Actualidade Nacional

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
38,997
19,130
"Passos pressionado para se demarcar de candidato que criticou etnia cigana"
http://www.dn.pt/portugal/interior/passos-coelho-pressionado-para-se-demarcar-de-candidato-do-psd-8642464.html

"Caso André Ventura: CDS questiona PSD e exige "esclarecimentos" ao candidato"
https://www.publico.pt/2017/07/17/politica/noticia/candidato-do-psd-a-loures-volta-a-criticar-ciganos-1779365

"Bloco apresenta queixa-crime na PGR contra André Ventura"
http://observador.pt/2017/07/17/bloco-apresenta-queixa-crime-na-pgr-contra-andre-ventura/

Ah grande André!

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,177
9,810
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
A comunidade cigana tem problemas específicos, relacionados com a própria cultura, com a restante sociedade - problemas que lhe são colocados -, … julgo que é necessário ter algum cuidado com a infantilização pelos ismos e as fobias, que dificultam o mero reconhecimento de problema próprios de determinado grupo. Parece haver uma certa falta de maturidade e algum melindre em abordar questões complexas que têm necessariamente que ver com fenómenos socioculturais. À partida não se deve rejeitar que determinadas práticas possam ser mais elevadas em dado grupo, deve-se sim recolher informação e, caso se identifique alguma coisa, procurar explicações e soluções. Se afirmar que o absentismo escolar é um problema que afecta particularmente a comunidade cigana, imagino que isso possa causar desconforto ou reacções defensivas… mas não deve, porque de facto é. Deve-se procurar perceber porquê. É ténue a linha que separa o preconceito da razoabilidade em assuntos deste género, mas creio que se deve debatê-los sem reserva. Será que a comunidade cigana é especialmente afectada pelo desemprego? Será que, em termos proporcionais, recebe mais apoios que outros grupos? Será que o número de altercações em serviços públicos, urgências, por exemplo, é superior com intervenientes dessa etnia? Não, sim, porquê, quais são as causas, em que medida se relacionam com as características do grupo, em que medida têm que ver com outros factores, discriminação, etc., como se articula tudo isto… Infelizmente, coisa que parece recorrente, os debates encontram-se hoje ideologicamente comprometidos à partida, cheios de emoção, escasso discernimento…

Agora, é evidente que as palavras do candidato encartilhado são muito questionáveis, alguém com as suas responsabilidades deve medir muito bem o que diz e evitar generalizações injustas. Parece que Trump terá feito escola entre os políticos portugueses. 

https://ionline.sapo.pt/497590

Sim, uma parte muito significativa da comunidade cigana recebe RSI. Isto está relacionado com o emprego. Com a escolarização. Com uma forma de vida de itinerância, pastorícia, comércio feirante, …, que está a desaparecer ou desapareceu. Com pobreza, afinal é esse o critério de atribuição do subsídio. As coisas têm de ser discutidas de outra forma, com conhecimento empírico e o objectivo de compreender alguma coisa e projectar soluções. Não faz nenhum sentido que os votantes do BE partam para a discussão com uma determinada ideia feita e os do PSD com outra. É uma pena. Nem podem ser estes andrés venturas a lançar o debate, muito menos nestes termos - mas não deve ser evitado. 

Costinha

Bancada central
29 Agosto 2016
1,369
146
Finalmente alguém com bom senso. Conheço quem trabalhe/lide com a comunidade cigana nos serviços de saúde e ensino. O que posso derivar das histórias de terror que me contam é que a grande maioria não se quer integrar e seguir as regras duma sociedade civil.

O mesmo para os agentes que trabalham em bairros complicados como Cova da Moura - só têm a minha simpatia. Porque no fim do dia somos todos gente e queremos todos voltar para casa.

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,223
1,981
Conquistas
3
37
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Pinto da Costa
Alguns pensavam que o André Ventura só era estúpido a falar de futebol mas ele conseguiu provar que é estúpido em toda a linha.

Um orgulho para o PSD.

O Tripeiro

Bancada lateral
6 Junho 2017
684
0
Alguem tem dados que comprovem ou não o que disse o rapaz do benfica?

Isto é simples de se resolver, se os dados provarem que tem razão, dou-lhe os parabéns pela coragem, se provarem que está mentir, então devia ter vergonha por estar a atacar de forma injusta a comunidade cigana.

Tudo resto parece-me fogo de artificio. Não vivo em Loures logo não vou tentar adivinhar o que lá se passa.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,271
47,309
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
No final é só o Coelho a dar mais um tiro nos pés, pior politico de todo o sempre.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,517
30,235
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Costinha disse:
Finalmente alguém com bom senso. Conheço quem trabalhe/lide com a comunidade cigana nos serviços de saúde e ensino. O que posso derivar das histórias de terror que me contam é que a grande maioria não se quer integrar e seguir as regras duma sociedade civil.

