Actualidade Internacional

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,562
28,716
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Olha a minha terrinha. Esse aquário era bem fixe!

Ainda bem que aconteceu a meio da noite porque a maneira de o visitar era num elevador que andava dentro do aquário e que pelas imagens deve ter voado para o meio da rua. Se estivesse lá gente a visitar tinham morrido todos, de certeza, assim só houve 2 feridos
Foi a sorte mesmo.. Ainda assim era uma quantidade imensa de peixes que por lá circulavam.. Será que ainda se salvaram alguns? :)

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
So falta pedirem a nós por nos terem saqueado e roubado parte do império no tempo dos descobrimentos..
E os africanos já pediram desculpa aos africanos por os terem escravizado durante milénios antes dos europeus lá terem chegado?
Ou mesmo durante pois a maioria dos escravos eram sequestrados das suas tribos para serem vendidos aos brancos?

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,197
3,968
E os africanos já pediram desculpa aos africanos por os terem escravizado durante milénios antes dos europeus lá terem chegado?
Ou mesmo durante pois a maioria dos escravos eram sequestrados das suas tribos para serem vendidos aos brancos?

sempre que eu oico esse argumento como justificacao assalta me uma pergunta, devem ser os paises desenhados em Africa a regra e esquadro pelas avarentas familias reais europeias? ou devem ser os antigos reinos africanos a pedir desculpa?

Tentar defender familias reais e meia duzia de empresas imperiais 200 anos depois....

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
sempre que eu oico esse argumento como justificacao assalta me uma pergunta, devem ser os paises desenhados em Africa a regra e esquadro pelas avarentas familias reais europeias? ou devem ser os antigos reinos africanos a pedir desculpa?

Tentar defender familias reais e meia duzia de empresas imperiais 200 anos depois....
Mas ninguém está a justificar ou desculpar seja o que for. Compreendeste tudo ao contrário.

O que eu digo é que somos todos uma merda.
Brancos, pretos, vermelhos, amarelos, castanhos e demais cores presentes no espectro visível.

Andamos todos ao mesmo e ninguém está disposto a abdicar dos seus privilégios em prol de nada.

A maior parte que enche a boca com estes discursos beneficia de trabalho escravo. Seja no telemóvel que traz no bolso ou a sapatilha que traz no pé.

Somos todos uma merda. E, infelizmente, isso não é um exclusivo duma raça ou etnia ou credo ou religião. É transversal ao ser humano.

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,197
3,968
Mas ninguém está a justificar ou desculpar seja o que for. Compreendeste tudo ao contrário.

O que eu digo é que somos todos uma merda.
Brancos, pretos, vermelhos, amarelos, castanhos e demais cores presentes no espectro visível.

Andamos todos ao mesmo e ninguém está disposto a abdicar dos seus privilégios em prol de nada.

A maior parte que enche a boca com estes discursos beneficia de trabalho escravo. Seja no telemóvel que traz no bolso ou a sapatilha que traz no pé.

Somos todos uma merda. E, infelizmente, isso não é um exclusivo duma raça ou etnia ou credo ou religião. É transversal ao ser humano.
Somos todos maus como colectivo, mas ter a hombridade de reconhecer erros passados, e uma caracteristica boa para um ser humano. Sem reconhecer o errado o certo nunca sera feito.

Mas concordo inteiramente nao existem anjos na terra (nem em ladp nenhum btw :D).

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Somos todos maus como colectivo, mas ter a hombridade de reconhecer erros passados, e uma caracteristica boa para um ser humano. Sem reconhecer o errado o certo nunca sera feito.

Mas concordo inteiramente nao existem anjos na terra (nem em ladp nenhum btw :D).
Mas eu reconheço isso. E acho que a maioria dos estados europeus com um passado colonialista acaba por reconhecer.

Agora, o que digo é que a escravatura não foi inventada por nós.
As pirâmides do Egipto foram construídas com trabalho escravo (ou ET's) e não havia portugueses nem holandeses nem ingleses pelo meio. Eram africanos a explorar africanos.

E foi assim durante milénios até os europeus decidirem aproveitar para tornar o tráfico de escravos num negócio à uma escala global.

Eu concordo que tenhamos de assumir os nossos erros desde a era dos descobrimentos até à abolição da escravatura.
Só não concordo que tenhamos de ser nós, europeus, os únicos a assumir esse grande mal quando este já vem desde os primórdios da civilização.

Última edição:
  • Like
Reações: Edgar Siska