É tão óbvio que dói. Se não vêem isso, então eu próprio teria que me admitir que cometi um erro de avaliação relativamente ao Presidente. Que não me faça uma desfeita dessas.
Podem vir mais nove Gabri Veigas que não vai ganhar nada o Anselmi.
Não há justificação plausível para manter Anselmi no cargo depois de uma série de exibições onde a equipa parece completamente à deriva. E não falo apenas dos resultados — a quantidade de erros táticos, a falta de organização em campo, jogadores sem saber o que fazer, a insistência em ideias que claramente não funcionam… tudo isto torna insustentável a sua continuidade.
Percebo que possam existir factores que compliquem a decisão: talvez o clube ainda não tenha uma alternativa alinhada, talvez haja custos de rescisão a considerar, ou o próprio presidente queira evitar, tão cedo no mandato, reconhecer que errou pela segunda vez na escolha do treinador. Mas nada disso deve sobrepor-se ao essencial: o FC Porto não pode começar uma nova época agarrado a um treinador que já demonstrou, repetidamente, não ter capacidade para o nível de exigência deste clube.
Quanto mais se adiar o inevitável, pior será para todos. E pior será para o próprio presidente, que arrisca ver a contestação aumentar de forma desnecessária. Não há imagem de força ou estabilidade a preservar quando o que se vê é fraqueza e desnorte no banco e no relvado.
Por isso, espero sinceramente que o vexame de ontem tenha finalmente aberto os olhos a quem de direito. Anselmi não pode continuar. Quanto mais cedo se resolver este problema, mais tempo teremos para preparar a época com alguém competente ao comando.