Clubes no Facebook

B

bruno ribeiro

Guest
Qual é o clube qual é, que sendo um considerado como um dos melhores clubes do Mundo, consegue ter uma página oficial no Facebook com menos seguidores do que uma página não oficial? Página essa que há um mês tinha menos seguidores do que a oficial?

A página do FC Porto já nem sequer ocupa uma posição no top 10 de páginas portuguesas com mais seguidores. No último mês teve um crescimento de cerca de 5 mil seguidores. Isto significa que ou foi atingido o limite de portistas no facebook, ou que a página está a ser mal gerida. Como as páginas não oficiais continuam a crescer, parece ser mais o segundo caso.

Ao menos, uma das sugestões que fiz no documento que enviei foi realizada. Presumo que não tenha sido por causa desse documento porque se trata de uma das coisas mais básicas a fazer quando se tem uma página institucional no facebook: criar um url personalizado! Que o facebook permite fazer assim que uma página tenha mais de 25 seguidores. Adiante.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,189
24,860
Gaia
Realmente é lamentavel que nao haja empenho, esforço clarivedencia em considerar as redes sociais mais uma ferramenta de apoio e alargamento da base de apoio ao FC do Porto.

Já cansa tanto amadorismo e falta de consciencia e de visao sobre as novas realidades.

D

Dyonisius

Guest
Ao que parece, quem cuida da página oficial não se preocupa com isso.

É uma pena.

B

bruno ribeiro

Guest
> grandeporto Comentou:

> Os orcs já fizeram isso, penso que é presico iniciativa da pagina oficial do clube.
---------------------------

É simples, fizeram porque contrataram alguém que percebe do assunto, tendo a óbvia vantagem de ser adepto deles.

Mas os problemas da página do facebook do FC Porto vão mais além do que o simples crescimento no número de seguidores. A página não é mais do que um receptáculo da informação colocada no site. Não há nada de novo, nada de diferente, nada que justifique por si uma visita regular à página e a interacção com ela.

A secção de informação da página é de uma pobreza confrangedora. Mas há um outro dado que demonstra bem a pobreza da página e do conteúdo colocado:

O facebook lançou a passada semana uma nova métrica intitulada \"pessoas que falam disto\", que basicamente reflecte o número de utilizadores que no período de uma semana criaram uma \"história\" sobre aquela página. O facebook define \"criar uma história\" como qualquer acto que um utilizador realize que origine uma informação no seu mural e no mural dos seus contactos. Estes actos são: gostar de uma página; postar algo no mural de uma página; gostar, comentar ou partilhar um post de uma página; recomendar uma página; fazer check-in a um local, etc.

Como se trata de uma métrica pública, comparemos os 3 clubes, em termos totais e relativos:

orcs - 796.428 seguidores; 34.682 criaram uma história sobre a página (4% dos seguidores);
calimeros - 217.647 seguidores; 23.231 criaram uma história sobre a página (11% dos seguidores);
FC Porto - 417.593 seguidores; 7.814 criaram uma história sobre a página (2% dos seguidores);
Página não ofical do FC Porto - 436.382 seguidores; 18.049 criaram uma história sobre a página (4% dos seguidores)

J

jovifcp

Guest
bruno, eu acho que tu vais concordar comigo, quando digo que a página não oficial é mais \"apelativa\", tão e somente pelo seu nome.

\"FC Porto\". Diz-se \"Futebol Clube do Porto\", mas no dia-a-dia, na pub, em todo o lado, vê-se \"FC Porto\", e não \"Futebol Clube do Porto\". Uma maior percentagem dos users de facebook, procuram primeiro por \"FC Porto\". Eu próprio, quando aderi ao facebook, fiz isso mesmo, mas na altura, logo me apercebi, que \"Futebol Clube do Porto\", era a página oficial.

Quanto ao resto, é óbvio que o facebook do slb tem uma interacção com o user totalmente diferente, como por exemplo, álbuns que são uploadados quase todas as semanas, mesmo com os eventos mais fatelas, faz publicidade GRATUITA às páginas das suas \"estrelas\" de maior renome, está ligado à página da \"Coca-Cola\", etc.

É o que o bruno diz e bem: a nossa página limita-se a fazer uma espécie de serviço RSS da info do nosso site, fcporto.pt. Nada mais. As únicas excepções são:

- Fraca e demasiado leve pub aos jogos no Caixa;
- Fraca e pouco incisiva pub nos passatempos realizados;

De resto, é só mesmo para o número que se é \"fã\" desta página.

B

bruno ribeiro

Guest
jovi, o nome de facto é uma questão que certamente leva a que muitos julguem estar a associar-se à página oficial. Compreendo no entanto que o a página tenha sido chamada de Futebol Clube do Porto e não FC Porto. O que não compreendo é porque se demorou tanto tempo a reclamar o url personalizado que poderia ter alterado esta situação.

