Não precisava de o queimar. Bastava não atirar areia para a cara dos adeptos.Faz ele muito bem.
Não se queima assim um activo mesmo que se pense o contrário.
Ai se fosse o SC a dizer o mesmo...
Não precisava de o queimar. Bastava não atirar areia para a cara dos adeptos.Faz ele muito bem.
Não se queima assim um activo mesmo que se pense o contrário.
Amigo, não leves a mal, eu sei que tu levas isto muito a sério, e te deixas levar pelas emoções, e eu respeito muito isso, acredita que sim.Não é a mesma táctica. Nenhum desses utiliza o libero. Convém não misturar alhos com bugalhos.
Mas imagina, por hipótese, que o Anselmi também viu a luz hoje, e que nas duas últimas jornadas Eustáquio fica no banco, Pepê entra só nos descontos, e ganhamos ambos os jogos tranquilamente. Como é que fica a tua situação?A minha gota de água foi ver se hoje ia apostar nos pastelões. E apostou e ia-se fodendo à grande. Mas agora já saltei de barco. Anselmi RUA. Quem tem um Perez no banco e continua a apostar em Eustráquios e Fitas Pretas e estes continuam a emperrar o nosso jogos todo é porque não tem arcaboiço para estas andanças.
O que um bom lider faria?A defender o Pepê
Isto é inacreditável.
Já viste o FC Porto a jogar desta forma?Acho que nunca vi um treinador a ser tão insultado por aqui em tão pouco tempo.
Se havia treinador que queimava activos na CI era o SC.Não precisava de o queimar. Bastava não atirar areia para a cara dos adeptos.
Ai se fosse o SC a dizer o mesmo...
Convenhamos que quem mais saliva pelo Cavalo Branco é o nosso colega forista Eclipse, que tem um histórico de coerência ímpar.Tanta falta de memória! 100M em reforços, ia esmagar, ia jogar 3x mais... e ficou 2x seguidas em 3°. E há quem salive por um gajo destes, que só conseguiu ganhar com padres... e mesmo assim muito pouco.
Não sei nãoQuanto ao líbero, o pessoal quer fazer disto algo revolucionário, quando isto mais não é do que uma nuance de um 4-3-3, e é algo que claramente pode não ser para durar
O Anselmi não me parece tão teimoso como se quer fazer parecer, acho que ele próprio está aberto a aprender e a mudar certas coisas.Não sei não
Eu ficava mais calmo se não visse o Eustáquio exposto a duelos individuais pelo ar, constantemente, por opção
Uma coisa seria teres o "líbero" a aparecer durante o jogo de forma natural, até para teres outro jogador para circular atrás e subir os laterais com mais segurança
Agora expor um jogador a tanta responsabilidade defensiva...
Ainda hoje, embora tenhamos lances ridículos na primeira parte, não fomos uma casa a arder porque o Zé Pedro ganha bolas pelo ar, aperta com o avançado, faz faltas
Estou solidário contigo, aqui há uns meses também fui banido por ter colocado uma menina com pichota no tópico das belas mulheres. Já não há respeito pelos foristas de longa data, enfim...Depois de 3 semanas banido, devo dizer que estive a ler aqui na diagonal os desenvolvimentos neste tópico dos últimos tempos, e fartei-me de rir.
Então quem está já mesmo convencido que o Anselmi já está despedido, difunde todas as notícias da Bola, etc, etc, é de chorar a rir.
O presidente disse que o Anselmi fica, o Anselmi disse que fica, hoje os jogadores todos manifestaram claramente a sua posição, mas ah e tal o jornal ABola e o Cavalo Branco e o caralho a quatro.
Então, vamos lá analisar as coisas:
Há 3 meses atrás, após uma sequência de 4D e 1E, com a equipa completamente morta física e psicologicamente, o AVB decide contratar um treinador para longo prazo, para se vir ambientar, sabendo perfeitamente ao que ia, nomeadamente ao nível da mudança tática.
Acresce que dias depois de contratar o treinador, ainda lhe "tira" o melhor jogador, mais um titular.
Neste tópico penso que foi quase unânime que devíamos apoiar o treinador, dar-lhe tempo, ter paciência com as coisas que iam correr menos bem.
Volvidos 3 meses, é insultos ao treinador constantes, é professor pardal, é fontes seguras que vai sair, é isto é aquilo.
