Profitez des vidéos et de la musique que vous aimez, mettez en ligne des contenus originaux, et partagez-les avec vos amis, vos proches et le monde entier.
youtube.com
Parte mental é de longe a mais importante ao mais alto nível como exemplifica o Mouratoglou neste vídeo.
Basta ver o que aconteceu no US Open 2011 e Wimbledon 2019 - Federer com 2 MP no seu serviço em ambos os torneios e acabou por oferecer 2 torneios de GS ao Djokovic contra todas as probabilidades naquele momento. Possivelmente o Big 3 estaria agora empatado a 22 em GS, o que não deixa de ser curioso.
Auge de um jogador para algumas pessoas tem como critério principal o número de títulos que ganhou em determinada época. Se assim for o auge do Federer teria sido entre 2004 e 2007 e o do Djokovic em 2011 e 2015.
No entanto em termos de nível de jogo, na opinião do Nadal a melhor versão do Federer foi em 2017, eu corroboro pois apesar dele em 2006 ter jogado a um nível muito elevado durante mais meses os ajustes que o suiço fez em 2017 foram cruciais para tornar o seu ténis menos vulnerável.
Já quanto ao Djokovic também vou ao encontro da opinião de vários analistas e ex-tenistas, o seu auge a nível tenístico foi em 2023. Melhor direita, serviço e jogo do rede do que em qualquer ano da década anterior e acima de tudo com um ténis muito mais agressivo.
Relativamente ao Nadal tenho mais dúvidas, acho que o seu nível foi muito alto em vários anos (se não fossem as lesões teria ganho muito mais títulos) e não consigo dizer com exatidão em que época jogou melhor ténis mas se tivesse que escolher diria 2013, em detrimento de 2017, 2010 e 2008.