Acho louvável que tenha avançado e sou bastante crítico da gestão do pinto da costa.
Infelizmente, acho o discurso muito "comentador de futebol" e muito pouco objectivo. É o tipo de pessoa que perante a pergunta "então e a formação?" ele responde "a formação depende da qualidade dos jogadores". Isto diz-nos absolutamente nada e a maioria das respostas estão neste nível de superficialidade.
O Koehler estava a fazer o exercício de vincar as diferenças de forma muito mais eficaz e acredito que se tivesse tido algum apoio importante poderia efectivamente competir nestas eleições.
O que gostaria de ouvir do JFR eram decisões concretas para problemas concretos. Deixo 3 exemplos de temas que poderiam ser bastante mais objectivos:
- Política de contratações: Somos claramente contra a política deste mercado ou não somos? Faz sentido contratar Marchesin, Ze Luis e Uribe, todos com + de 28 anos e com um custo de 25 milhões de euros? O Monchi do sevillha apresentou as suas guidelines de contratações: x% das contratações são jogadores abaixo dos 24 anos com potencial de revenda; x% são jogadores de rendimento imediato e ainda poderíamos adicionar x% para jogadores da formação. Todos sabemos que o futebol não é matemático, mas são orientações que demonstram facilmente o que se quer para o futebol.
- Formação: Academia - Custo estimado? 10 milhões? Explicar que se pode financiar a construção da academia com a venda de um Aboubakhar. Garantir que será uma prioridade máxima.
- Finanças: Buraco operacional - Numa análise rapida e superficial, tivemos 155 milhões de gastos operacionais, dos quais 98 milhões foram gastos com pessoal. As receitas foram 180 milhões, dos quais 80 milhões vierma de prémios UEFA. Isto significa (por alto porque faltaria ajustar os prémios pagos por estarmos nas competiçoes europeias) que sem UEFA temos um buraco de 40-50 milhões de euros todos os anos para cobrir. Como é que se resolve isto? Conseguimos reduzir os gastos salariais para 60 milhões (eu acho que sim) ? de que forma? ligar com o tema da politica de contratações. Vincar o absurdo que é vender Ruben Neves e Diogo Leite a baixo custo quando seriam optimas soluções para o Onze, com salarios muito mais reduzidos que Marcano, Uribe e companhia.