A equipa respira melhor, porque ganhou qualidade e, sobretudo, disponibilidade à frente.
Hoje, o Trofim faz um jogo vulgar e o Vonic falha um golo cantado. Ainda assim, metem o pé, correm sobre o defesa, disputam as bolas lançadas na frente...vão à luta. Algo que Candé não dava ou não estava a conseguir dar. E que os outros "avançados" do plantel não tem qualidade para oferecer.
Felizmente, o Luís Gomes é titular. Circunstancial, bem sei. Tem que haver dois lesionados para tal acontecer. Faço figas para que quando o Brás estiver disponível, e que volte a ser titular, quem se sente no banco não seja o rapaz, mas o seu colega de sector.
Quanto ao meio campo, este jogo é um bom exemplo do que já aqui escrevi até ao exaustão. Bastou entrar o Gil Martins e o meio campo do FC porto dominou o jogo. Independentemente, do valor do Gil, ou do que cada um pode pensar sobre o potencial do jogador, o que é facto, é que é um jogador tecnicamente capaz e que pensa de forma diferente dos outros 2. Pisa outros terrenos, faz coisas diferentes. E é este detalhe que faz TODA a diferença. o meio campo Leiriense recua e o FC Porto organiza-se melhor. Meio campo estruturado. Bê-á-bá do futebol...
Por fim, um aplauso e uma sugestão.
Um aplauso para a titularidade do Samuel Portugal. Percebo a tese que a B serve para errar. Também sei Gonçalo e o Diogo já fizeram grandes defesas. Mas também sei que os seus erros já custaram muitos pontos e que não são hoje foco de segurança ou estabilidade. Errar não é enterrar. Lamento. O FC Porto B tem um, e um só, objectivo desportivo: NÃO descer. Deve-se lançar mão de tudo o que possa agregar valor para esse objectivo. Ter um GR que possa transmitir mais confiança é importante nesta fase. Aplaudo a decisão. Uma vez chegados ao objectivo, pois que voltem os meninos para aprenderem que não se pode dar uma média de 1 frango a cada 2 jogos e sonhar ser GR do FC Porto.
Sugestão: que cada adepto do FCP no próximo jogo, que se deslocarem ao Olival, contra o Penafiel, possa dar uma belinha (não com força) na testa do Brandão se este voltar a meter a titular o que anda em campo com a nº98. Tenho fé que assim o homem perceba.