Uiii... anti-liberalismo?D10s disse:Querem ver que ta ser pago pelos russos para tornar o nosso Porto num bastião do anti-liberalismo![]()

Uiii... anti-liberalismo?D10s disse:Querem ver que ta ser pago pelos russos para tornar o nosso Porto num bastião do anti-liberalismo![]()
Opah o homem perdeu talvez o sentido do liberalismo, mas o Amigo Putin é que diz que a sociedade liberalista é obsoleta...Carlos de Sousa disse:Uiii... anti-liberalismo?O homem até pode ser pago pelos russos, mas para o oposto.![]()
Vocês andam a discutir o termo liberalismo com significados opostos, tu estás a usar a versão anglo saxónica, mas eles andam a usar a versão da europa continental.D10s disse:Opah o homem perdeu talvez o sentido do liberalismo, mas o Amigo Putin é que diz que a sociedade liberalista é obsoleta...![]()
Não sei a quem te referes mas cartilheiros por aqui é coisa que não falta e de várias correntes as desportivas era suposto encontrar num site temático deste agora eu nunca pensei que houvessem tantos maoistas por aqui,curiosamente o PCTP/MRPP até acho estar extinto pois não conseguem eleger ninguém é mais um dos mistérios da democracia.Atenção nada contra os maoistas e o PCTP;MRPP até porque dos de tendência esquerdista até era na minha opinião dos mais entusiasmantes,embora eu não tenha partido político ,embora tenha convicções políticas como qualquer pessoa.Está complicado isto por aqui.Devenish disse:Ontem estive a ver os posts dele, no seu histórico, e no início disfarçou bem comentando assuntos de desporto mas nos últimos tempos ví logo quem era - pela escrita, pelos links, por bater sempre na mesma tecla, se não é o mesmo faz parte de uma "organização" que anda por todo o lado a defender sempre o mesmo e isso em si não é um defeito, defeito é não compreender que isto do covid-19 é o problema mais grave da humanidade nos últimos 80 anos e o que virá a seguir não terá nada a ver com a agenda que ele defendia e continua a defender.
Isso revela um desconhecimento brutal da tua parte sobre a sociedade americana e as políticas do Bernie Sanders, nunca andaria sequer perto de ser um bloquista, isso seria fazer uma transferência literal de como é visto o Bernie na america e trazer para o contexto europeu sem qualquer adaptação. Algumas das políticas do Bernie até são bastante semelhantes a políticas que podemos encontrar, por exemplo, no programa da iniciativa liberal. É claro que também não faz grande sentido esta discussão, porque a minha ideia na analogia era fazer uma ilustração satírica da política americana e o contexto europeu seja ele qual for é completamente diferente do Americano, para além de ser o ponto mais irrelevante do post.Branco disse:LOL
Ele certamente comunista não me parece que seja, apelidarem-no disso é perfeitamente ridiculo porque nunca lhe vi tendências autoritárias e antidemocráticas, no entanto também não vamos chegar ao ponto de dizer que aqui na Europa ele seria de centro, ele em Portugal (que é dos paises mais de esquerda da UE) era um gajo do bloco de esquerda ou quando muito um Manuel Alegre na esquerda do PS, mas acho que seria mais um Francisco Louçã.
O programa eleitoral dele vai nesse sentido, ele refere a Dinamarca como base do mesmo mas quem conhece esse país sabe que aquele programa eleitoral é da social democracia antes da década de 70 e não a versão actual da mesma, nesse sentido e tal como o Louçã se apresentava com um programa eleitoral que dizia moderado por ser relativamente similar ao modelo escandinavo do pós guerra.
E para quem não percebe do que estou a falar, o modelo escandinavo do pós guerra entrou em colapso na década de 70, o actual é uma versão mais neoliberal do mesmo e muitas daquelas politicas ficaram pelo caminho.
Ahhh okay, pronto ta explicado!Branco disse:Vocês andam a discutir o termo liberalismo com significados opostos, tu estás a usar a versão anglo saxónica, mas eles andam a usar a versão da europa continental.
Desculpa lá, mas se existe ignorância aqui é da tua parte, está à vontade para trazer o programa eleitorial do Bernie Sanders aqui e provares que o mesmo encaixa no conceito actual de social democracia tal como é praticado na Dinamarca.John Wick disse:Isso revela um desconhecimento brutal da tua parte sobre a sociedade americana e as políticas do Bernie Sanders, nunca andaria sequer perto de ser um bloquista, isso seria fazer uma transferência literal de como é visto o Bernie na america e trazer para o contexto europeu sem qualquer adaptação. Algumas das políticas do Bernie até são bastante semelhantes a políticas que podemos encontrar, por exemplo, no programa da iniciativa liberal. É claro que também não faz grande sentido esta discussão, porque a minha ideia era fazer uma ilustração satírica da política americana e o contexto europeu seja ele qual for é completamente diferente do Americano.
Ok, está explicado. Nem sequer tens noção do modelo praticado na escandinavia quando falas que é uma versão neoliberal do modelo antigo e nem tão pouco tens noção das políticas que o Bernie Sanders defende para os EUA nem as ideologia do Bernie Sanders, que são coisas diferentes. E eu não o estou aqui a defender porque acho que algumas das ideias dele são ridículas, mas outras acho que seriam fundamentais e que mais tarde ou mais cedo terão que ser adoptadas.Branco disse:Desculpa lá, mas se existe ignorância aqui é da tua parte, está à vontade para trazer o programa eleitorial do Bernie Sanders aqui e provares que o mesmo encaixa no conceito actual de social democracia tal como é praticado na Dinamarca.
Eu acho é que tu e muitos outros nem sequer sabem na verdade o que tem o programa eleitoral do Bernie Sanders ou sequer sabe que politicas são realmente aplicadas actualmente nesses paises escandinavos.
