Eu consigo analisar o regime de JJ independentemente de questões arbitrais, uma boa forma de o fazer é comparar os anos anteriores a lá ter chegado, e como só a partir daí é que o regime verdadeiramente se relançou como equipa competitiva desde o colapso dos anos 90, os esquemas arbitrais já existiam antes disso mas não conseguiam evitar a mediocridade do clube.No entanto, não podemos ser incoerentes. Andamos anos a falar de como o Benfica do JJ era levado ao colo, desmascaramos através dos e-mails o esquema que estava montado para agora dizermos, por exemplo, que só perdeu para o Vitor Pereira numa última jornada? Atenção, eu não acho, de todo, o JJ mau treinador. Acho que é demasiado sobrevalorizado, e que a sua aquisição comportaria mais riscos que, provavelmente, benefícios. AVB teria logo à partida de desconstruir a sua ideia de estrutura de futebol, na medida em que uma personagem como ele jamais aceitaria remeter-se ao papel exclusivo de treinar, sem ter qualquer tipo de peso em mais nenhuma decisão do clube. Depois, tem uma relação privilegiada com a imprensa (quantas vezes é que vimos indiretas e polémicas nos jornais com mão do mesmo?). Já para não falar do que viria ganhar e, consequentemente, o peso de uma indemnização caso a coisa não corresse bem.
Quanto à forma como seria integrado na estrutura, era algo a ser discutido com AVB, penso que isso também envolve muito o tipo de relação que ele tem com o presidente do clube, ele nunca teve um presidente como AVB que já foi treinador e treinou clubes na mesma altura que ele, discutir o planeamento do plantel com AVB suspeito que não seja a mesma coisa que discutir isso com o Vieira ou o Brunão.
Se não resultar paciência, esse é o risco com qualquer treinador, o que interessa quando partimos para uma decisão destas é tentar minimizar o risco e muito sinceramente face às outras possibilidades realistas, ele acaba por ser a opção de menor risco.