As nossas séries e filmes preferidos

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Correcto.

Em compensação a curta vencedora era ridiculamente má.

Quanto ao filme, prova a velha máxima que para fazer um belo filme de terror, tem de se fazer com que o público tenha empatia com as personagens, criar tensão para fazer o build up e o clímax final. O final do filme pode não agradar a todos, mas o realizador teve unhas para sacar um belo filme. Também se torna mais fácil quando se tem uma actriz de mão cheia que consegue carregar emotivamente o filme nas suas costas.
Eu adorei a forma como acabou.

Olha, eu não desgostei da curto.
Aliás, das que vi em competição foi talvez a que mais gostei.
O que me chocou foi o filme português ter ficado com menção honrosa na competição de melhor longa.
Achei demasiado mau.

Viste mais alguma coisa lá?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,410
27,293
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Eu adorei a forma como acabou.

Olha, eu não desgostei da curto.
Aliás, das que vi em competição foi talvez a que mais gostei.
O que me chocou foi o filme português ter ficado com menção honrosa na competição de melhor longa.
Achei demasiado mau.

Viste mais alguma coisa lá?

Este ano só vi a sessão de encerramento.

Em anos anteriores tenho visto 5/6 filmes por edição.

Que filmes vistes por lá? Algum que se destaque?

Para o registo gosto muito desta nova vaga de realizadores onde o Ari Aster, o James Wan e o Mike Flannagan se destacam, que respeitam aquilo que faz o género único, e que não metem as jump scares como truque barato para vender sustos. São peritos a jogar com a câmara e não desprezam as personagens. Ontem no filme há uma sequência no meio que é do melhor que se fez no género. (sem spoilar muito a partir do momento em que adormece no colo)

Finalmente o género está a ter o reconhecimento que merece e a não ser tratado como um filho de deus menor.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Este ano só vi a sessão de encerramento.

Em anos anteriores tenho visto 5/6 filmes por edição.

Que filmes vistes por lá? Algum que se destaque?

Para o registo gosto muito desta nova vaga de realizadores onde o Ari Aster, o James Wan e o Mike Flannagan se destacam, que respeitam aquilo que faz o género único, e que não metem as jump scares como truque barato para vender sustos. São peritos a jogar com a câmara e não desprezam as personagens. Ontem no filme há uma sequência no meio que é do melhor que se fez no género. (sem spoilar muito a partir do momento em que adormece no colo)

Finalmente o género está a ter o reconhecimento que merece e a não ser tratado como um filho de deus menor.
Junto a esses que referes, mesmo acima deles (talvez só não acima do Aster - o Hereditary é provavelmente o melhor filme de terror dos últimos 30 anos para mim) o Robert Eggers.
O Lighthouse e o The VVitch são do melhor do género.

Quanto ao que vi, vi uma série de filmes muito interessantes mas nenhum chamaria de fabuloso.
Aliás, apanhei o Green Knight lá.
Dos menos conhecidos destaco o Coming Home in tue Dark (os filmes da NZ e Australia raramente desiludem por lá) e o italiano Fortuna - the Girl and the Giants .
Também apanhei por lá o novo do Ben Wheatley (In the Earth), que está com uma agressividade brutal, não recomendado a pessoas mais sensíveis.

Vi outros interessantes: Violation, the Lodger (aconselho este também, filme francês), Run,…
E também vi o Amusement Park, um filme que estava perdido do Romero e foi recuperado e exibido agora.

Hoje ainda vou lá ver um para acabar: the sadness.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
36,036
61,403
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
@AdrianSmith e @Treinador de Bancada então não me viram lá ontem no São Jorge, rapazes? Estava lá mesmo ao pé e não me ligaram nenhuma...lol

Faço minhas as palavras do @Treinador de Bancada . Belíssimo filme de terror a encerrar o certame. A Rebecca Hall é uma das minhas favoritas. Há sempre várias nuances por dentro de nuances nas interpretações que ela faz. E sim, carrega o filme às costas quase sem esforço.

Quanto ao filme em si: estava com algumas expectativas e adorei. Saí de lá de barriga cheia e comentá-lo com a minha companheira pela Avenida da liberdade fora. Com várias camadas dentro de outras camadas, o filme acaba por te montar uma espécie de labirinto à frente dos olhos em que a certa altura te parece que é aquilo, mas depois é outra coisa e quando te parece que é, afinal, a outra coisa, é algo ainda mais diferente. Consegue fugir aos clichés e fazer o espetador ficar pregado à história até ao fim. Fazem falta muitos filmes destes dentro do género e não só.

P.S. a ver se para o ano combinamos ir lá ver uns.
P.S.2 Dentro do género do In The Earth, que também gostei muito: Gaia.

Última edição:

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
@AdrianSmith e @Treinador de Bancada então não me viram lá ontem no São Jorge, rapazes? Estava lá mesmo ao pé e não me ligaram nenhuma...lol

Faço minhas as palavras do @Treinador de Bancada . Belíssimo filme de terror a encerrar o certame. A Rebecca Hall é uma das minhas favoritas. Há sempre várias nuances por dentro de nuances nas interpretações que ela faz. E sim, carrega o filme às costas quase sem esforço.

Quanto ao filme em si: estava com algumas expectativas e adorei. Saí de lá de barriga cheia e comentá-lo com a minha companheira pela Avenida da liberdade fora. Com várias camadas dentro de outras camadas, o filme acaba por te montar uma espécie de labirinto à frente dos olhos em que a certa altura te parece que é aquilo, mas depois é outra coisa e quando te parece que é, afinal, a outra coisa, é algo ainda mais diferente. Consegue fugir aos clichés e fazer o espetador ficar pregado à história até ao fim. Fazem falta muitos filmes destes dentro do género e não só.

