Natural infection vs vaccination: Which gives more protection?
Nearly 40% of new COVID patients were vaccinated - compared to just 1% who had been infected previously.
www.israelnationalnews.com
A questão dos festivais já arrancou em vários países. Claro que sempre com o certificado, mas já houve alguns, completamente cheios.Acho que nos vamos aproximar da solução inglesa, realmente estes isolamentos profiláticos sem sintomas e com teste negativo já não fazem qualquer sentido "Desde segunda-feira, as pessoas em Inglaterra vacinadas contra a Covid-19 ou menores de idade deixaram de ser obrigadas a ficar em isolamento profilático se estiverem em contacto com um infetado. Em vez do isolamento, são agora aconselhadas a fazer um teste PCR e podem aguardar o resultado sem restrições se não apresentarem sintomas".
Infelizmente é bastante provável uma nova vaga de infecções lá para novembro/dezembro e uma nova vaga de epidemiologistas de facebook a dizer "ah, a vacina não serve para nada" e "na suécia é que é" ignorando que estudos recentes indicam que a mortalidade na Suécia em 2020 foi a maior desde 1918.
Se evitarmos novas medidas de confinamento já será magnifico. Triple jab, máscaras em locais fechados, certificados de vacinação, sinceramente isso não me chateia nada. Temo é que festas com muita gente em locais fechados, festivais e estádios cheios se calhar, só mesmo para meados de 2022.
2022 tambem está quase.Acho que nos vamos aproximar da solução inglesa, realmente estes isolamentos profiláticos sem sintomas e com teste negativo já não fazem qualquer sentido "Desde segunda-feira, as pessoas em Inglaterra vacinadas contra a Covid-19 ou menores de idade deixaram de ser obrigadas a ficar em isolamento profilático se estiverem em contacto com um infetado. Em vez do isolamento, são agora aconselhadas a fazer um teste PCR e podem aguardar o resultado sem restrições se não apresentarem sintomas".
Infelizmente é bastante provável uma nova vaga de infecções lá para novembro/dezembro e uma nova vaga de epidemiologistas de facebook a dizer "ah, a vacina não serve para nada" e "na suécia é que é" ignorando que estudos recentes indicam que a mortalidade na Suécia em 2020 foi a maior desde 1918.
Se evitarmos novas medidas de confinamento já será magnifico. Triple jab, máscaras em locais fechados, certificados de vacinação, sinceramente isso não me chateia nada. Temo é que festas com muita gente em locais fechados, festivais e estádios cheios se calhar, só mesmo para meados de 2022.
Li a notícia por alto e é uma confusão pegada
Continuo sem entender estes números.
Números lançados para o ar sem qualquer explicação do que significam.
Pela minha interpretação isto até sem números muito bons, mas a própria notícia se contradiz.
Não há ninguém que consiga ter uma comunicação clara e informativa?
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Mas não é só essa notícia.Desde o título sensasionalista, à má tradução, às contradições entre o título e o corpo da notícia... É o que dá uma estagiária recém formada em comunicação, como é a jornalista que assina a notícia, escrever uma notícia desta relevância (e muito provavelmente sem consultar um investigador para confirmar o que lá está escrito).
Para já, o título da notícia não poderia estar mais errado do ponto de vista científico. O que este estudo confirmou é que pessoas vacinadas, se infetadas, podem desenvolver cargar virais tão elevadas como os não vacinadas. Ora, isto quer dizer que no caso de algum vacinado ser infetado (probabilidade essa que é inferior a um não vacinado) pode (não é 100% certo) apresentar cargas virais tão elevadas quanto os não vacinados... Ou seja, estamos a falar de várias condições. Por outro lado (e é algo complicado de avaliar sem um estudo bem desenhado) não se consegue dizer, para já, se um vacinado, mesmo com cargas virais elevadas, transmite de todo, ou da mesma forma que um não vacinado. Isso não é possível afirmar.
Aqui na Suiça já disseram que vacinado ou não transmitem o virus da mesma forma em relação a variante delta.Desde o título sensasionalista, à má tradução, às contradições entre o título e o corpo da notícia... É o que dá uma estagiária recém formada em comunicação, como é a jornalista que assina a notícia, escrever uma notícia desta relevância (e muito provavelmente sem consultar um investigador para confirmar o que lá está escrito).
Para já, o título da notícia não poderia estar mais errado do ponto de vista científico. O que este estudo confirmou é que pessoas vacinadas, se infetadas, podem desenvolver cargar virais tão elevadas como os não vacinadas. Ora, isto quer dizer que no caso de algum vacinado ser infetado (probabilidade essa que é inferior a um não vacinado) pode (não é 100% certo) apresentar cargas virais tão elevadas quanto os não vacinados... Ou seja, estamos a falar de várias condições. Por outro lado (e é algo complicado de avaliar sem um estudo bem desenhado) não se consegue dizer, para já, se um vacinado, mesmo com cargas virais elevadas, transmite de todo, ou da mesma forma que um não vacinado. Isso não é possível afirmar.
Porque em ciência nunca se pode afirmar algo com 100% de certezas. Em ciência trabalha-se com probabilidades, umas mais elevadas, mais baixas, maior confiança ou menor numa conclusão, mas nunca certeza absoluta. E o problema no jornalismo em relação à ciência é que as notícias dos diferentes estudos são veiculadas como certezas e baseados em pressupostos imutáveis. Nada mais errado.Mas não é só essa notícia.
Todas as notícias que metem % ao barulho têm sido totalmente confusas e nada (nada!!) informativas.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nesse vídeo, a pessoa afirma isso com base nas cargas virais dos vacinados vs não vacinados. Na minha opinião, e tendo em conta o fator vacina, não se deve extrapolar dessa forma a relação carga viral/transmissão. Porque são vários fatores a ter em conta.Aqui na Suiça já disseram que vacinado ou não transmitem o virus da mesma forma em relação a variante delta.
Só a minha carteira é que ficou no Estado de Calamidade.Passamos para Estado de Contingência.
Isto significa que vamos ter 2/3 da lotação contra o Arouca?
A minha também lolSó a minha carteira é que ficou no Estado de Calamidade.
Não sei.Isto significa que vamos ter 2/3 da lotação contra o Arouca?
Sim.Isto significa que vamos ter 2/3 da lotação contra o Arouca?
A minha já era um problema crónico, por isso nem notei diferença...Só a minha carteira é que ficou no Estado de Calamidade.
Certeza?