Martim Fernandes

Martim Fernandes 52

Martim Fernandes

6.23

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

6.23 Performance da Época
Jogos
1
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,446
151,468
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O Nuno Mendes joga na posição dele no PSG?

Lá porque o Martim aparece no grafismo a central não quer dizer que faça o papel de central, muito menos com bola.

És bem mais inteligente do que isso.
Nem o Martim é o Nuno Mendes, em características, nem o Anselmi é o LH, nem o FC Porto é o PSG.

Eu simplesmente acho que quanto mais complexa, cheia de táticas sobre táticas, e sistemas sobre sistemas e posições sobre posições for o sistema, mais facilidade tem para dar barraca.

Já jogamos com o famoso "líbero"
Já jogamos com os 3 centrais.
Agora estamos nesta fase.

Esperemos a seguinte.

• Like
Reações: DeZ

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,446
151,468
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Um jogador começa a carreira em x posição e acaba na posição x.

Hoje ja se viu fazerem adaptações. Anda tudo tolinho no Portal dos Dragões.
Caramba eu acho então que o Samu devia jogar a médio centro.
Onde já se viu não poder jogar aí, ter começado a ponta-de-lança não quer dizer nada, o futebol evoluiu, estamos em 2025, anda tudo tolinho no Portal.

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
23,847
54,939
Conquistas
6
23
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Caramba eu acho então que o Samu devia jogar a médio centro.
Onde já se viu não poder jogar aí, ter começado a ponta-de-lança não quer dizer nada, o futebol evoluiu, estamos em 2025, anda tudo tolinho no Portal.
Claramente um bom exemplo. Tem tudo a ver com a adaptação que eu falei.

O Moura fechar mais dentro a defender e a atacar voltar à sua posição é como inventar a roda de tão fora da caixa que é.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,446
151,468
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Claramente um bom exemplo. Tem tudo a ver com a adaptação que eu falei.

O Moura fechar mais dentro a defender e a atacar voltar à sua posição é como inventar a roda de tão fora da caixa que é.
Antes ninguém era muito fã de adaptações e hibridificações, agora ficamos.
Eu já disse que prefiro sistemas mais fáceis de interpretar para qualquer jogador.

NakaMessi

Lugar Anual
8 Setembro 2020
2,180
11,125
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Se no grafismo aparecesse 4-3-3, em vez do João Mário a extremo tivesse o Pepê, e se durante o jogo o Martim viesse defender dentro junto dos centrais, vocês nem iam estar sequer a falar do Martim jogar a central.

Estão-se a agarrar ao que aparece no Flashscore, mas tudo bem, é uma discussão perdida.

Eu gosto muito de ver o Martim ali, e acho que vai continuar a jogar bem e a fazer assistências como fez com o Nacional.

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
23,847
54,939
Conquistas
6
23
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Antes ninguém era muito fã de adaptações e hibridificações, agora ficamos.
Eu já disse que prefiro sistemas mais fáceis de interpretar para qualquer jogador.
Nao vi ninguem a reclamar de recuarem o JM para lateral direito. Ou do Otávio ser um desequilibrador e fazerem dele um jogador cerebral.

Será que agora é que esta tudo mal?

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,446
151,468
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Nao vi ninguem a reclamar de recuarem o JM para lateral direito. Ou do Otávio ser um desequilibrador e fazerem dele um jogador cerebral.

Será que agora é que esta tudo mal?
Foi um recuar normal, para uma tarefa simples, ser lateral, não para duplas posições.
O Otávio beneficiou muito de sua posição essa sim híbrida, mas num sistema "simples", e numa tarefa mais ofensiva, o que acaba por diminuir a chance de erros com custo.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,971
28,475
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Thank you.

E para que acabe aqui a discussão inócua, eu nem quero saber se acontece uma, dez ou seiscentas vezes, o Martim nunca devia ser central, em altura nenhuma do jogo, entendes isso? pronto, é a minha opinião e nada do que digam a vai mudar
Tem que ser central para poupar a estrela Neuhen que só custou 10 paus e para o ano é q vai ser.
Entretanto temos aquela máquina do JMario a ala em vez do Martim ou até do Pepê (se o menino quisesse trabalhar)...

Se por acaso achares q o treinador só faz merda não vale a pena debatê-lo com a Al Jazeera.

