Acho que o presidente, e restantes responsáveis, estão de parabéns por este mercado de Verão. Mesmo não tendo acabado, ainda. Até agora, absolutamente irrepreensível e dificilmente conseguirá estragar o que foi feito.
Temos um Porto novamente proactivo. Sem estar dependente do amigo empresário X ou Y.
Temos um Porto que valoriza os seus activos e consegue vender "excedentários" por valores justos. Não é que o Otávio, por exemplo, não valha os 17M neste mercado super inflacionado. Nunca na vida o conseguiríamos era, antes, vender por esse valor. Nem água no deserto vendiamos, quanto mais.
Conseguiu um equilíbrio perfeito entre jogadores feitos (Bednarek, De Jong, João Costa), jovens de qualidade (Froholdt, Prpic, Alberto) e jogadores jovens mas já com boa rotação (Gabri Veiga, Borja Sainz) que tanto nos faltou na época passada.
Temos actualmente um misto de juventude, veterania e jogadores que sabem o que é ganhar, que são internacionais, que são líderes. Já não temos uma equipa que cheira a leite. Não temos um plantel de FM só com jovens promessas. Temos um plantel à Porto, equilibrado, para ganhar, e para também gerar mais-valias no futuro.
Houve critério, gastou-se muito mas bem. Claro que nem todos serão apostas em cheio porque ninguém acerta tudo mas penso que estamos na direcção certa.
Fiquei tremendamente desiludido com a época anterior e com várias decisões tomadas. Perdi mesmo grande parte da esperança que tinha no rumo desportivo desta direcção mas acho que os movimentos feitos neste Verão nos dão claramente razões para estar optimista.
Não ganhámos nada, ser campeões de pré-época e festejar mercados é para os rivais, principalmente os lampiões que adoram ser campeões das capas de jornais. Mas temos claramente armas para lutar por títulos e fazer uma época que honre a história deste clube.
Acrescentar também que a aposta em Farioli me parece em cheio, já mostrou mais em tão pouco tempo do que o seu antecessor. E não se trata só da matéria prima que tem ao dispor.
Por isso, parabéns ao AVB (e não só, ninguém trabalha sozinho) por esta reformulação, bem necessária, do nosso futebol. Siga. Que venha o futebol a contar já para a semana. Até os comemos.