O mesmo para os agentes que trabalham em bairros complicados como Cova da Moura - só têm a minha simpatia. Porque no fim do dia somos todos gente e queremos todos voltar para casa.
Isto que tu dizes é aplicável a muitas das minorias que existem na nossa sociedade. As covas da moura estão aí para provar isso. Quanto aos ciganos, no meu trabalho lido quase diariamente com ciganos. SE há 20 anos trás a situação era de facto muito problemática, de lá para cá tem sido efetuado um trabalho de imenso relevo que tem mitigado, e de que forma, aquilo que era a situação dos ciganos em Portugal. E para isso contribuiu imenso uma medida criada por um governo de esquerda, que depois viria a ser imensamente copiada pela europa fora. Todavia, e como em todas as medidas que visem ajudar o povo, ou uma qualquer minoria, existem e existirão sempre situações de abuso. Tivemos o casal que tinha 1.7 milhões de euros e recebia o RSI, e ao que tudo indica não eram ciganos. Como alguém diria no outro dia, eram dos "nossos". Nenhum político pegou nisso, se fossem ciganos teríamos uma agenda certamente nesse sentido. No entanto o que mais me enerva é que vivemos numa sociedade onde existe este preconceito profundamente enraizado na nossa sociedade contra os ciganos, e com alguns motivos históricos é um facto, todavia não se olha para a mutação sociológica que está acontecer em direto, à frente de todos, em algumas facões da nossa sociedade e que fazem corar de vergonha os próprios ciganos. Por exemplo, quem for de Gaia conhece certamente os ciganos que existem nos Carvalhos, quem de um lado da autoestrada quer do outro. Eles são vítimas de assaltos e agressões frequentes, temos diversos casos relatados nesse sentido, isto porque a pobreza de espírito e a degradação humana não está somente nos ciganos, e quem governou este país para a miséria deveria saber muito bem disso. Outro exemplo, experimentem andar pela zona da Afurada//fervença/jardim do morro durante a noite e depois vocês vão entender que os problemas na nossa sociedade, e infelizmente, vão muito para além deste preconceito estúpido e racista contra os ciganos.

Costinha

Bancada central
29 Agosto 2016
1,369
146
MiguelDeco disse:
Isto que tu dizes é aplicável a muitas das minorias que existem na nossa sociedade.
...
isto porque a pobreza de espírito e a degradação humana não está somente nos ciganos...
Exatamente e aplica-se a todos os estratos das sociedades. O maior problema que deriva disto, a meu ver, é conseguir manter o equilíbrio entre a mentalidade "vamos proteger todas as minorias (obrigando a maioria a fazer cedências) e entre o "nacionalismo bacoco a roçar o racismo".

Digo isto porque já podemos ver o que está a acontecer no Canadá (a história dos gêneros não binários e etc) e o que se passa na Hungria e Polónia (nacionalismo e mentalidade do nós vs o outro).

Nenhum dos extremos está certo mas nenhum está errado - há que existir um balanço e democracias maduras...
Melhor meter um anúncio no jornal porque tá difícil.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,177
9,810
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Costinha disse:

Nem a propósito, o Pacheco Pereira, personalidade que aprecio pela clareza de pensamento, ou assim julgo, teve uma intervenção na última Quadratura que se enquadra perfeitamente no espírito da coisa. Quando a gravação estiver disponível posto-a aqui. Em uma ou duas frases, afirmou que a questão não pode ser colocada nos moldes em que o sujeito a colocou, que os ciganos têm determinada história e cultura que deve ser considerada, que são das minorias que mais sofrem com a discriminação, e ainda acrescentou que há um problema que se nota com alguma recorrência em estabelecimentos públicos envolvendo a comunidade cigana, diria que pouco civismo e desrespeito pelas normas, que não tem grande consideração pelo politicamente correcto e que, ao falar-se de minorias, de problemas sociais, de pobreza… na esfera política, no espaço mediático, é importante não esquecer os pobres que não pertencem a nenhuma. Que foi o que terá acontecido nas eleições norte-americanas, ainda parafraseando o camarada Pacheco, em substância, em que o partido democrata não teve um discurso claro dirigido aos operários da metalurgia e do carvão, aos brancos de pescoço vermelho que vivem miseravelmente, … é preciso ter cuidado com estas coisas.

