Por incrivel que pareça, ou se calhar não, a perda de protagonismo de um elemento numa estrutura empresarial nunca se deve a um só fator!
Existem sempre uma confluencia de acontecimento que originam a mudança.
Aqui neste artigo, está relevar o impacto do garrote financeiro que a SAD trabalhou na última desportiva.
No online, muitos falaram da passividade de Zubi e deslocação do verdadeiro perfil de jogador referêncial do clube.
Recentemente, o Presidente afirmou que haverá o maior investimento de sempre.
E, no entretanto, houveram dinâmicas internas que fizeram uns perder protagonismo enquanto outros fizeram o caminho inverso.
Curiosamente, ninguem fala e repara quem ganhou o protagonismo na estrutura.
E isso seria interessante depurar...
Só para que conste, eu não acho que neste mercado o Porto vá apertar o garrote. Não me parece que sejam esses os sinais.
O que eu vejo é um director desportivo a preparar a próxima aventura "saí do Porto porque a direcção optou pela parte financeira". Daqui a 6 meses quando um adepto do, sei lá, Lille estiver a analisar o trabalho anterior do Zubi, é isso que vai ler.
Eu não sei se em janeiro tivemos alternativas identificadas que só não vieram porque o CFO não deixou, ou se nem sequer chegamos a esse ponto. Se a segunda permissa estiver certa, a responsabilidade será do DD. Se a contratação do Anselmi tiver sido por responsabilidade do Zubi ... it goes without saying.
Parece-me é que um ano é curto para avaliar o trabalho de um DD, que tem que jogar em vários mercados, no curto e no médio prazo. E às vezes parece tão simples, vende por 50, compra por 20, 30 é lucro, mas se tiveres que pagar 50 a curto prazo, tudo o que vendes é para pagar dívida e sobram-te uns trocos para ir buscar pechinchas ou projectos de jogadores que precisam de 2 anos para começar a render.