Nottingham Forest
1
FC Porto
0
Apr 16, 2026 at 08:00 PM

Qual o vosso prognóstico para este jogo?

• Vamos empatar nos 90 minutos e perder a eliminatória

Votos: 0 0.0%

• Total de eleitores
    236
  • Votação fechada .

Flames

Lugar Anual
20 Maio 2021
11,127
24,967
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Daria mesmo jeito aumentarmos os 2 pontos de avanço nesta jornada. Se ficarmos só com dois pontos de avanço e não eliminarmos os verdes da taça as últimas quatro jornadas vão ser um inferno.
Eliminá-los da taça depende de nós e está ao nosso alcance. Ando a ver muito portista já a dar a eliminatória por perdida, e não consigo entender porquê. Além de perfeitamente recuperável (margem mínima) é um jogo importantíssimo, em que vão estar 2 títulos em disputa.

DiogoRafaf

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
5,474
11,405
Tenho lido críticas à (suposta) rotatividade de Francesco Farioli, que foi apontada por algumas pessoas como a grande causa da eliminação do FC Porto na Liga Europa, ontem, diante do Nottingham Forest. Acho-as completamente descabidas e injustas.

Primeiro que tudo, entendo a frustração de ser eliminado de uma prova europeia contra uma equipa inferior e bastante acessível a uma equipa portuguesa de topo. O FC Porto tem obrigação de, em condições normais, se superiorizar ao Forest.

No entanto, convém lembrar algumas coisas, antes de ir à (suposta) rotatividade. O FC Porto foi muito superior ao Forest no Dragão. Dominou o jogo por completo e teve cinco oportunidades claríssimas de golo contra zero dos ingleses. A exibição foi autoritária e só a falta de eficácia inviabilizou uma vitória bem tranquila. Além disso, é bom não esquecer que o golo do Forest foi digno de figurar naqueles vídeos para os apanhados da época.

No jogo de ontem, alguns ignoram completamente o facto de o FC Porto ter jogado praticamente 90 minutos em inferioridade numérica, como se fosse algo irrelevante. A expulsão de Bednarek foi negligente e ele é um dos habituais titulares. Talvez com um bocadinho mais de rotação, o FC Porto tivesse jogado o jogo todo onze contra onze.

Foi este acontecimento que inferiorizou o FC Porto, mais que qualquer troca de jogadores. Aliás, basta ver a forma impositiva como entrou no jogo, a atacar, a pressionar alto e logo com uma grande oportunidade, falhada por Moffi.

Agora, vamos à (suposta) rotatividade. Será que houve uma rotação assim tão grande? Vamos analisar.

Diogo Costa é o titular.

Face à lesão de Martim Fernandes, Alberto Costa e Zaidu foram as opções naturais hoje em dia para as laterais defensivas.

Bednarek jogou (e comprometeu a equipa). Kiwior ficou no banco, mas não se pode considerar uma grande ausência, quando o substituto é Thiago Silva. Aliás, Kiwior não entrou propriamente bem no jogo a nível defensivo, ao passo que Thiago Silva foi o melhor da defesa.

Pablo Rosário sentou o habitual titular Varela e aqui temos de considerar que, embora de perfis muito diferentes, são jogadores de um nível equivalente, de tal forma que já li de muita gente que o titular devia ser mesmo Rosário.

Gabri Veiga é o habitual titular e jogou de início.

Pietuszewski não foi inscrito na Liga Europa (erradamente), pelo que a opção por Borja Sainz foi natural.

Na ala direita, jogou William Gomes, que já foi titular várias vezes ao longo da época. Sim, Pepê poderia ter jogado a titular em qualquer dos flancos, mas não deixa de ser curioso que os mesmos que o têm criticado tanto, tenham agora clamado pela sua titularidade. Irónico...

E na posição 9, não sei se a malta já se esqueceu que os dois principais avançados do plantel estão lesionados há bastante tempo e Farioli anda a rodar duas terceiras opções. E nem Moffi nem Gul têm respondido à altura, pelo que entre um e outro a diferença não é assim tão significativa. Alguns argumentam que podia jogar Rodrigo Mora, Borja Sainz ou Pepê como um falso 9. Poder podia, mas qual seria o resultado? Ninguém sabe.

Dito isto, podemos dizer que a única opção verdadeiramente impactante onde Farioli resolveu fazer a tal rotatividade foi apostar em Fofana em detrimento do titular absoluto e incontestável Froholdt. E isto aconteceu porque, apesar da influência de Froholdt, Fofana tem estado à altura sempre que é chamado.