Meus amigos, eu digo aqui de forma clara: se o Anselmi for despedido por não fazer milagres com uma trupe de cepos, que já teve outros dois treinadores, outros dois sistemas táticos, e jogava o mesmo (zero), 3 meses depois de ser contratado como aposta forte por 5 milhões, então esta SAD perde a minha confiança na hora.
Mas faz algum sentido despedir um treinador nestas condições?
Temos jogado muito mal, certo, mas este nem foi dos piores jogos e mesmo assim é atacado.Já viste o FC Porto a jogar desta forma?
Obviamente. "Isto" de nuance de 4x3x3 não tem nada.Não sei não
Eu ficava mais calmo se não visse o Eustáquio exposto a duelos individuais pelo ar, constantemente, por opção
Uma coisa seria teres o "líbero" a aparecer durante o jogo de forma natural, até para teres outro jogador para circular atrás e subir os laterais com mais segurança
Agora expor um jogador a tanta responsabilidade defensiva...
Ainda hoje, embora tenhamos lances ridículos na primeira parte, não fomos uma casa a arder porque o Zé Pedro ganha bolas pelo ar, aperta com o avançado, faz faltas
O Eustaquio é uma passadeira, demasiado lento e demasiado fraco para duelos naquela zona
Nenhumas... hehe. Íamos esmagar... mesmo que ficássemos só em 3° lugar.Convenhamos que quem mais saliva pelo Cavalo Branco é o nosso colega forista Eclipse, que tem um histórico de coerência ímpar.
O Milan está a fazer maus resultados porque é uma conjuntura muito complicada, apanhou um barco à deriva, os jogadores são fracotes e tal.
O Porto está a fazer maus resultados porque o professor pardal veio para aqui com táticas revolucionárias estragar a super equipa que o SC e o VB nos deixaram, que praticava futebol champanhe e jogava que se fartava.
Nem sei como o Porto não joga mais à bola com os craques de renome Zé Pedro, Eustáquio, Marcano, João Mário, Alan Varela e Francisco Moura.
Obviamente que o cavalo branco metia este conjunto de craques incompreendidos a jogar à Barcelona do Guardiola, tens dúvidas?
No banco. Nunca o vi fazer uma má exibição no banco, e quem diz ele diz o Eustáquio.O Pepê é menos mau onde?
Tudo dito.Se quer e vai ser o treinador para a próxima época tem que começar a preparar a mesma e isso não passa por colocar em campo jogadores que não irão estar no clube, que não querem cá estar ou que estão a fazer simplesmente a fazer um frete dentro de campo. Ou então porque não têm qualidade, também pode ser por aí. Obviamente que não os pode tirar a todos porque se não não havia convocatória possível, mas há nomes bem evidentes que já podiam ter sido encostados no banco. Este é um dos pontos principais.
Depois das duas uma: ou vai ter realmente jogadores que encaixam que nem uma luva no seu sistema preferido ou então vai ter mesmo que deixar a teimosia (coisa que ele disse que tinha) de lado e montar a equipa num sistema onde esta se sinta mais cómoda e onde os jogadores, mesmo aqueles com menor capacidade, consigam render.
Depois tem que perceber que fazer uma pressão alta não é sinónimo de destapar tudo atrás, da mesma forma que baixar linhas não significa defender melhor... É preciso saber pressionar e ter organização defensiva! A equipa expõe-se muito em certos momentos do jogo não só pela passividade que demonstra mas também pela falta de organização, cobertura de espaços, distância entre sectores e de jogadores dentro do mesmo setor, e com isso sofre golos que acabam por parecer simples de se evitar.
Veremos se estes meses e a paragem para a próxima época o farão crescer e perceber onde está, contra quem joga e o que é necessário fazer para vencer mais vezes.
Quando se tem muitos cepos, é normal que se dê umas casas independentemente da táticaO Anselmi não me parece tão teimoso como se quer fazer parecer, acho que ele próprio está aberto a aprender e a mudar certas coisas.
Aliás, hoje não jogamos com libero, foi mesmo com 3 centrais, e foi a desgraça que foi.
Mas esta desgraça esta época já aconteceu com linhas de 4, de 5, de tudo.
Ou quando levamos 3 do Bodo e 4 do 5LB jogamos com líbero?
Mais uma vez, brutal. Está aqui tudo! E de forma sublime. Parabéns.O que está aqui em causa não é uma questão de moralidade, é de competência.
O que dizes parte de um ponto que, à superfície, parece razoável: dar tempo, dar pré-época, dar reforços.
Mas a pergunta que tem de ser feita é: dar tempo a quê? A que modelo? Com que base?
Tu próprio disseste que o Anselmi precisa de vários reforços.
