neste grupo de portistas da cabeça aos pés que merecem muito tudo isto. Mesmo ganhando por muitos queremos sempre mais, porque estes adeptos também querem isso.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,962
2,413
“Foi emocionante ver tanta gente a festejar connosco”

Cristina Ferreira realçou a “entrada à Porto” no triunfo por 4-1 frente ao Real SC

“Muito contente” com a estreia a marcar no Estádio do Dragão, onde a equipa feminina venceu o Real SC por 4-1 com a “força extra” de 14.462 portistas na primeira mão da final da terceira divisão, Cristina Ferreira elogiou a “entrada à Porto” nos “primeiros 45 da eliminatória” diante de um “adversário agressivo e competitivo no bom sentido”.

“Tentámos demonstrar desde o início o que queríamos”, salientou ainda a camisola 29 “emocionada por ver tanta gente a festejar” o seu remate certeira e determinada a “entrar no jogo da segunda mão a querer ganhar desde o primeiro minuto”.

A entrada desejada na final
“Sabíamos que ia ser um jogo complicado e realmente foi. O Real SC é um adversário agressivo e competitivo no bom sentido, mas viemos preparadas, entrámos muito bem nestes primeiros 45 minutos da eliminatória, à Porto, e tentámos mostrar desde o início o que queríamos.”

14.462 adeptos a uma só voz
“Entrar aqui dentro e ver tantos adeptos é indescritível. Sem dúvida que são a nossa força extra.”

A estreia a marcar no Dragão
“Estou muito contente pelo golo. Foi emocionante ver tanta gente a festejar connosco e ajudou à vitória, que é o que interessa.”

O objetivo para a segunda mão
“O futebol é imprevisível, mas vamos entrar no jogo da segunda mão como entramos neste, a querer ganhar desde o primeiro minuto.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,962
2,413
Cristina Ferreira continua no FC Porto

Avançada de 32 anos esteve emprestada na segunda metade de 2024/25

Cristina Ferreira veio para ficar. Depois de ter sido cedida pelo Valadares Gaia na segunda metade da passada temporada, a avançada de 32 anos muda-se agora a título definitivo para o FC Porto e vai reforçar o plantel às ordens de Daniel Chaves. 

A nova dona da camisola 9 deu os primeiros toques nas turmas de futsal da Escola de Gervide, aos 14 anos, e só trocou o pavilhão pelos relvados em 2011, quando foi jogar para o Salgueiros. De então para cá representou o Pasteleira, o Famalicão e o Valadares e venceu uma Supertaça ao serviço do emblema de Gaia (2016). 

Chegou ao FC Porto no passado mês de fevereiro, a tempo de se sagrar Campeã Nacional da terceira divisão com um registo perfeito na competição e de garantir a subida à Segunda Liga feminina. Pelo caminho assinou 16 golos e quatro assistências em apenas 15 partidas e revelou-se uma peça fundamental na equipa graças ao instinto matador e à experiência no futebol. 

Com provas dadas durante a curta passagem pelo Clube, Cristina Ferreira vai continuar de Dragão ao peito e junta-se a Maria Negrão, Sofia Silva, Alice Reto e Maria Ferreira no lote de reforços para 2025/26.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,962
2,413
“Prometo honrar as cores do FC Porto”

Cristina Ferreira mostra-se “muito feliz pelo voto de confiança” e quer “continuar a dar tudo pelo Clube”

Depois de ter “correspondido às expectativas” durante os quatro meses em que esteve cedida pelo Valadares Gaia, Cristina Ferreira vai continuar de Dragão ao peito em 2025/26. A avançada de 32 anos chegou “com muita ambição e entusiasmo”, viveu “momentos indescritíveis” de azul e branco e pretende “continuar a dar tudo por este Clube” na próxima temporada.

Ciente da “responsabilidade de representar o FC Porto” e da “exigência e ambição” dos portistas, a camisola 9 deixa uma promessa à massa adepta: “Vão encontrar uma jogadora à Porto, com muito compromisso, espírito de sacrifício e vontade de trabalhar. Prometo fazer tudo para honrar as cores do Clube”.

Mais um ano em casa
“Estou muito feliz. É um voto de confiança, não só da equipa técnica, mas do Clube, e estou pronta para corresponder às expectativas e para continuar a dar tudo por este Clube.”

Responsabilidade acrescida
“Quem representa o FC Porto sente sempre uma enorme responsabilidade e eu carrego-a com todo o gosto. Sinto-me preparadíssima.”

O novo desafio
“A Segunda Liga vai ser muito mais competitiva, mas as nossas ambições são sempre as mais altas, não há outra hipótese quando representamos este Clube. Queremos o título e temos a certeza de que a equipa está preparada para o desafio que aí vem. A nível individual prometo dar o máximo e quero continuar a ajudar a equipa no que for possível para garantir o título.”

A estreia de azul e branco
“Cheguei com muita ambição e entusiasmo para abraçar este projeto. Quando me mudei para o FC Porto a equipa já estava num nível competitivo muito alto, mas consegui integrar-me bem e corresponder às expectativas. A integração foi super fácil e fiquei muito feliz com o ambiente que encontrei aqui.”

Uma época de sonho
“Se tivesse de eleger o melhor momento da época, escolheria o jogo em que carimbámos a subida. Foi muito especial viver esse momento em casa ao lado dos nossos adeptos. Também gostei muito de jogar no Estádio do Dragão e de ouvir todos aqueles portistas a gritarem o meu nome. Foi indescritível.”

Mensagem aos portistas
“Reconheço e compreendo a vossa exigência e ambição e quero que saibam que eu partilho desses valores. Vão encontrar uma jogadora à Porto, com muito compromisso, espírito de sacrifício e vontade de trabalhar. Prometo fazer tudo para honrar as cores do Clube.”