ATP World Tour 2026

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
4,536
17,839
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Resta saber se consegue fazer a transição para algo mais consistente, ou se vai ser um Bellucci.
Ohhh bellucci on his day…

A loucura desmedida pelo João ainda não ajuda, ele vai ficando tenso muitas vezes quando sente a responsabilidade e é meio que normal e tem tempo para que isso passe.

Se ele tiver quem o ensine a dominar aquele fire power todo tenho a certeza de que estaremos a falar de future hall of famer.
“if if if…”

• Like
Reações: otilious

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
9,070
11,655
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
Continuo a não entender o hype todo em volta do Fonseca. Jogador mediano. Faz um pontito bom de vez em quando. Sim, como todos os jogadores do top-200 fazem, às vezes. Mensik e Fils (sensivelmente da mesma idade), para não falar do ainda mais óbvio Shelton, estão num patamar de consistência e qualidade muito superiores.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,275
11,761
36
Porto
Continuo a não entender o hype todo em volta do Fonseca. Jogador mediano. Faz um pontito bom de vez em quando. Sim, como todos os jogadores do top-200 fazem, às vezes. Mensik e Fils (sensivelmente da mesma idade), para não falar do ainda mais óbvio Shelton, estão num patamar de consistência e qualidade muito superiores.
Acrescento o Tien. Parece-me já noutro ponto de maturação.

• Like
Reações: Special Too

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
4,536
17,839
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Acrescento o Tien. Parece-me já noutro ponto de maturação.
O Learner é neste momento o melhor em tudo até na equipa que o acompanha.

Fonseca tem do seu lado coisas que não se ensinam e que quando forem domadas vão fazê-lo dominar muita gente com facilidade.

Ainda assim, a nivel de consistência exibicional e estar lá sempre, sem duvida Tiem é o melhor jogador jovem neste momento

• Like
Reações: otilious e Roma
8 Fevereiro 2023
20,089
25,354
Curioso que fales nisso, queres aprofundar mais ? A minha vida meio que é isso então gosto sempre de ouvir opiniões
Segundo me disseram subiu para 29 este ano e naturalmente perdeu power, acho que se nota um bocado isso mas pode ser só impressão minha.

Percebo o valor alto devido às características da raquete mas penso que 29 é exagerado até pela fisionomia corporal do Sinner.

O que achas?

Questionei há pouco um entendido destas coisas, um gajo estrangeiro, estou pra ver o que ele diz.

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
4,536
17,839
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Segundo me disseram subiu para 29 este ano e naturalmente perdeu power, acho que se nota um bocado isso mas pode ser só impressão minha.

Percebo o valor alto devido às características da raquete mas penso que 29 é exagerado até pela fisionomia corporal do Sinner.

O que achas?

Questionei há pouco um entendido destas coisas, um gajo estrangeiro, estou pra ver o que ele diz.
Então, indo por partes:
- A corda que ele usa (Hawk Touch 1.30) já é por si só bastante rígida para obter níveis altos de controlo. É uma corda tipo equivalente à 4G da Luxilon (aquela amarelada que se vê muitos jogadores da Wilson usar) e que novamente, por si só já é uma corda dura e com altos níveis de controlo.

-27/28kgs já é também absurdamente alto para qualquer comum mortal. Diria também surpreendentemente alto porque era mais costume haver assim tensões muito altas quando as raquetes têm SWs muito altos, o que também não é o caso com o Jannik, que tem a raquete sem corda a pesar perto de 302/303g e balanço apenas ligeiramente superior a 32cm (para se ter noção, uma Speed MP que compres numa loja tem 300g e balanço de 32cm, portanto não está assim tão longe dos specs de loja, embora seja um frame diferente).

- Agora, onde é que pode ser justificada esta tensao? No peso desmedido de bola que o Jannik consegue gerar. Já tive oportunidade de ver à minha frente e é doentio. E portanto para conseguir fazer os swings com total fluidez sem ter receio das bolas voarem, é compreensível ir para tensões altas.

- os 29kgs (nao vi que tivesse aumentado para aí) pode ser uma adaptação temporária à época australiana. Muito calor faz as bolas saltarem mais, andarem mais e portanto precisas de mais controlo vindo da raquete. Por ultimo o calor também faz a corda perder tensão mais rápido, então as vezes tambem se encordoa acima ja a contar com uma perda mais rapida de peso.

- não vi o sinner jogar agora no qatar e portanto não consigo dizer se se nota ou não, mas às vezes os angulos das câmaras também enganam!