Mas vamos por partes, porque o problema aqui nem é só dizer que são precisos reforços — é que nem os perfis que apontas encaixam no modelo de jogo que o próprio Anselmi tenta impor.
"1 médio centro de jeito"
O quê é um médio centro de jeito, será um médio de construção? Um box-to-box?
Porque no modelo do Anselmi, o meio-campo joga com dois interiores muito altos e um “líbéro” disfarçado a sair de trás.
Se metes um médio criativo a jogar de frente para o jogo, vais deixá-lo pendurado — sem apoios curtos, sem linhas de passe, sem espaço entrelinhas porque a ocupação do meio-campo no desdobramento para 3-4-3 dele é desorganizada.
"2 extremos de jeito"
E onde é que vão jogar, exatamente?
O Anselmi não usa extremos abertos clássicos.
Usa dois avançados interiores (falsos extremos, se quiseres), que jogam por dentro — e que precisam de entender-se com o avançado-centro e os médios que vêm de trás.
Ou seja, queres investir em extremos quando o modelo nem os acomoda — a não ser que mudes completamente o sistema.
"1 ponta-de-lança experiente com golo"
Claro, todos os clubes do mundo querem esse. Até no Distrital.
Mas se o tens, vais pedir-lhe que jogue isolado, sem apoio interior real, com cruzamentos que não chegam e num sistema onde não há ocupação de área consistente.
Basta ver o que (não) acontece com o Samu.
Podes ir buscar o Harry Kane — se for para estar sozinho entre centrais sem chegada, não serve de nada.
"1 líbero"
Aqui então é poesia total.
Sabes que tipo de jogador é que esse papel exige?
Alguém com leitura defensiva apurada para fechar transições.
Capacidade de subir ao meio-campo para participar na construção.
Velocidade para cobrir profundidade.
Tomada de decisão sob pressão.
E ainda liderança para orientar a linha defensiva.
O líbero no modelo do Anselmi tem de ser central com saída, médio com critério, velocista com timing e líder com voz.
Tens ideia de quantos jogadores no mercado sabem fazer isso tudo… e estão ao alcance financeiro do FC Porto?
É que nós estamos a falar do mercado como se houvesse vários Beckenbauers com cláusula de 3 milhões prontos a assinar. Isto numa posição para o qual nenhum jogador é formado porque é uma "posição morta".
E se arranjares um — quem vai proteger os centrais quando esse líbero sobe e deixa o espaço livre nas costas?
Que estrutura defensiva vai segurar esse risco?
Com os mesmos centrais lentos e ou sem leitura? Com laterais que não conseguem fechar por dentro?
Vamos ter de contratar laterais e centrais.
Ou seja, estás a dizer que ele precisa praticamente de uma equipa nova.
Então a pergunta é: se o modelo dele só pode funcionar com jogadores novos para todas as posições… será que o modelo é adequado ao que o clube pode oferecer?
E mesmo que todos cheguem — o que garante que os comportamentos coletivos, que hoje são descoordenados, vão magicamente encaixar?
Não estamos a falar de dar tempo a um treinador que está a mostrar caminho, mas precisa de afinar detalhes.
Estamos a falar de alguém que chegou há meses, e desde então a equipa piora em todos os indicadores — posicionais e comportamentais.
Quanto à Champions, dizes que falhar não é dramático.
Mas neste momento, falhar a entrada direta na Champions representa mais do que perder receitas.
É adiar a recuperação financeira, comprometer reforços, e manter o clube fora da montra que atrai talento.
E atenção: não se está a dizer que o treinador tem de sair “só porque perdeu.”
Tem de sair porque não melhorou nada — e insiste num modelo que não se adequa ao plantel, nem ao campeonato, nem ao momento do clube.
Portanto, sim, podemos dar pré-época, reforços e crédito.
Mas só se houver sinais de que há base para isso.
E neste momento, tudo o que vemos é um modelo que exige muito — mas dá pouco.
E esse tipo de aposta, para um clube como o FC Porto, não é ambição. É roleta.
O FC Porto nunca jogou tão mal!!Temos jogado muito mal, certo, mas este nem foi dos piores jogos e mesmo assim é atacado.
Jogamos mal com outros treinadores, a equipa simplesmente desistiu. Não é a meter agora outro cromo que isto vai mudar.
Sem bola sou capaz de concordar, mas naquilo que é a saída de bola vês algo de assim muito revolucionário?Obviamente. "Isto" de nuance de 4x3x3 não tem nada.