Astronomia

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,141
3,174
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Não sabia que havia aqui um tópico de astronomia!

é das minhas maiores paixões e dos hobbies que mais horas me consome.
Faço parte da APAA, há dois anos comprei uma moradia e uma das coisas que tive em consideração foi que fosse numa zona com um excelente céu para conseguir evitar as deslocações para zonas remotas para conseguir fotografar o céu noturno e montar o meu observatório no meu backyard.
Faço Deep sky astrophotography há cerca de 5 anos e tenho também código desenvolvido que já foi implementado por uma empresa que desenvolve equipamento para astrofotografia (ZWO).
Se andarem por ai mais astronomos amadores, digam coisas, há que fazer star parties!

Deixo aqui algumas das minhas fotos!

Horse-head-nebula-and-flame-nebula m31-halpha-wallpaper m33-v2-ABE M42-hdr-13h-Data-luminance-HA-RGB-Water-Marked-Poster-horizontal m65 m101-v1 ngc281-output NGC4438-Virgo-supercluster NGC5070-Pelican-Nebula-wallpaper NGC7000 Rosetta-nebula-SHO-5h-watermarked-16-9 bubble-nebula-and-star-cluster California-Nebula-6h-sho Elephant-trunk-composite final-m51-v1
Uau, espectacular.

Excelentes fotos! Tens um James Webb em casa?

Migueloto

Bancada central
22 Novembro 2023
1,022
2,363
Conquistas
4
Fafe
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Lucho González
  • José Maria Pedroto
Uau, espectacular.

Excelentes fotos! Tens um James Webb em casa?
e era 😁 .
Mas quem tiver interessado em descarregar os dados do JWST e processar em casa, estão disponiveis para o publico. Com software gratuito conseguem revelar a imagem. têm tutoriais para isso no youtube, se estiverem interessados, é só pesquisar.

já agora o meu equipamento é este:

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,504
6,220

Faço parte da APAA, há dois anos comprei uma moradia e uma das coisas que tive em consideração foi que fosse numa zona com um excelente céu para conseguir evitar as deslocações para zonas remotas para conseguir fotografar o céu noturno e montar o meu observatório no meu backyard.
Faço Deep sky astrophotography há cerca de 5 anos e tenho também código desenvolvido que já foi implementado por uma empresa que desenvolve equipamento para astrofotografia (ZWO).
Se andarem por ai mais astronomos amadores, digam coisas, há que fazer star parties!

Horse-head-nebula-and-flame-nebula m31-halpha-wallpaper m33-v2-ABE M42-hdr-13h-Data-luminance-HA-RGB-Water-Marked-Poster-horizontal m65 m101-v1 ngc281-output NGC4438-Virgo-supercluster NGC5070-Pelican-Nebula-wallpaper NGC7000 Rosetta-nebula-SHO-5h-watermarked-16-9 bubble-nebula-and-star-cluster California-Nebula-6h-sho Elephant-trunk-composite final-m51-v1
________

Assim de repente... Horsehead, Andrómeda, M42... entre outras....

Sou astrónomo amador... Serra da Freita... 🙂

Migueloto

Bancada central
22 Novembro 2023
1,022
2,363
Conquistas
4
Fafe
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Lucho González
  • José Maria Pedroto

No meu caso não sou astrofotógrafo, sou mais dedicado à observação... mas sim, a Serra da Freita não é nada, mas nada, de se deitar fora... Bortle 4... SQM 20,63...
Pensei que fosse mais escuro. De minha casa é um bortle 5 / SQM 20.28. Mas deve haver zonas melhores algures na serra da freita. Aqui também tenho um spot em Varzea Cova, onde fica aquela famosa casa na rocha (perto da zona do rally em fafe), em que é bortle 3. Para observação tenho uns binoculos, mas gosto é mesmo de deep sky e de todo o processo de captura.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,504
6,220
Pensei que fosse mais escuro. De minha casa é um bortle 5 / SQM 20.28. Mas deve haver zonas melhores algures na serra da freita. Aqui também tenho um spot em Varzea Cova, onde fica aquela famosa casa na rocha (perto da zona do rally em fafe), em que é bortle 3. Para observação tenho uns binoculos, mas gosto é mesmo de deep sky e de todo o processo de captura.

A Freita é um oásis no meio de uma zona urbana...

Vale de Cambra fica a apenas ~10Km em linha reta... Arouca mais próximo ainda.

É Bortle 4 por toda a Freita.

Por exemplo, no Dark Sky Alqueva e no Observatório do Lago do Alqueva em Reguengos de Monsaraz é de igual forma Bortle no range 4, embora ligeiramente melhor no SQM...

Tenho um Meade LX 90 de 12´

jorgebest

Tribuna
2 Junho 2020
3,959
4,339

Das imagens mais belas que tenho visto ultimamente..

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,843
3,265
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco

Simplesmente espetacular!

• Love
Reações: Migueloto

battou

Tribuna Presidencial
17 Março 2012
14,310
10,182
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Eu comprei recentemente uns binóculos (25x70) e tenho um tripé emprestado - dá para ver um bocadinho dos anéis de Saturno :cool:

Gostava de um dia comprar um telescópio ☺ Por agora vou tentando aprender a identificar constelações e asterismos.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,504
6,220
Eu comprei recentemente uns binóculos (25x70) e tenho um tripé emprestado - dá para ver um bocadinho dos anéis de Saturno :cool:

Gostava de um dia comprar um telescópio ☺ Por agora vou tentando aprender a identificar constelações e asterismos.

Bem bons esses binóculos.

Consegue-se ver muita coisa e com um campo de visão bem alargado.

O único senão é o seu peso e só mesmo com um tripé as observações são possíveis.

Para além do telescópio tenho uns 15x70 e uns bem antigos 8x50, este dos tempos de criança.

Este Verão não será dos melhores para a observação planetária...

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,246
3,743
Módulo lunar da Apolo 11.
Preço: 23 mil milhões de dólares a preço actuais.
É pagar ou largar, contribuinte.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,504
6,220
Não esquecer, Domingo 11 e Segunda 12, as Perseidas....

Pico por volta das 15H, na tarde do dia 12...

Como tal, não haverá uma noite mais aconselhável, mas sim duas... a noite anterior e a do próprio dia do pico.

Nota:

Na noite do dia 11, após 23H30, quando a Lua desaparecer no horizonte.

Na noite do dia 12, após as 23H55, pelo mesmo motivo.

• Like
Reações: Tunes