Pessoalmente, conheço o dia-a-dia das urgências do hospital aqui da cidade, e posso dizer que não raro se passam situações… enfim, complicadas, com elementos de etnia cigana. Isso é uma questão. A discriminação, que é factual, também é uma questão. A situação de pobreza que afecta os ciganas é, igualmente, uma questão. E certamente haverá subsídio mal atribuídos, a ciganos, a pretos, a brancos, a… E parece-me mais ou menos óbvio que tudo se relaciona. E tudo pode e deve ser discutido. O problema é a intencionalidade, um racista tem terreno fértil nestas questões, facilmente encadeia umas parvoíces inflamadas e consegue construir algo perigoso. Por outro lado, não se deve partir para o debate com uma lupa para ver se se consegue imputar racismos e ismos e ismos a toda a gente que diz qualquer coisa que possa indispor sensibilidades mais apuradas, ou fundamentalistas.

Agora o tipo do PSD… enfim, se quer chamar atenção para o que se passa aqui e acolá envolvendo membros de minorias que infringem regras de civismo ou legalidade, não tenho nada contra, é coisa que também acontece. Argumentar contra todo um grupo social já é… é mais complicado. De qualquer das formas o assunto não deve ser um truque eleitoral, não pode ser instrumentalizado para obter ganhos políticos, há muitas questões éticas, morais, … que não devem ser unicamente discutidas no plano dos partidos, das ideologias inflexíveis e da coreografia política. Os partidos restringem a visão do mundo, a nossa relação com eles não pode ser de colagem absoluta, absorção do que apregoam.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,517
30,235
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
J | [Ka!s3r^]. disse:
Agora o tipo do PSD… enfim, se quer chamar atenção para o que se passa aqui e acolá envolvendo membros de minorias que infringem regras de civismo ou legalidade, não tenho nada contra, é coisa que também acontece. Argumentar contra todo um grupo social já é… é mais complicado. De qualquer das formas o assunto não deve ser um truque eleitoral, não pode ser instrumentalizado para obter ganhos políticos, há muitas questões éticas, morais, … que não devem ser unicamente discutidas no plano dos partidos, das ideologias inflexíveis e da coreografia política. Os partidos restringem a visão do mundo, a nossa relação com eles não pode ser de colagem absoluta, absorção do que apregoam.
Se no outro texto tiveste alguma aprovação, neste serás agora apelidado do fulano do politicamente correto, e como tal o defensor desse cancro que é o politicamento correto que não permite resolver os problemas reais do país e do mundo e que ameaça uma 3a guerra mundial. E isso só lá vai com o fim das garantias sociais a todas as minorias e com a expulsão dos muçulmanos de toda a Europa, o regresso ao isolacionismo e à exacerbação dos nacionalismos que tanta paz trouxeram no passado. E depois sim, teremos um mundo melhor. O problema é sempre o mesmo, é as pessoas não conhecerem a sua própria história, quando temos um tarado que escolhe uma minoria (sejam ciganos, judeus, mexicanos) em específico para começar a desancar neles deveriam despertar alguns alarmes na cabeça das pessoas que ainda vão pensando neste País. Mas isso não acontece porque existiram, existem e existirão sempre fulanos para fazerem eco da burrice destas palavras.

MrKovac

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2013
5,102
1
Os problemas da sociedade são sempre vistos assim.

Os ricos metem os remediados a bater nos pobres e vice-versa.

Se o problema não é dos pretos, é dos muçulmanos, se não é dos ciganos é dos brancos white trash que recebem o rsi. É uma pouca vergonha.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,271
47,309
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O Tripeiro disse:
O coelho é um alvo a abater na Direita, já perceberam que com ele não vão lá, logo toca a defenestra-lo até que abdique.

É algo normal, vão fazer-lhe a cama. Eticamente reprovável , mas politicamente hábil.
Coelho não precisa que lhe façam a cama, ele faz a cama a si próprio cada vez que abre a boca...

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,271
47,309
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O Tripeiro disse:
Quanto mais rapido melhor.
Acho que os candidatos a secretario geral vão esperar que o Coelho se espete nas legislativas e só depois avançam.

O Tripeiro

Bancada lateral
6 Junho 2017
684
0
sirmister disse:
Acho que os candidatos a secretario geral vão esperar que o Coelho se espete nas legislativas e só depois avançam.
Neste momento nem Deus se descesse a terra vencia o Costa numas eleições. Logo o Coelho perde tal como todos os outros perderiam. Em Portugal, a história prova-nos que o Direita só chega ao Poder depois do PS fazer muita asneira e quase entregar de bandeja o poder por já não o querer ou conseguir administrar. Foi assim com Guterres, Socrates, Soares.