-por fim, falando na fisionomia.. a mecânica estando lá, é tranquilo para um atleta destes.
Posso te dizer que vou testando muitas raquetes e consigo com raquetes mais pesadas ir tranquilamente ate aos 24/25kgs sem ter propriamente dores ou me sentir mal e eu já nao jogo nem tenho o minimo de preparação física neste momento 😅

8 Fevereiro 2023
20,089
25,354
Então, indo por partes:
- A corda que ele usa (Hawk Touch 1.30) já é por si só bastante rígida para obter níveis altos de controlo. É uma corda tipo equivalente à 4G da Luxilon (aquela amarelada que se vê muitos jogadores da Wilson usar) e que novamente, por si só já é uma corda dura e com altos níveis de controlo.

-27/28kgs já é também absurdamente alto para qualquer comum mortal. Diria também surpreendentemente alto porque era mais costume haver assim tensões muito altas quando as raquetes têm SWs muito altos, o que também não é o caso com o Jannik, que tem a raquete sem corda a pesar perto de 302/303g e balanço apenas ligeiramente superior a 32cm (para se ter noção, uma Speed MP que compres numa loja tem 300g e balanço de 32cm, portanto não está assim tão longe dos specs de loja, embora seja um frame diferente).

- Agora, onde é que pode ser justificada esta tensao? No peso desmedido de bola que o Jannik consegue gerar. Já tive oportunidade de ver à minha frente e é doentio. E portanto para conseguir fazer os swings com total fluidez sem ter receio das bolas voarem, é compreensível ir para tensões altas.

- os 29kgs (nao vi que tivesse aumentado para aí) pode ser uma adaptação temporária à época australiana. Muito calor faz as bolas saltarem mais, andarem mais e portanto precisas de mais controlo vindo da raquete. Por ultimo o calor também faz a corda perder tensão mais rápido, então as vezes tambem se encordoa acima ja a contar com uma perda mais rapida de peso.

- não vi o sinner jogar agora no qatar e portanto não consigo dizer se se nota ou não, mas às vezes os angulos das câmaras também enganam!

-por fim, falando na fisionomia.. a mecânica estando lá, é tranquilo para um atleta destes.
Posso te dizer que vou testando muitas raquetes e consigo com raquetes mais pesadas ir tranquilamente ate aos 24/25kgs sem ter propriamente dores ou me sentir mal e eu já nao jogo nem tenho o minimo de preparação física neste momento 😅
Fui ver à net e parece mesmo que usou 29 no AO. Alcaraz 25.

Não sei se manteve no Qatar a mesma tensão ou se mudou.

No AO já tinha sentido sobretudo quando jogou em sessão noturna que a bola não estava a andar como no ano passado mas na TV não dá para ter a certeza.

No Qatar ainda achei mais apesar de em Doha os courts serem mais lentos que em Melbourne e ele jogou sempre à noite.

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
4,536
17,839
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Fui ver à net e parece mesmo que usou 29 no AO. Alcaraz 25.

Não sei se manteve no Qatar a mesma tensão ou se mudou.

No AO já tinha sentido sobretudo quando jogou em sessão noturna que a bola não estava a andar como no ano passado mas na TV não dá para ter a certeza.

No Qatar ainda achei mais apesar de em Doha os courts serem mais lentos que em Melbourne e ele jogou sempre à noite.
Esses 4kgs de diferença para o Carlos parecem ainda mais se bateres com as duas raquetes porque o Carlos ja na epoca passada trocou de RPM Blast para RPM Team e a corda é muito mais elastica portanto consegue produzir muito mais potencia de forma natural.

Ainda assim, a potencia do sinner nota se menos do que a do alcaraz na tv.
A do sinner é diferente, é tipo o ritmo médio do gajo, a jogar com muita margem, põe um peso na bola mesmo enorme que não se sente noutros jogadores, nem mesmo no Carlos.
O Carlos obviamente que quando decide mudar de velocidade, notas e notas bem 😅

• Like
Reações: Dragão D'Ouro

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
4,536
17,839
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Não tenho visto, flopou, pensava que ia dar jogador.

Acho que tambem não é dos mais dedicados.
Admito que estive agora a ver em Santiago contra o Juanma Cerundolo e ao ver meio que o downfall dei por mim a torcer muito por ele.
Sem apoio de roupa, raquete ou sapatilhas, o pai morreu no fim do mês passado, ainda não tinha ganho este ano..
É um desporto efetivamente muito duro.

Mas lutou bem e ganhou bem, pode ser um nome a ter em conta em Santiago esta semana

• Like
Reações: sirmister

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,317
56,175
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Admito que estive agora a ver em Santiago contra o Juanma Cerundolo e ao ver meio que o downfall dei por mim a torcer muito por ele.
Sem apoio de roupa, raquete ou sapatilhas, o pai morreu no fim do mês passado, ainda não tinha ganho este ano..
É um desporto efetivamente muito duro.

Mas lutou bem e ganhou bem, pode ser um nome a ter em conta em Santiago esta semana
Os apoios é o menos, ele em principio financeiramente já deve estar safo.