André Villas-Boas - Presidente

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
6,939
6,375
Tiro o Leverkusen...diz-me por favor quais os exemplos de equipas ofensivas com 3 centrais.
As italianas Inter e Atalanta não sao bons exemplos ofensivos, o q resta?
O inter e a Atalanta não são equipas ofensivas? 😮😮 São os dois melhores ataques do campeonato italiano que é um campeonato duro, bom defensivamente e em que o golo custa mais caro. Para teres uma noção tem ambos 59 golos em 26 jogos. O Carnide num campeonato corrupto, fraco, e em que adversários lhes abrem as pernas tem 53 golos em 23 jogos. E o ano passado o mesmo inter marca quase 90 golos no campeonato, e a Atalanta mesmo acabando atrás da Juventus tem quase mais 20 golos que eles.
O pensamento que equipas com 3 centrais não são ofensivas é um pensamento de 1990 que até o Abel já desconstruiu para as mentes retrógradas futebolisticamente como eram os brasileiros que o questionavam quando ele chegou lá. É o oposto, esquemas com 3 atrás são mais ofensivos.
O Napoli o ano passado jogava em 433 e tinha osimhen, em 38 jogos marcaram 55 golos, este ano sem ele e sem o kvara apartir de janeiro joga em 343 do conte e tem em 26 jogos 42 golos. E basta ver a quantidade de equipas que tentam ajustar outros sistemas por exemplo com um médio no meio dos centrais para ter uma saída a 3 mas isso trás outros problemas que davam mais uns 3 posts

Eu até admito que alguém confunda o facto do inter quando marca querer ter o jogo nas mãos e ter abordagens mais seguras (ainda que os golos mostrem que são ofensivos), agora a Atalanta é puro Rocknroll

Última edição:

LeoMessi

Lugar Anual
2 Maio 2024
2,844
7,758
O inter e a Atalanta não são equipas ofensivas? 😮😮 São os dois melhores ataques do campeonato italiano que é um campeonato duro, bom defensivamente e em que o golo custa mais caro. Para teres uma noção tem ambos 59 golos em 26 jogos. O Carnide num campeonato corrupto, fraco, e em que adversários lhes abrem as pernas tem 53 golos em 23 jogos. E o ano passado o mesmo inter marca quase 90 golos no campeonato, e a Atalanta mesmo acabando atrás da Juventus tem quase mais 20 golos que eles.
O pensamento que equipas com 3 centrais não são ofensivas é um pensamento de 1990 que até o Abel já desconstruiu para as mentes retrógradas futebolisticamente como eram os brasileiros que o questionavam quando ele chegou lá. É o oposto, esquemas com 3 atrás são mais ofensivos.
O Napoli o ano passado jogava em 433 e tinha osimhen, em 38 jogos marcaram 55 golos, este ano sem ele e sem o kvara apartir de janeiro joga em 343 do conte e tem em 26 jogos 42 golos. E basta ver a quantidade de equipas que tentam ajustar outros sistemas por exemplo com um médio no meio dos centrais para ter uma saída a 3 mas isso trás outros problemas que davam mais uns 3 posts

Eu até admito que alguém confunda o facto do inter quando marca querer ter o jogo nas mãos e ter abordagens mais seguras (ainda que os golos mostrem que são ofensivos), agora a Atalanta é puro Rocknroll
Obrigado, em momento algum responderia melhor.

• Like
Reações: K92

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
2,169
5,357
Tiro o Leverkusen...diz-me por favor quais os exemplos de equipas ofensivas com 3 centrais.
As italianas Inter e Atalanta não sao bons exemplos ofensivos, o q resta?
Diz-me que não vês futebol sem me dizeres que não vês futebol.
É que de tanto exemplo foste logo escolher a Atalanta que deve ser das equipas mais atacantes e que futebol mais bonito pratica em Itália nos últimos anos.