NakaMessi

Lugar Anual
8 Setembro 2020
2,180
11,125
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Nem o Martim é o Nuno Mendes, em características, nem o Anselmi é o LH, nem o FC Porto é o PSG.

Eu simplesmente acho que quanto mais complexa, cheia de táticas sobre táticas, e sistemas sobre sistemas e posições sobre posições for o sistema, mais facilidade tem para dar barraca.

Já jogamos com o famoso "líbero"
Já jogamos com os 3 centrais.
Agora estamos nesta fase.

Esperemos a seguinte.
Agora é que disseste tudo, o treinador tem experimentado imensas soluções diferentes.

Mas depois um gajo chega aqui ao fórum e o que se diz é que ele é one trick pony, que jogamos sempre da mesma forma, que é teimoso e é isto e aquilo.

Afinal em que ficamos?

• Like
Reações: incrivelhulk

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
23,847
54,939
Conquistas
6
23
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Foi um recuar normal, para uma tarefa simples, ser lateral, não para duplas posições.
O Otávio beneficiou muito de sua posição essa sim híbrida, mas num sistema "simples", e numa tarefa mais ofensiva, o que acaba por diminuir a chance de erros com custo.
Um extremo recuar para lateral é uma tarefa simples? Então e saber defender? Um extremo passar a lateral é provavelmente das adaptações mais difíceis e exigentes para um jogador.

La está, é tudo uma questão de normalização. O que hoje não acontece porque está absolutamente tudo mal.

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
13,228
16,764
Só os mais desatentos mesmo é que não vêm o ppl a reclamar com o JM há anos 🤷‍♂️

NakaMessi

Lugar Anual
8 Setembro 2020
2,180
11,125
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Só os mais desatentos mesmo é que não vêm o ppl a reclamar com o JM há anos 🤷‍♂️
Quanto a isso, acho que estamos todos de acordo.

O JM não vale os quilhos de um gato capado, seja o treinador o Anselmi, o Clubman, o NakaMessi ou o Guardiola.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,446
151,468
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Agora é que disseste tudo, o treinador tem experimentado imensas soluções diferentes.

Mas depois um gajo chega aqui ao fórum e o que se diz é que ele é one trick pony, que jogamos sempre da mesma forma, que é teimoso e é isto e aquilo.

Afinal em que ficamos?
Eu não acho que ele seja um one trick pony.
Acho é que tenta soluções que não resultam, ou que pelo menos tenta as soluções que "não são a questão central do sistema não resultar".
É diferente, não sou responsável pela opinião de 3ºs.

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
23,847
54,939
Conquistas
6
23
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Secalhar precisas de perder mais um bocadinho a interpretar o que se diz.

Estou a falar da adaptação do JM. Que foi considerada normal. Não estou a falar do rendimento ou da qualidade do JM. Porque as críticas é sobre isso, não por jogar a LD em vez de extremo.

Mas agora é um escândalo se um jogador joga em determinados momentos um bocadinho mais ao lado de onde fez formação.

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
5,130
6,098

Uma grande maioria das vezes o Porto atacou assim, uma linha de 4 como qualquer outra equipa do mundo que jogue em 4-3-3, e com Varela a 6.

Ora, isto não é o que todos andam a pedir? O treinador coloca a equipa a construir a 4 e agora está a inventar?
Que frame mais enganador, fruto do rapaz que faz os vídeos de 30 minutos a culpar tudo e mais alguma coisa menos o treinador, nem uma crítica construtiva é capaz de fazer.

Bastava avançar dois segundos nesse vídeo para tu veres o Moura a avançar no terreno assim que o Martim desce e ocupa a posição de central pelo lado direito, ficando os 3 lá atrás. Que aproveitamento estúpido para se dizer que a equipa sai a jogar num 4x3x3 quando isso acontece de forma rara.

Aproveita, já agora, tu que dizes que o pessoal parece que não vê os jogos e bate por bater e isso que tu dizes é um verdadeiro fato, para nesse mesmo vídeo das maravilhas de 30 minutos que é a forma de jogar de Martin Anselmi, para enumerar as vezes que o FC Porto sai realmente a jogar numa linha de 4 e não numa linha de 4 momentânea quando um dos centrais avança e normalmente o Moura recua para fazer a linha de 3. Já agora, tenta não aproveitar esse segundo em que Martim recupera posição e que Moura está prestes a arrancar para dizer que o FC Porto ataca em 4x3x3.

