MiguelDeco disse:
hangy se tu achas que o layun é um defesa esquerdo à altura do nosso clube eu respeito a tua opinião mas discordo.. é um defesa que a principal qualidade é atacar e cruzar muitíssimo bem mas que a defender, e como já se viu em muitos jogos, não tem a mesma eficácia que um jogador natural daquela posição.. e se dúvidas existiam, o telles tem dado uma segurança aquele lado que outrora não existia.. portanto, e na minha opinião, a questionar-se uma aquisição seria a do layun.. e eu gosto bastante do layun, mas para médio ou extremo.. e será que com o dinheiro que ele custou não iria buscar-se um melhor? ou então outro "marega" desconhecido e caro e só isso.. é por aí que eu falo..
fazes bem em colocar a hipótese de ter trazido o Alex e não ter exercido a opção sobre o Layún. acho que os valores foram semelhantes. no que escrevi coloquei em causa a contratação do Telles porque o Layún.. já estava contratado.
e já estava contratado porque, para exercer a opção, tinhamos de o fazer até certa data. e nessa data a vinda do Telles poderia não estar garantida. e, lá está, surge a velha história de mais vale um pássaro na mão do que dois a voar. já para não dizer que o rendimento do Layún a época passada foi muito bom, esteve no nosso top 3 de melhores jogadores da temporada passada. por tudo isto, aceito perfeitamente a opção.
mas havendo a necessidade de ter outra opção, uma eventualmente mais do agrado do NES, porque não o Rafa? podemos dizer que o Rafa (ainda) não é o jogador que o Telles é, mas na conjuntura em que nos encontramos (com pouco dinheiro), o menor valor (imediato) do Rafa não seria compensado pelo aumento da competitividade do plantel noutras posições mais fulcrais que, mesmo depois do fecho do mercado, permanecem frágeis?
há posições numa equipa mais importantes do que outras, pela participação que têm no jogo, pela capacidade de impactar a produção da equipa de forma positiva de forma mais constante devido à simples geometria do jogo.
ao colocares um XI em campo, traça uma linha vertical, entre as duas balizas. essa linha mostra-te as posições mais importantes, o eixo da equipa, onde a bola anda mais tempo. depois, traça outra linha na horizontal, a atravessar o meio-campo. aí encontras outras posições essenciais, outro eixo, entre a defesa e o ataque, os jogadores que têm de fazer as duas coisas a um bom nível. a intersecção dessas linhas mostra-te AS posições verdadeiramente fulcrais numa equipa. por alguma razão os "motores" das equipas são sempre os Pirlos, os Moutinhos, os Modric, os Xabis. não os Ronaldos, os Messis, os Daniel Alves ou os Robertos Carlos.
com tudo isto, ficas com posições que, não deixando de ser importantes, são mais marginais. os alas (quando muito ofensivos) e os defesas laterais. daí eu não concordar em ter 4 alas ou 4 laterais fenomenais quando o resto da equipa é medíocre. tem de haver uma certa hierarquização em termos de contratações. umas são, de facto, mais importantes do que outras.
na fase em que o Telles foi contratado (e mesmo hoje em dia) ainda não possuímos opções verdadeiramente capazes para as 5/6 posições (e respectivos suplentes) que devíamos valorizar mais. e como não se colocava a opção de "se não vem ele ficamos sem ninguém" ou "se não gastarmos dinheiro nele gastamos noutro", tudo por causa do Rafa, é normal que não seja uma contratação que eu veja como necessária, apesar de gostar do jogador em questão e de achar que tem sido uma mais-valia.
acho é que acaba por ser um luxo a que cedemos quando depois ficamos aquém no preenchimento de outros lugares.