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
15,014
16,313
Diz-me que não vês futebol sem me dizeres que não vês futebol.
É que de tanto exemplo foste logo escolher a Atalanta que deve ser das equipas mais atacantes e que futebol mais bonito pratica em Itália nos últimos anos.
E ele falou da Atalanta...e tem toda a razão, são muitos poucos os casos, é um facto..

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
15,014
16,313
Epá, Leverkusen, Atalanta, Inter, o Sporting do Amorim também era uma máquina de fazer golos, Napoli...

O que não falta são exemplos. Sistema vale o que vale, importam as dinâmicas.
Deste exatamente os mesmos 4 exemplos que já tinham sido dados..

LeoMessi

Lugar Anual
2 Maio 2024
2,844
7,758
Deste exatamente os mesmos 4 exemplos que já tinham sido dados..
São as 5 equipas de referência na Europa que jogam neste sistema. E todas elas bastante ofensivas. Claro que não vão haver muitos mais porque a grande maioria das equipas não joga com 3 centrais, o ponto é que é possível jogar assim e ser tão ou mais ofensivo do que com 4 defesas.

• Like
Reações: Dragon G e K92

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,682
2,564
Entao mas como estas a criticar um treinador que nao tem dedo no plantel e que chegou há um mês?
Ha que respeitar opiniões, agora quem tem opiniões formadas de um treinador que nao conheciam ha um mes e meio e que nao tem responsabilidade em nada do que temos neste plantel...
É tao surreal que nao te consigo explicar de outra maneira.
É facílimo ser um treinador vencedor,chegar aqui e ganhar 10 jogos seguidos.
Avisem o super Amorim que aqui ganhava tudo e no United tem menos vitórias que o VP no Wolves.
Eu continuo sem perceber como é que a malta estava é espera de sucesso desportivo quando:

1. Temos (tínhamos) um clube praticamente falido que nem salários aos funcionários do clube pagava, com 8mil euros em caixa.
2. um clube sem credibilidade, quer para instituições financeiras, quer em clubes vendedores.
3. um clube com n processos em cima por dividas a fornecedores, empresários, clubes,.....
4. um clube com a UEFA à perna e risco de exclusão de provas europeias.
5. um clube com guerrilhas internas pelo poder ou perda deste.
6. um clube com um plantel reconhecidamente fraco (época 23/24 ficamos a 18 pontos) com a agravante de saídas por necessidade de vendas (ex. Evanilson ), a custo 0 (Taremi) e fim de carreira (Pepe), tornando o plantel ainda mais fraco.
7. um clube que gastou montes de dinheiro em contratações completamente falhadas, com relevante prejuizo, com os jogadores pagos a preço de ouro, o que agora dificulta a sua saída.
8. um clube com os melhores jogadores com passes já "partilhados" para sanguessugas, o que irá condicionar vendas no futuro.
9. ..............

Temos ainda de considerar que os adversários estão numa situação oposta, têm dinheiro, reforçam o plantel, ficam mais fortes. Podemos questionar o modo como lá chegaram, mas neste momento é a realidade.

Com este cenário, querer sucesso desportivo, na minha opiniões é de loucos.
O caminho faz-se caminhando e quem achava que isto ia ser diferente está em negação.

A nossa tendência é comparar com o passado, mas isto é completamente injusto porque a realidade atual é completamente diferente do passado.
Sei que é extremamente difícil a situação que estamos a passar, faz moça, mas honestamente a culpa é só nossa (simpatizantes, adeptos, sócios, acionistas) porque os sinais estavam todos lá e só não viu quem não quis.

Agora só nos resta união, apoio, confiança em quem nos gere e fazer de tudo para que esta tormenta passe o mais rápido possível.

Última edição:

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,760
5,890
Não sou de critica fácil e gosta da postura do Anselmi.

Mas há algo que me está a deixar desconfiado e não é o sistema táctico.