P.S. a ver se para o ano combinamos ir lá ver uns.
Um gajo nem imagina quem pode estar por lá ahah.

Viste mais alguma coisa no fest?

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
36,036
61,403
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Um gajo nem imagina quem pode estar por lá ahah.

Viste mais alguma coisa no fest?

Não, porque os que me interessavam já os tinha visto. Estou sempre a vasculhar tudo o que é sítio para apanhar bons filmes do género de terror e sci-fi. Tentei ver na abertura o The Green Knight (acabei por vê-lo depois) mas os bilhetes estavam esgotados mal apareceram na Tickeline.

Para o ano queria ir ver mais.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,410
27,293
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
@Dexter2020 @AdrianSmith e restante malta do terror.

Do que vi este ano recomendo o Saint Maud.

Mais um filme nessas pisadas, que joga na ambiguidade entre sobrenatural e doença mental. Mais um com uma cinematografia que revela uma especial sensibilidade para o género.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Não, porque os que me interessavam já os tinha visto. Estou sempre a vasculhar tudo o que é sítio para apanhar bons filmes do género de terror e sci-fi. Tentei ver na abertura o The Green Knight (acabei por vê-lo depois) mas os bilhetes estavam esgotados mal apareceram na Tickeline.

Para o ano queria ir ver mais.
Eu comprei logo tudo mal abriu.

Uma das coisas muito boas deste festival é que é muito barato. Facilmente arranjas códigos yorn e ficas com 50% desconto.

Fiz a seleção do que queria e poder ver e comprei logo. Fui a uns 12 filmes e nem 30€ paguei. Incluindo abertura e encerramento .

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
36,036
61,403
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Quanto à curta portuguesa: achei que estava bem filmado e gostei da cena da câmara a rodar pela casa e a acabar no senhor sentado em frente à lareira quando tinha já passado por ele no início. Vi-a mais como exercício contemplativo/artístico do que pela história meio difusa.

• Like
Reações: AdrianSmith

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
36,036
61,403
Conquistas
6
  • André Villas-Boas

Mais um filme nessas pisadas, que joga na ambiguidade entre sobrenatural e doença mental. Mais um com uma cinematografia que revela uma especial sensibilidade para o género.
Já vi e também adorei. Escreveste há pouco sobre um que me ficou na memória e foi um dos que mais gostei este ano: Come True.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701

O Saint Maud ia ver no motelx no ano passado e tentei comprar demasiado tarde - esgotou.

Desde então ainda não vi mas sei que teve muito boa receção. Obrigado pela lembrança.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Quanto à curta portuguesa: achei que estava bem filmado e gostei da cena da câmara a rodar pela casa e a acabar no senhor sentado em frente à lareira quando tinha já passado por ele no início. Vi-a mais como exercício contemplativo/artístico do que pela história meio difusa.
O mesmo que senti.

Das curtas em competição achei a melhor das que vi. Vi algumas muito fraquinhas.

E depois vi uma que adorei mas não estava em competição.
O Lobo Solitário. Já tem 24 minutos, é com o Adriano Luz e do Filipe Melo. Aconselho.

• Like
Reações: Moreira

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,410
27,293
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Impressão minha ou o Festival já não fica nada a dever ao Fantasporto?

Vou ao festival há 10 anos para cá e tirando o facto de a pandemia ter posto um travão no seu crescimento, vejo sempre com um ambiente espetacular, de gente que gosta de cinema e aprecia o género. Um dos momentos altos foi a ovação de pé ao George Romero. Outro arrepiante foi aquando da morte do Wes Craven terem dado a sequência de abertura do Scream, uma das que que fica para o compêndio do género.

Falta a cereja em cima do bolo, convencerem o John Carpenter a dar lá um salto.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,410
27,293
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O problema é esse. Muito estilo por cima de pouca substância.

A palete de cores, a forma como a câmara rodava, o som do trepidar do fogo, o lobo como símbolo da morte. Estilisticamente nada a dizer, mas sou mais fã quando há algo para contar, uma história.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
36,036
61,403
Conquistas
6
  • André Villas-Boas

Vou ao festival há 10 anos para cá e tirando o facto de a pandemia ter posto um travão no seu crescimento, vejo sempre com um ambiente espetacular, de gente que gosta de cinema e aprecia o género. Um dos momentos altos foi a ovação de pé ao George Romero. Outro arrepiante foi aquando da morte do Wes Craven terem dado a sequência de abertura do Scream, uma das que que fica para o compêndio do género.

Sim, é verdade. E a tendência é para crescer ainda mais. Mas o ambiente no início do Fantasporto era algo quase mágico. Das melhores sensações que vivi na minha juventude.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701

A dever?
Nesta fase dá goleada ao Fantas, infelizmente.

Nem fui ao Fantas deste ano, mas aquilo teve uma quebra brutal.
O Motelx (vou desde 2014, só falhei um ano) ainda não está ao nível do melhor fantas (e sim, teve este abrandamento no crescimento por causa da pandemia), mas comparando os 2 festivais no momento, há uma diferença gigante.

Pena a pandemia também não permitir/afastar a vinda de convidados de fora. Porque com o crescimentos que têm tido acredito em alguns nomes bem interessantes.

Mas como dizes o ambiente é muito bom, está sempre cheio, o pessoal gosta daquilo e vai lá mesmo por gosto. É um festival a sério, sentes que estás a ver cinema noutro ambiente.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,410
27,293
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Eu comprei logo tudo mal abriu.

Uma das coisas muito boas deste festival é que é muito barato. Facilmente arranjas códigos yorn e ficas com 50% desconto.

Fiz a seleção do que queria e poder ver e comprei logo. Fui a uns 12 filmes e nem 30€ paguei. Incluindo abertura e encerramento .

Onde é que arranjas os códigos Yorn?