Dou-te um exemplo bem simples, no programa eleitoral do Bernie Sanders ele chega ao ponto de referir que quer simplesmente anular a divida a crédito, ou seja o estado americano (ou o contribuinte) teria que suportar as dividas de quem não se soube controlar a usar o cartão de crédito, mas existem muitas mais pérolas dessas.
É por ter noção de como a social democracia é genuinamente aplicada hoje em dia na Dinamarca que não aceito uma comparação com o programa eleitoral do Bernie Sanders, e apenas refiro essa comparação porque é ele mesmo que a faz, e é com base nisso que os seus apoiantes «vendem» as suas ideias.John Wick disse:Ok, está explicado. Nem sequer tens noção do modelo praticado na escandinavia apelidado de social democracia e nem tão pouco tens noção das políticas que o Bernie Sanders defende para os EUA nem as ideologia do Bernie Sanders, que são coisas diferentes. E eu não o estou aqui a defender porque acho que algumas das ideias dele são ridículas, mas outras acho que seriam fundamentais e que mais tarde ou mais cedo terão que ser adoptadas.
Posso estar de facto a ser ignorante, mas não vi em nenhuma parte ele querer eliminar a divida a crédito, vi sim que uma das suas medidas seria perdoar as dívidas dos universitários (que são uma aberração) recuperando o dinheiro através de taxas de sobre transações na bolsa, assim de repente não sei detalhar, mas creio que eram taxas abaixo de 0,5% e 0,1% sobre transações na bolsa e operações de títulos, algo do género.
O que ele defende nesse particular não é alheio ao facto de todo o sistema de saúde americano já estar privatizado e ele saber que é politicamente impossivel defender hospitais publicos nesse contexto, porque o eleitor comum não quer abdicar da qualidade dos serviços de saúde, quer é pagar menos.John Wick disse:Outra questão relevante é o medicare para todos que ele defende e que é um modelo para a saúde liberal por excelência, totalmente diferente dos serviços nacionais de saúde escandinavos, por exemplo, que são fruto de uma carga fiscal pesada e que de liberais não têm nada.
Esse comentário é um compêndio de contradições.Branco disse:É por ter noção de como a social democracia é genuinamente aplicada hoje em dia na Dinamarca que não aceito uma comparação com o programa eleitoral do Bernie Sanders, e apenas refiro essa comparação porque é ele mesmo que a faz, e é com base nisso que os seus apoiantes «vendem» as suas ideias.
E sim, ele defende algumas medidas tão absurdas como a que referi, assim como também defende essa medida do abatimento da divida dos estudantes, talvez não tão absurda desde que houvesse primeiro uma completa reformulação do sistema universitário americano para impedir que esses preços das propinas fossem praticados, e não como ele defende aceitar os mesmos fazendo o contribuinte pagar por isso.
Aquilo que define ideologicamente um candidato não é como ele se apresenta mas sim as medidas que defende, e a realidade é que o programa eleitoral do Bernie é um programa que em Portugal seria defendido por alguém muito à esquerda dentro do PS mas provavelmente do bloco de esquerda, e nunca alguém de centro ou muito menos de direita.
Eu usei o termo neo liberal quando referi a transição da década de 70 do modelo social democrata para referir que o mesmo seguiu uma versão menos estadista e mais orientada para o mercado a dada altura, eu sei que mesmo assim não é essa a ideologia actual desses paises, mas a tendência foi mais nesse sentido.John Wick disse:Esse comentário é um compêndio de contradições.
Em primeiro lugar, não, não me parece que tenhas o mínimo de noção do que é a social democracia escandinava, a partir do momento em que metes neoliberalismo pelo meio está tudo dito. Só para se ter uma noção, todas as reuniões de accionistas das grandes empresas privadas têm representantes do estado para evitar qualquer tipo de irregularidade. O programa político do Bernie Sanders até pode ter partes inspiradas no modelo da social democracia escandinava e, certamente, se ele compara as suas políticas às escandinavas é para tirar aproveitamento político do eleitorado americano situado à esquerda, porque não têm rigorosamente nada a ver. O modelo escandinavo está muito mais à esquerda do que o modelo preconizado pelo Bernie para os EUA. Já referi, por exemplo, o modelo do Bernnie para a saúde, que é muito similar ao que defende a iniciativa liberal aqui em portugal e é muito similar a modelos de países com políticas claramente liberais.
Neoliberalismo na escandinavia? Países com cargas fiscais pesadas, regularização por parte do estado de todas as grandes empresas privadas, saúde e educação praticamente gratuíta para todos, o que é que isto tem de neoliberalismo? O que eles souberam fazer e muito bem, foi tirar o que de melhor há do capitalismo e reduzir ao máximo as suas consequências negativas. Aposta muito forte na educação e na formação das pessoas na base de tudo. Redução da burocracia. Simplificação. Respeito. Noção muito forte de comunidade. Civismo.
Desculpa foi só um off topic, é porque também as noticias sobre o covid andam a ser positivas, acaba por ser a única forma de fazer mexer o tópico.administrador disse:Podem-se manter no tópico pf?
gozem...Paredes5 disse:Este tópico tinha muito mais graça em modo apocalipse.
Paredes5 disse:Este tópico tinha muito mais graça em modo apocalipse.
ixnay disse:Na TVI, agências funerárias a garantirem que há inúmeros casos de mortos com covid-19 que não são reportados como tal.
Branco, usa o tópico ao lado sobre a economia (e os aspectos sociais).Branco disse:Desculpa foi só um off topic, é porque também as noticias sobre o covid andam a ser positivas, acaba por ser a única forma de fazer mexer o tópico.