Ontem na análise a organização defensiva no canal 11 ficou bem evidente algumas deficiências tais como deficiente alinhamento da linha defensiva, muito espaço entre linhas ou seja entra a linga defensiva e meio campo e foi daí por exemplo que resultou o 3 golo da Roma.

A minha duvida é se será só devido ao déficit individual de talento da defesa ou será que além disso o trabalho táctico não está a ser bem feito.

Anselmi comunica bem, a equipa tem mais energia e intensidade, isso é bem visível. Mas será que a nível táctico corresponde às expectativas?

Como disse, isto não é criticar por criticar até porque não é da minha natureza e gostava que desse certo mas é algo que merece reflexão.

• Like
Reações: Rui

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,760
21,050
Epá, Leverkusen, Atalanta, Inter, o Sporting do Amorim também era uma máquina de fazer golos, Napoli...

O que não falta são exemplos. Sistema vale o que vale, importam as dinâmicas.
Claro. Importam as dinâmicas e a qualidade e inteligência dos jogadores. As dinâmicas parecem-me interessantes, mas são complexas e levam tempo a afinar. A qualidade é que está longe de ser uma realidade e isso só lá vai com o reforço do plantel no próximo ano.

• Like
Reações: LeoMessi

Sonic

Bancada central
13 Fevereiro 2024
2,229
3,707
Essas conversas do dinheiro sao muito bonitas mas no fundo nao passam de uma grande treta.

O FCP tem dinheiro para investir e nao pode fazer de outra forma que nao seja investi-lo. Se queremos melhorar a situaçao financeira global isso passa por investimentos acertados que possam render bom dinheiro e com isso contribuir para uma cada vez maior sustentabilidade. Alem de que investimentos acertados em bons jogadores tambem vao contribuir para o sucesso desportivo que é sempre importantissimo nomeadamente o acesso à Champions (ja nem falo em ser campeao que obviamente tem de ser a ambiçao maxima).
Nao é a guarda-lo numa gaveta que se resolve os problemas porque chega-se a um ponto e nao ha mais nada com que fazer dinheiro porque nao se investiu.

A diferença em relaçao aos rivais é que o FCP tem uma pressao maior para ACERTAR nos investimentos porque se for falhando a coisa fica apertada enquanto que os outros ainda tem alguma margem para acumular umas asneiras.

Nao é a contratar Nehuens por 17 milhoes que lá vamos.

jorgebest

Tribuna
2 Junho 2020
4,707
5,181
O futuro será risonho com AVB, não tenho dúvidas disso mas também cometerá erros durante o seu percurso como aliás já os cometeu.

A meu ver a estratégia financeira de longo prazo é ideal - potenciar jovens jogadores através de um scouting de excelência e da formação. Mas o erro da estrutura foi não dar a importância devida à experiência…

Se em todas as áreas da vida a experiência é fundamental porque que o futebol seria excepção? Olhamos para o balneário e não há referências.. o jogador mais velho em campo tem sido o Pepê que no fundo é ainda um jogador por realizar.

E o mesmo se aplica à equipa técnica, que experiência têm? 3, 4 épocas na América? Mas que tipo de experiência? Olhamos para SC e antes de ser Treinador jogou nos maiores clubes do mundo, foi treinado pelos melhores de sempre (Sachi por exemplo), jogou e marcou em campeonatos do mundo… Mourinho aprendeu com os melhores, o próprio AVB também, mesmo não tendo sido jogadores. O Sir Bobby Robson chega aqui já depois de treinar Inglaterra..

O meu receio relativamente à equipa técnica é esse, que esta não tenha bases. Se calhar foi isso que senti no golo sofrido ao cair do pano e a equipa subir toda para a área na marcação do livre. Mas talvez seja com essa ingenuidade que se cria por vezes algo verdadeiramente inovador. Pouco nos resta além de ser pacientes e apoiar a equipa porque só com um bom ambiente é que a equipa poderá sair disto.

Última edição:

Rui

Bancada central
3 Agosto 2012
1,313
1,244
Não sou de critica fácil e gosta da postura do Anselmi.

Mas há algo que me está a deixar desconfiado e não é o sistema táctico.

Ontem na análise a organização defensiva no canal 11 ficou bem evidente algumas deficiências tais como deficiente alinhamento da linha defensiva, muito espaço entre linhas ou seja entra a linga defensiva e meio campo e foi daí por exemplo que resultou o 3 golo da Roma.

A minha duvida é se será só devido ao déficit individual de talento da defesa ou será que além disso o trabalho táctico não está a ser bem feito.

Anselmi comunica bem, a equipa tem mais energia e intensidade, isso é bem visível. Mas será que a nível táctico corresponde às expectativas?

Como disse, isto não é criticar por criticar até porque não é da minha natureza e gostava que desse certo mas é algo que merece reflexão.
Eu acho (mas acima de tudo espero), que está relacionado com a falta de qualidade e maturidade dos jogadores. o golo sofrido na segunda é exemplo disso: uma equipa experiente, concentrada, focada, nunca se desposicionaria assim... não há treinador que aguente.

• Like
Reações: pensador

Eclipsisboy

PRESIDENTE DOS PRESIDENTES, SERÁS ETERNO💙🤍
25 Maio 2014
30,203
45,488
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Eu acho (mas acima de tudo espero), que está relacionado com a falta de qualidade e maturidade dos jogadores. o golo sofrido na segunda é exemplo disso: uma equipa experiente, concentrada, focada, nunca se desposicionaria assim... não há treinador que aguente.
Nao. O treinador é que tem de saber dizer aos jogadores para manterem a posse da bola e não a bombearem para a área.

• Like
Reações: miguel

Tripeiro

Superior
2 Fevereiro 2015
78
144
Porto
Essas conversas do dinheiro sao muito bonitas mas no fundo nao passam de uma grande treta.

O FCP tem dinheiro para investir e nao pode fazer de outra forma que nao seja investi-lo. Se queremos melhorar a situaçao financeira global isso passa por investimentos acertados que possam render bom dinheiro e com isso contribuir para uma cada vez maior sustentabilidade. Alem de que investimentos acertados em bons jogadores tambem vao contribuir para o sucesso desportivo que é sempre importantissimo nomeadamente o acesso à Champions (ja nem falo em ser campeao que obviamente tem de ser a ambiçao maxima).
Nao é a guarda-lo numa gaveta que se resolve os problemas porque chega-se a um ponto e nao ha mais nada com que fazer dinheiro porque nao se investiu.

A diferença em relaçao aos rivais é que o FCP tem uma pressao maior para ACERTAR nos investimentos porque se for falhando a coisa fica apertada enquanto que os outros ainda tem alguma margem para acumular umas asneiras.

Nao é a contratar Nehuens por 17 milhoes que lá vamos.
A Analisar o mercado do Porto temos de o fazer na sua globalidade, que acho que sinceramente tem sido positivo entre saídas e entradas.

Acho injusto se focar apenas no negócio do Nuhuen, até porque primeiro não é certo que vai custar 17M, depende se alguns dos clubes exerça a opção de compra ou venda, saber isso hoje é fazer futurologia.

Tendo em conta a conjectura na altura, arranjou se um central que era fundamental, titular da série A por emprestimo de 4M, se acho que é caro, acho, mas quando pagas fiado pagas mais é o que é...

Como a juventus pagou 7M para ter o Francisco um ano. Que se o quiserem comprar vão ter que pagar 37 em vez de 30M da CR.

Não sei como estavam as contas na altura mas provavelmente foi a solução possível.

Incomoda me mais os 5M pelo Gul, quando a direção mostrou ser capaz de trazer talento para crescer por muito menos como é o caso do Vonic.