> Trivelas Comentou:
> Otilious, embora perceba e até concorde com parte da tua argumentação, por aquilo que eu conheço são muitos os clubes que preferem épocas mais curtas por causa dos \"salários\" que pagam. Há cada vez mais clubes a gastarem autênticas \"fortunas\" nestes campeonatos ditos amadores.
Por isso é que tantos clubes vão fechando portas. Não aguentaram mais.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não percebeste o que eu disse caro Trivelas.
O meu comentário foi com base no que disse o forista Devenish, na qual eu não concordo quando ele referiu que os campeonatos distritais deviam aguentar mais tempo e não estar praticamente sem quatro meses sem competir e referi que era uma situação impossível e apenas entrei nos clubes que não pagam salários aos seus jogadores. A questão que tu entras eu nem falei, porque naturalmente nem era necessário, uma vez que quanto mais cedo a época terminar, menos gastos vão ter e isto é mesmo assim.
Quando eu falo em mais provas é DENTRO da época competititiva e sem prejudicar o calendário previsto e os oito meses e pouco de competição mantém-se. Temos campeonatos já com muitas equipas e o campeonato ocupa o tempo todo da época. Nesses casos está perfeito, agora eu estou a falar nos campeonatos que tem poucas equipas e na qual muitas vezes o campeão é encontrado em Fevereiro e Março, onde depois faz-se uma Taça que não conta rigorosamente para nada. Não faz sentido...até porque o campeonato devia ser a última prova a terminar.
Vou dar mais um exemplo da AF Horta...o modelo competitivo é um torneio de abertura (não passam de meros jogos de pré-época), campeonato e taça. O problema é que ano passado, logo após o torneio de abertura fizeram o campeonato a quatro voltas, terminando o mesmo em Março e o campeão já estava definido em termos matemáticos em Fevereiro. Depois disso fizeram a Taça AF Horta (para apurar os representantes do Faial e Pico para a Taça Autonomia), terminando a temporada em finais de Abril. O que eu crítico nisto...é que não fez sentido fazer-se primeiro o campeonato e depois a taça.
Esta época rectificaram este erro, no entanto ainda não foi como se desejava. Houve o torneio de abertura (uma volta apenas) e depois campeonato e taça ao mesmo tempo, ou seja, praticamente numa semana era jogos de campeonato (quatro voltas) e na semana seguinte um jogo para Taça AF Horta (duas voltas). Esta mistura não faz igualmente sentido e até posso perfeitamente dar o exemplo do Fayal Sport...no campeonato as coisas não correram nada bem e na taça discutiram até ao seu último jogo o acesso à Taça Autonomia (não conseguindo apurar-se), mas estar semana a semana a lutar por duas provas diferentes e a viver momentos completamente opostos não fez qualquer sentido! Tem que haver um meio-termo e como eu disse...o ideal é...ou iniciar primeiro a taça e depois o campeonato...ou então fazer o campeonato e a meio da semana (de 15 em 15 dias ou algo do género) efectuar jogos para a outra competição. Mas face às dificuldades e com isto obrigar os clubes a gastar electricidade e tudo mais (caso houvesse jogos a meio da semana), o ideal é mesmo fazerem primeiro a taça (mesmo que fosse apenas uma volta) e depois o campeonato, que é sem dúvida a prova rainha de qualquer associação.
Já agora...esta Taça Autonomia é uma prova que vem substituir a Taça Açores e é uma prova disputada quando acaba a época nas três associações, sendo representada por uma equipa de São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico, com o apuramento a ser feito de forma simples...quem vencer a Taça da sua ilha estará presente nesta prova.