Relativamente ao Nolan, não deixa de ser algo irónico que as personagens mais fortes dos filmes dele são já criadas (por exemplo Joker no Dark Knight).
Acho que os filmes dele falham (ou nem querem dar importância) neste ponto, em que o Tenet atinge um máximo... Personagens sem qualquer profundidade, diálogos cheios de clichês hollywoodescos..
Ele destaca-se pelo visual e pelos temas rebuscados (adoro o Interstellar). A forma como ele usa teorias e tenta enquadra-las é um ponto forte dele. Mas, mais uma vez no Tenet parece-me que falha. Demasiadas ideias confusas e mal explicadas, mesmo ele insistindo em tentar explicar. O filme percebe-se facilmente na sua ação, mas as ideias confundem demais.
Outra coisa que não aprecio nele são as cenas de ação. Pode ser gosto pessoal, mas ele é forte em cenas grandiosas mas falha muito na ação simples. É talvez o único ponto menos bom na adaptação dos Batman (até o do Snyder ganha nisto, mas o melhor exemplo deste tipo de ação pode ver-se na série Daredevil).
Posto isto, acho exagerado sequer compara-lo ao Kubrick. Em tudo perde.
Aliás, dos realizadores mais mainstream atuais o que se aproxima mais do estilo do Kubrick é o Lanthimos para mim.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk