Notas breves.
Em três meses de presidência de um clube que este senhor encontrou num estado absolutamente deplorável, comparável a um lisbon pré-perdão, logrou:
1) Renegociar um contrato estruturante no futuro do clube, com acréscimo de até 35M€ a favor do FC Porto.
2) Resolver um dossier extremamente complicado (SC e respetiva sucessão), e se na altura fui um dos que criticou, tendo-me ficado toda a ideia de uma "operação" destabalhoada e em cima do joelho, mas a este ponto, pelo menos parece seguro que a aposta em VB parece ter o seu racional, espelhado no bom início de temporada da equipa.
3) Arrecadar o primeiro troféu da temporada desportiva com um treinador ao leme da sua total responsabilidade, numa reviravolta histórica
4) Aliviar o dossier Pepe publicamente com toda a elevação do mundo, quando agora as evidências provam que as maldicências eram profundamente infundadas, e no limite, direcionadas no sentido perfeitamente oposto.
5) Conduzir e efetivar renovações chave para o futuro do FC Porto - Anha Candé ; Rodrigo Mora ; Vasco Sousa - este último já sendo figura na equipa A neste arranque
6) Vender Evanilson por valores francamente impressionantes dadas as fragilidades da nossa posição no mercado, sobejamente conhecidas por todos que connosco negoceiam, numa venda que não conheceu custos de intermediação - uma total NOVELTY neste clube, e diria até em Portugal em negócios que implicam este tipo de valores. 37M€ + 10M€ em objetivos (com boa parte razoavelmente realistas) + 10% de mais valia futura por um 9 com graves problemas de continuidade em campo e vindo de uma temporada de 13 golos no campeonato nacional com 2 grandes penalidades à mistura é um negócio espetacular. Contextualizando no mercado de avançados, Evanilson sai por um valor semelhante a Zirkzee e superior a Sorloth, Dovbyk, Undav, Fullkrug e Wahi. Acima dele Alvarez e dois do microclima Premier League (Solanke e Rutter).
7) Aparentemente, e pendente de confirmação oficial, mas avançado pelo aparente guru das transferências, conseguiu um negócio de 11M€ + 4M€ com o Nottingham Forest por David Carmo, que é, muito honestamente, das maiores vitórias da gestão deste clube dos últimos anos. Certamente haverá quem discorde de mim, mas pessoalmente considero estes valores motivo de carnaval.
8) Fazer com Francisco Conceição, um elemento à parte do plantel, desenquadrado com o grupo e a forçar sair a todo o custo, um negócio que eu muito sinceramente não me recordo de ver no futebol mundial, que é um empréstimo simples a valer 7M€ + 3M€. Potenciais 10M€ que o Francisco e os seus 20% não cheira, numa situação win/win clara para o FC Porto. Se Francisco render, sai no Verão por valores próximos da cláusula (o que nunca aconteceria no cenário atual 2024) a somar a estes 7M€ + 3M€. Se não, regressa de cabeça mais limpa com um ano afastado de toda esta novela, com 4 anos de contrato, pronto a provar o que vale. Aqui sim, masterclass AVB, que resolve um dossier super complexo com uma solução hiper vantajosa para o clube. A Juve tentou forçar mas acaba completamente ridicularizada neste negócio. E repito, se empréstimos simples a valer 10M€ já aconteceram na história do futebol, não serão uma mão cheia de casos, e não eram Franciscos Conceições.
9) Substituir FC com Fábio Vieira (empréstimo simples como seria sempre, quase uma troca de uma temporada). Jogador com maior potencial diferenciador no mercado para entrar e render nestes moldes não existe, ainda para mais 100% identificado com o clube e bem conhecido do treinador. A somar, VB até quer largura sempre dos laterais, e FV encaixa melhor no perfil de um segundo avançado entrelinhas a combinar dentro e a inventar últimas bolas do que Francisco.
10) Pedrada no charco no mercado. Omorodian é dos maiores prospetos de 9 da atualidade. Veio para o FC Porto. Para este FC Porto, com todas as dificuldades que conhecemos. Muito pouco há mais a dizer, é um trabalho fenomenal. A forma como também foi a única transferência de um jogador avaliado razoavelmente entre os 30 e os 40M€ que o guru das transferências e toda a imprensa desportiva mundial ignorou até ao momento em que o rapaz já cá estava também dá aquele cheirinho a super competência, a rigor, a seriedade, e até a um passado longínquo que eu, pelo menos, olho com saudade. Épocas em que havia segredos no futebol.
11) Gül. Resultando ou não, a prova que o FC Porto a trabalhar na base do scouting, profiling e observação é efetivamente uma realidade e não uma promessa eleitoral. Foi quando começamos a comprar por catálogo que a competitividade baixou.
12) Outras mudanças periféricas na comunicação e marketing do clube também são evidentes.