Mas para aqueles que consideram a (suposta) rotatividade o factor mais decisivo da derrota portista, passando por cima do facto de o FC Porto ter jogado com dez jogadores durante 90% do tempo, convém lembrar que ao intervalo Farioli lançou três habituais titulares (Kiwior, Varela e Froholdt), além de Francisco Moura. A equipa até melhorou, mas qual foi o resultado disso na prática? Nulo.

E assim se desconstrói uma narrativa algo falaciosa. A verdade é que, em toda a eliminatória, tudo o que podia correr mal, correu mesmo. Culpem o treinador italiano pela ineficácia na finalização, pelo erro colossal do Martim Fernandes, pela atitude pouco inteligente de Bednarek que deixou a equipa em posição muito difícil ou pelas bolas na trave que deviam ter ido um palmo mais abaixo.

Mas não o acusem de secundarizar a Liga Europa por conta da rotatividade. É que ela, analisando tudo a fundo, foi mínima. Diogo Costa, Alberto Costa, Bednarek, Zaidu e Gabri Veiga são titulares. Entre Kiwior e Thiago Silva, o nível não diminui. Entre Varela e Rosário, o rendimento é similar. Entre Pepê, Borja Sainz e William Gomes, a diferença de rendimento não tem sido muita. E para avançado, não havia outro comprovadamente melhor.

Arranjem uma argumentação melhorzinha.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
6,032
7,766
Farto de cair de pé. Eu não quero cair de pé! Eu quero passar. Todos os anos sempre a mesma merda, caímos de pé e arrumamos com erros de amadores e falhanços escandaloso. Há puta que pariu esta merda. Estou com azia máxima! Fodam-se quem diz que o que importa o campeonato. É uma competição europeia! Acham mesmo que a merda do nosso campeonato tem mais prestígio que uma Liga Europa? Foram mais dois possíveis títulos que caíram ontem. Tínhamos tudo para vencer está competição!
Lol... vai controlar os jogadores com chicote e ameaças de prisão e tortura, pode ser que eles assim deixem de falhar golos e não dêem tiros nos pés como o Martim e o Bednarek.
Mas o que é que queres que se faça? Que se ponha o Samu e o Luuk recuperados com magia?
Que se tire os ferros das balizas?
Só tu é que querias muito ganhar a LE, mais ninguém queria lol...

• Like
  • Não gosto
Reações: Dexter90 e Dagerman

inot1982

Tribuna Presidencial
28 Agosto 2013
14,501
13,834
O FC Porto eliminou o Estugarda, ganhando os dois jogos, rodando a equipa. A mesma rotação foi feita quando na primeira mão deveriamos ter ganho por 2 ou 3. E ontem perdemos a eliminatória não pela rotação, mas pela expulsão logo aos 5 min, de um titular.
O Farioli fez muito bem em rodar o plantel na Liga Europa, sem a expulsão ontem, poderiamos estar nas meias finais.
O objetivo principal sempre foi o campeonato que nos foge há 3 anos.

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
6,503
7,592
Fomos melhores do que eles na eliminatória e só fatores "esquisitos" noa arredaram das meias-finais.
Mas, para mim, ser campeão é muito mais importante do que uma LE.
Porque nos permite ir à Champions fazer muito dinheiro e voltar a competir contra os melhores e também para evitar um possível tri dos viscondes.
Ser campeão não seria mais importante do que ganhar uma LE, já sei que vão falar em questões politicas, o momento que vivemos e a importância do título este ano, para justificar tal coisa, mas por favor, o FC Porto tem 30 campeonatos, irá com certeza para o seu 31.

Aonde é que isso irá daqui a 10 anos por exemplo ser mais importante do que seria uma vitória europeia?

É o momento e as pessoas deixam se constantemente levar por isso mas carago, jamais um (três até) campeonato vai ser mais prestigioso que ganhar uma Liga Europa.

E podem dar todas as justificações e mais algumas. Mas 87, 03, 04 e 2011 são as épocas mais importantes e memoraveis na história do clube e por alguma razão assim o é, e não é por termos ganho campeonatos.

Dito isto, eu e todos nós queriamos era as duas coisas e era perfeitamente possível.

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,451
5,362
Creio que ”perdemos” a possibilidade de ir mais longe nesta prova em 4 momentos:
1. quando não “fechamos” o campeonato quando devíamos;
2. quando perdemos o Samu;
3. quando o Martim marca aquele golo;
4. quando o Jan é expulso.