Mas o principal problema da página é mesmo a falta de conteúdo de qualidade. É o que sai no site e comunicação de jogos das modalidades. De vez em quando colocam um vídeo a dar os parabéns a um jogador aniversariante - que rapidamente se torna um dos conteúdos mais vistos e com mais interacções.

Não sei se isto ocorre por falta de conhecimento de quem gere a página, por falta de vontade, ou mesmo por se considerar que é um canal de pouco interesse.

B

bruno ribeiro

Guest
Tinha prometido a mim mesmo que não voltaria a abordar este tema relativamente ao nosso clube, mas tendo em conta mais uma situação lamentável lá voltarei a ter que o fazer.

Quem gere a página achou por bem lançar os jogos de andebol e basquetebol com o seguinte trocadilho: \"Aqui vale Mexer com a mão\". Pode-se discutir a qualidade do trocadilho e pertinência do mesmo, mas nem é sequer isso que me leva a escrever este post.

Até este momento, o post tem 437 likes, 45 shares e 49 comments. Nada de extraordinário, mas nada mau. Mas o conteúdo de alguns comentários leva-me a perguntar se há alguém que esteja minimamente atento ao que é escrito na página oficial do Facebook do clube.

Se a maioria dos comentários se refere, positiva ou negativamente à piada, outros limitam-se a atacar o treinador e a equipa de futebol (que não teria nada a ver com o post a não ser pelo trocadilho) com linguagem que um clube como o FC Porto não pode admitir que exista na sua página contra os seus profissionais.

Mas verdadeiramente grave, é que seja possível estar exposta na página oficial do Facebook do FC Porto por mais de 2 horas a seguinte mensagem:

\"Ninguem Sabe o que o Pinto faz com o dinheiro dos Socios ? Compra Fruta Café e putas - FC Porto\"

Podem ver aqui: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150383792259485&set=a.99084629484.88413.82713049484&type=1

Eu até percebo, e de certa forma aceito, que não haja ninguém exclusivamente dedicado a monitorar o que é escrito na página. Sai caro.

O que não posso aceitar de forma alguma é que quem gere a página não saiba accionar os filtros de spam e obscenidades que o facebook integra nas páginas que impediria que mensagem destas fossem sequer publicadas. Um simples clique e tal estava controlado.

No resto, a página continua com a mesma dinâmica e sem crescimento visível.

J

jovifcp

Guest
Os comentários nas publicações da página são sempre.... random. Não se sabe o que vai sair dali.

B

bruno ribeiro

Guest
> jovifcp Comentou:

> Os comentários nas publicações da página são sempre.... random. Não se sabe o que vai sair dali.
---------------------

Isso é certo. Mas também é certo que é possível activar filtros automáticos que impeçam que certas expressões sejam publicadas. Não vejo problema nenhum em criticar ou deixar a sua opinião. Agora o FC Porto não pode permitir certo tipos de linguagem na sua página oficial, sobretudo quando dirigida aos seus profissionais e com insinuações sobre o possível comportamento destes.

E isso faz-se em menos de 5 minutos.

nike

Tribuna Presidencial
22 Janeiro 2008
8,524
4,253
Texas, 1983
futebol-cerebral.blogspot.com
Há cerca de 6 horas, colocámos a questão: \'Qual é o seu clube favorito?\' Estão contabilizados até agora cerca de 4 200 votos. A vantagem é, agora, pela primeira vez, do FC Porto. Seguem-se-lhe o Benfica (por perto) e o Sporting.

in Facebook do Tempo Extra

Lá vai ter o Rui Santos que pedir a repetição do inquérito kakakakaka

B

bruno ribeiro

Guest
Sendo o principal crítico - sempre de forma construtiva, penso eu - da forma como a página do Facebook do FC Porto tem sido gerida, venho hoje aqui aplaudir uma boa iniciativa que já tardava: a publicação de fotos dos jogos directamente no Facebook!

Resultado: 516 gostos, 40 comentários, e 44 partilhas em menos de meia hora. Com este tipo de conteúdos, obviamente reforçados com outras medidas, e de forma continuada tenho a certeza que a página vai voltar a crescer e não permanecer estagnada como tem estado. E espero sobretudo que deixe de ser um repositório de links para o site e passe a ser um verdadeiro canal de comunicação com os adeptos.

F

fcporto87

Guest
http://www.uefa.com/uefachampionsleague/season=2012/clubs/index.html

Vamos lá pessoal, votar em massa no nosso clube!

F

fcporto87

Guest
> Flems Comentou:

> Votar no quê? Essa página é a index dos clubes...

-----------------------

Andas com o rato por cima dos emblemas e aparece-te o \"like\", acho que tens que ter facebook!

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
10,275
5,495
Conquistas
30
33
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Os m****s já vão em 4000 e nós ainda nem a 1000 chegamos. Wtf?
Toca a votar. Eu já votei.