Tipo isto em que vês o Martim a recuar para dentro que é para o Moura avançar, como avançou.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,600
17,390
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Eu hoje disse no tópico do jogo com o Miami que gostaria de ver algo do género mas do lado esquerdo, precisamente por causa do JM.

Martim a ala, Moura no lado esquerdo a fazer de Martim e o William na ala.

O JM não da com nada, mas é da tática, porque é um excelente jogador :)
O João Mário pode ser excelente de jogador de padel ou golfe, não sei, mas de futebol não é de certeza.

NakaMessi

Lugar Anual
8 Setembro 2020
2,180
11,125
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Que frame mais enganador, fruto do rapaz que faz os vídeos de 30 minutos a culpar tudo e mais alguma coisa menos o treinador, nem uma crítica construtiva é capaz de fazer.

Bastava avançar dois segundos nesse vídeo para tu veres o Moura a avançar no terreno assim que o Martim desce e ocupa a posição de central pelo lado direito, ficando os 3 lá atrás. Que aproveitamento estúpido para se dizer que a equipa sai a jogar num 4x3x3 quando isso acontece de forma rara.

Aproveita, já agora, tu que dizes que o pessoal parece que não vê os jogos e bate por bater e isso que tu dizes é um verdadeiro fato, para nesse mesmo vídeo das maravilhas de 30 minutos que é a forma de jogar de Martin Anselmi, para enumerar as vezes que o FC Porto sai realmente a jogar numa linha de 4 e não numa linha de 4 momentânea quando um dos centrais avança e normalmente o Moura recua para fazer a linha de 3. Já agora, tenta não aproveitar esse segundo em que Martim recupera posição e que Moura está prestes a arrancar para dizer que o FC Porto ataca em 4x3x3.

Tipo isto em que vês o Martim a recuar para dentro que é para o Moura avançar, como avançou.

O próprio Anselmi falou na importância do Martim para alternar entre linha de 4 e 5, e estás-me tu a dizer que isso não acontece?

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
11,116
7,500
Conquistas
4
Porto
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Eu hoje disse no tópico do jogo com o Miami que gostaria de ver algo do género mas do lado esquerdo, precisamente por causa do JM.

Martim a ala, Moura no lado esquerdo a fazer de Martim e o William na ala.

O JM não da com nada, mas é da tática, porque é um excelente jogador :)
O JM ja foi aposta... cresceu, mas estagnou cedo. Nao aparenta evoluir mais, portanto, pra mim fim de ciclo.

Quem gostei do jogo com o palmeiras, foi o Giay a fazer de martim...
Como quem nao quer a coisa, podia o martim jogar a LD e o Giay a DCD... e durante o jogo, iam trocando conforme a disponibilidade fisica/baralhar defesas.

NakaMessi

Lugar Anual
8 Setembro 2020
2,180
11,125
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
O JM ja foi aposta... cresceu, mas estagnou cedo. Nao aparenta evoluir mais, portanto, pra mim fim de ciclo.

Quem gostei do jogo com o palmeiras, foi o Giay a fazer de martim...
Como quem nao quer a coisa, podia o martim jogar a LD e o Giay a DCD... e durante o jogo, iam trocando conforme a disponibilidade fisica/baralhar defesas.
Eu adoro o Martim, mas ele é um jogador que gosta de jogar em zonas interiores, e não é propriamente um touro rápido e físico para fazer a ala.

Acho que o Anselmi está a lê-lo muito bem e a arranjar a melhor posição que coaduna com ele.

Falta é um ala direito muito melhor.

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
5,130
6,098
O próprio Anselmi falou na importância do Martim para alternar entre linha de 4 e 5, e estás-me tu a dizer que isso não acontece?
Acontece raramente, é o que estou a dizer, o FC Porto não ataca em 4x3x3. Esses frames que apresentaste são todos de compensações aos avanços de Martim que normalmente faz e nem são verdadeiramente avanços pela linha, mas sim mais pelo meio.

Se tu depois te lembras de tirar um frame na altura em que Martim recua e Moura está precisamente a fazer essa constante compensação da defesa a 3, claro que vais ter uma linha de 4 no frame. Mas isso é por 2 segundos.