No final do dia, é óbvio que perdemos uma hipótese dourada de chegar mais longe, embora o Villa, sem grande pressão e sem rotações, seria, sempre, muito complicado!

Esta competição nunca foi objetivo! Rio-me quando ouço o treinador do Forest a dizer que jogou com as reservas no Dragão… o Kiwior, o Victor e o Varela, provavelmente, os nossos 3 melhores jogadores, em 540 minutos possíveis (180 x 3), fizeram 182 minutos (33% do total)! Em toda a liga Europa, o 3, 4, 5 e 6 mais utilizados na nossa época, foram o 4 (Victor), 8 (Kiwior), 9 (Pepê) e 17 (Varela)! É desculpa? Não! São opções e é preciso viver com elas; aliás, pensar que se poderia chegar a uma meia-final de uma Liga Europa com uma “segunda“ equipa, em que 8 jogadores rodam entre campeonato e Liga Europa, é incrível! Considerar que a equipa da liga Europa é melhor do que a equipa do campeonato não é razoável! Como não é razoável, pensar que a melhor equipa do FCP 2025/26 pode não incluir o Victor ou o Kiwior! Como não é razoável imaginar que se este tivesse sido um jogo de Champions, contra o Bayern ou contra o Bodo, o nosso 11 fosse similar ao 11 que começou o jogo de ontem…

E tendo isto presente, fazer a segunda parte que se fez, é muito meritório! Não apaga os erros que cometemos e a nossa superioridade face ao nosso adversário, mas a bola é assim! E, não podemos esquecer, que nos 2 jogos contra o Stüttgart, a sorte esteve, quase sempre, do nosso lado. Não tviemos tanta sorte como o Forest, mas… enfim, contra 11, tivemos mais xg no Dragão, do que eles contra 10… com 10, tivemos o dobro dos xg deles, no Dragão… são números que dizem muito! Seria justo, que está súbita ambição do treinador do adversário de ontem, tivesse consequências no campeonato… só para validar mais um pouco a opção do nosso mister…

Porto1989

Arquibancada
25 Fevereiro 2025
278
412
Eliminá-los da taça depende de nós e está ao nosso alcance. Ando a ver muito portista já a dar a eliminatória por perdida, e não consigo entender porquê. Além de perfeitamente recuperável (margem mínima) é um jogo importantíssimo, em que vão estar 2 títulos em disputa.
Eu sei que sim mas seria melhor "arrumarmos" já o campeonato esta jornada e apanhá-los na mó de baixo.

• Like
Reações: Flames e Emanujor

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
7,062
14,363
Que venha, pelo menos, o campeonato.
Já considerava positivo, por ser o mais importante.
Se conseguirmos juntar a Taça, é uma época fabulosa atendendo aos condicionalismos.
O campeonato é bom mas perder na quarta pode implicar a perda de não um, mas dois títulos. Na próxima quarta joga-se a final do Jamor fora do Jamor. E se passarmos também, com todo o respeito que Fafe ou Torreense me merecem, ficamos com dois títulos praticamente na mão: taça e supertaça.

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
53,896
43,936
64
Aveiro
Ser campeão não seria mais importante do que ganhar uma LE, já sei que vão falar em questões politicas, o momento que vivemos e a importância do título este ano, para justificar tal coisa, mas por favor, o FC Porto tem 30 campeonatos, irá com certeza para o seu 31.

Aonde é que isso irá daqui a 10 anos por exemplo ser mais importante do que seria uma vitória europeia?

É o momento e as pessoas deixam se constantemente levar por isso mas carago, jamais um (três até) campeonato vai ser mais prestigioso que ganhar uma Liga Europa.

E podem dar todas as justificações e mais algumas. Mas 87, 03, 04 e 2011 são as épocas mais importantes e memoraveis na história do clube e por alguma razão assim o é, e não é por termos ganho campeonatos.

Dito isto, eu e todos nós queriamos era as duas coisas e era perfeitamente possível.
Claro que as duas coisas ( ou até as três, se juntarmos a Taça) era ouro sobre azul, mas, na minha opinião, temos de olhar também às circunstâncias atuais. Onde estávamos o ano passado e onde estamos agora e, falo por mim, ser o mais realistas possíveis.
Muito foi feito, mas ainda estamos longe da qualidade dos plantéis desses anos gloriosos.
E essas 4 épocas foram gloriosas porque também, excepto em 87, juntámos o campeonato à competição europeia.
Indepentemente da relevância de cada competição, onde eu quero chegar é que me daria uma azia exponencialmente superior perder este ano o campeonato do que não ganhar a LE.

