#Voleibol CEV Volleyball Cup, 1/16 Final: FC Porto-Galatarasay SK 1-3

Rodrigomp06

Superior
21 Julho 2025
94
85
Lamego
Inacreditável não termos recuperado a modalidade na década passada.

Nem por termos inaugurado o Dragão Arena...
Falei porque nos ultimos anos tenho acompanhado as modalidades principalmente durante a semana, e tirando clássicos com benfica e sporting o que mais enche o pavilhão são estes jogos europeus de voleibol. E devido à relevância do desporto na região costuma-se ver muitos grupos de jovens atletas (assim de cabeça hoje vi do Canidelo, Lousada, Madalena, São Mamede, Sporting de Espinho e Leixões)

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
27,026
19,703
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
As diferenças são a todos os niveis, mas a maior (pelo menos a que me salta mais à vista) é sempre o serviço

As grandes equipas servem muito bem.. e isso faz uma mossa enorme, a todo o jogo adversário

Ninelives

Bancada lateral
1 Maio 2016
796
809
Póvoa de Varzim
As diferenças são a todos os niveis, mas a maior (pelo menos a que me salta mais à vista) é sempre o serviço

As grandes equipas servem muito bem.. e isso faz uma mossa enorme, a todo o jogo adversário
Isso mesmo.

Não sei o nome mas uma das jogadores tinha um serviço pareciam balas... a Beatriz ainda conseguiu apanhar algumas...

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,845
18,554

A ideia com que fiquei a ver o jogo foi que a certa altura elas até desistiram de servir com força e procuravam servir para a zona da Jazz. Acho que ela nunca treinou tantas recepções como ontem...

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,845
18,554
Este jogo deixa-me convencido que a zona 4 é a nossa maior fragilidade. A Vitória e a Jazz atacam bem mas têm muitas dificuldades na recepção. A Ana Rui recebe melhor mas tem muitas dificuldades no ataque. Numa posição que implica saber atacar e defender, se calhar temos as jogadoras mais incompletas. Já vi noutros jogos a Ana Rui entrar para o lugar da Vitória quando está no fundo e depois voltar a entrar a Vitória para jogar na rede. Ontem podia ter sido uma solução a implementar.

Mas apesar de todas essas coisas, muito orgulhoso com o que vi das nossas meninas!

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
27,026
19,703
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Este jogo deixa-me convencido que a zona 4 é a nossa maior fragilidade. A Vitória e a Jazz atacam bem mas têm muitas dificuldades na recepção. A Ana Rui recebe melhor mas tem muitas dificuldades no ataque. Numa posição que implica saber atacar e defender, se calhar temos as jogadoras mais incompletas. Já vi noutros jogos a Ana Rui entrar para o lugar da Vitória quando está no fundo e depois voltar a entrar a Vitória para jogar na rede. Ontem podia ter sido uma solução a implementar.

Mas apesar de todas essas coisas, muito orgulhoso com o que vi das nossas meninas!
Ontem não foi o melhor jogo, mas não acho que a Rivest receba mal.

A atacar é que é algo conservadora

• Like
Reações: WhiteWolf

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,122
1,311
Concordo com o que disseram o @Pombal e o @PO.

Há que perceber que elas traziam a lição estudada, não vieram às cegas. Sabiam perfeitamente quais eram os nossos pontos fracos, tanto na receção como na defesa após transição. Para se ter uma ideia, as principais recetoras do jogo foram a Jazz (17), a Natalia (11), que são Z4, e a Yatgin (8), que é líbero. Logo aí, a diferença foi bem evidente. Em termos de percentagens de receção positiva, a Natalia teve 60% e a Jazz 50% (enquanto a Vicky teve 0%), não estiveram assim tão mal.
Uma das grandes diferenças esteve na qualidade do serviço, não só em termos de ases como em termos de potência e colocação (a propósito, a "jogadora que tinha um serviço que pareciam balas" é a Carutasu, que, se não estou em erro, foi a segunda melhor servidora da liga turca no ano passado), o que dificultou muito a nossa receção, que é um dos nossos pontos fracos, sobretudo em jogos com aquela intensidade. A Milana raramente recebeu bolas A e, quando as teve, esteve bem na distribuição.
Depois, a qualidade no ataque. Mesmo que fosse possível juntar o melhor da Vicky e da Jazz numa só, não estaria sequer perto da Lukasik. A maioria dos ataques das pontas delas era praticamente indefensável.
Na minha opinião, elas só começaram a acelerar no 2.º set (aquela entrada foi fatal para nós), mas ainda apanharam um susto no 4.º set. A prova é que "obrigámos" o treinador delas a meter duas das titulares habituais na parte final e, mesmo assim, só não ganhámos o set por demérito nosso.
Dito isto, não considero que alguma das nossas jogadoras tivesse estado mal; algumas podem ter estado menos bem, mas não é nada fácil lidar com aquela intensidade jogo. A Shainah fez, de longe, o melhor jogo desde que está cá e as nossas centrais estiveram num nível muito bom. Se jogarmos sempre assim, raramente perderemos um set no campeonato.

Para quem quiser consultar os dados estatísticos, fica o link. Os números que lá estão explicam muita coisa.

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,122
1,311

O MC fez isso no 4.º set e acabou por esgotar as substituições antes da parte final do set. Essa solução funciona quando a equipa consegue ter boas sequências de serviço, que não foi o caso ontem.