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
93,471
167,411
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Se fizermos a dobradinha, isto passa rápido. O clube voltará a ser feliz na Europa.
Mais cedo ou mais tarde, há que ter a coinsciência que nos últimos 61 anos só existiram 4 conquistas Europeias portuguesas...e foram todas nossas.
Não só os clubes portugueses ganham geracionalmente, como na verdade é mo FC Porto o único que ganha.

Rocha_do_Balteiro

Arquibancada
19 Setembro 2025
319
715
Balteiro
O campeonato é bom mas perder na quarta pode implicar a perda de não um, mas dois títulos. Na próxima quarta joga-se a final do Jamor fora do Jamor. E se passarmos também, com todo o respeito que Fafe ou Torreense me merecem, ficamos com dois títulos praticamente na mão: taça e supertaça.
Isso é óbvio!

Mas falando apenas e só no espectro futebolístico, o adversario da meia final é forte

E embora temos equipa para ganhar, não se pode falar em termos como aqui leio de "obrigação" e "passar a ferro" o sporting.

Não é certamente com bazofia que eliminamos o adversario.

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
53,896
43,936
64
Aveiro
Nada contra.
Mas a prioridade máxima, para mim, será sempre garantir o campeonato.

• Like
Reações: Rocha_do_Balteiro

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
12,159
11,819
Fisicamente temos obrigação de estar bem melhor porque eles vem de jogos muito dificeis e nos temos rodado a equipa e podemos tambem rodar um pouco contra o Tondela se decidirmos o jogo cedo.
Contra os lagartos é meter os melhores e ir para cima deles sem medo porque temos de vencer.

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
6,503
7,592
Claro que as duas coisas ( ou até as três, se juntarmos a Taça) era ouro sobre azul, mas, na minha opinião, temos de olhar também às circunstâncias atuais. Onde estávamos o ano passado e onde estamos agora e, falo por mim, ser o mais realistas possíveis.
Muito foi feito, mas ainda estamos longe da qualidade dos plantéis desses anos gloriosos.
E essas 4 épocas foram gloriosas porque também, excepto em 87, juntámos o campeonato à competição europeia.
Indepentemente da relevância de cada competição, onde eu quero chegar é que me daria uma azia exponencialmente superior perder este ano o campeonato do que não ganhar a LE.
Claro, eu compreendo, mas acho mesmo que as pessoas dizem isso de ânimo leve, no momento apenas.

Jamais um campeonato vai ter mais importância que uma Liga Europa. Quando a época de 26-27 acabar e quem for campeão, oxalá nós com um bi, este campeonato passará a ser apenas mais um. Ao contrário de ganhar uma competição europeia.

Daqui a 10 anos, ainda "pior vai ser"; ninguém vai se lembrar de que AVB ganhava o seu primeiro campeonato como presidente do FC Porto e da importância que isso teve, porque vai ser o 31º.

Mas a Liga Europa de 2011 vai sempre estar lá, como uma das conquistas mais importantes na história do clube.

• Like
Reações: Emanujor

Braveheart

Bancada central
24 Outubro 2014
2,360
3,627
Fomos eliminados por uma equipa banalíssima. Mesmo com as alterações nas duas equipas, o Nottas joga bem pouco. Resumindo, o Nottas chegou a uma meia-final da Liga Europa limitando-se a aproveitar os erros do adversário nos 2 jogos. Nem precisaram procurar o resultado, nós é que lhes oferecemos a eliminatória.
Dito isto, não me admirava que a final fosse um Braga - Aston Villa.

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
53,896
43,936
64
Aveiro
Claro, eu compreendo, mas acho mesmo que as pessoas dizem isso de ânimo leve, no momento apenas.

Jamais um campeonato vai ter mais importância que uma Liga Europa. Quando a época de 26-27 acabar e quem for campeão, oxalá nós com um bi, este campeonato passará a ser apenas mais um. Ao contrário de ganhar uma competição europeia.

Daqui a 10 anos, ainda "pior vai ser"; ninguém vai se lembrar de que AVB ganhava o seu primeiro campeonato como presidente do FC Porto e da importância que isso teve, porque vai ser o 31º.

Mas a Liga Europa de 2011 vai sempre estar lá, como uma das conquistas mais importantes na história do clube.
A não ser que nesses 10 anos o AVB ganhe mais 6 ou 7 campeonatos para nós!... ;)