Deixando a galhofa que muito me ocupou na noite de ontem e fazendo aqui uma análise racional aos lagartos neste ano.
Foi o fim perfeito para uma equipa que nunca foi humilde.
1. Apesar de para muitos serem evidentes alguns defeitos crassos do Rui Borges, manter o treinador não foi um decisão escandalosa.
2. Claramente houve acordos de cavalheiros para muitas vacas sagradas do plantel saírem agora. O problema? Desde janeiro que é evidente quem são fruto da sua pouca vontade para jogar à bola, Hjulmand e Pote à cabeça. O pior de tudo é que foram acordos sabidos por todo o país desde muito cedo. Ainda que possa entender que na vida real estes acordos até possam existir em muitos clubes, no zbording foi à descarada.
3. Um dos pontos mais importantes foi o mercado de janeiro. Para mim o Alisson é uma venda terrível. Quando se olha só para o ROI ( retorno de investimento) e não se olha para o resto no futebol, consequências podem vir e vieram.
4. Aliado ao mercado de janeiro há uma estrutura e um presidente, que fruto do recente sucesso, não é colocada em causa. Algo que permitir omitir escolhas globais como: Leonel Pontes, Silas, João Pereira, Keizer… Há uma clara pressão para a época que vem e perceber se é uma direção que se sabe reforçar ou não.
5. Falando da direção, a principal promotora da falta de humildade. Varandas faz jus ao tradicional lisboeta que lá por ter um curso acha-se moralmente e eticamente superior. Esquece-se que os tempos são outros e que hoje em dia a inteligência e a esperteza andam em qualquer lado. Tem uns timings péssimos para vir falar. Enquanto que os outros presidentes dão a cara nas derrotas, Varandas abre o peito nas vitórias. O problema de quem abre o peito é que se constipa com mais facilidade, algo que surpreendentemente o Varandas não sabe, mesmo sendo médico. Uma falta de humildade que transmitiu para a equipa e equipa essa que adotou plenamente esses valores.
6. O elefante na sala era demasiado grande para ser notado? Em toda a história só tivemos um campeão que perdeu os clássicos todos, Benfica de 2015/16. O sporting, que seria o justo campeão desse ano, deveria saber mais do que ninguém que essa receita de perder tudo e ser campeão é algo muito otimista e só um burro tentaria encontrar esperança nisso. Para alimentar essa esperança tiveram jogos onde simplesmente não conseguiram admitir que tiveram uma caga de todo o tamanho, nomeadamente PSG e Athletic. Mas não, olharam para esses jogos e pensaram, está aqui o novo tricampeão nacional e futuro campeão europeu.
7. Todos estes fatores, acabaram também numa descrença sobre a qualidade do FC Porto. Toda a época andaram a fazer o que nos já fizemos sempre que eles foram campeões: “ah eles vão cair” “é uma questão de tempo”. Nunca foi. Do nosso lado havia muita competência e qualidade. A descrença no Porto aliada à falta de humildade culminou num ponto (derrota com o slb) onde perceberam que era real, eles iam mesmo perder este campeonato.
Concluindo, estou muito ansioso para ver o que poderá ser o Sporting do próximo ano, mesmo que sejam craques os novos reforços, irão sair jogadores com muita estaleca de vencer. E esses jogadores são muito importantes. Vimos bem isso na nossa parte final da época, a nossa equipa não tinha estaleca de vencedores, algo normalíssimo. Falhando o Rui Borges, acho que vão tentar descobrir outro Amorim, mas está difícil. Mesmo que alguns achem que está a nível de wonderkind de Mourinho e AVB, mesmo esses só surgem longe a longe como os meteoros.
Gostava muito que a próxima época lhes corresse mal. O FC Porto precisa de instaurar uma nova hegemonia sem igual e acho que com esta limpeza do Sporting que está aí por vir, essa hegemonia pode ser possível. Acho que o Benfica, está muito confuso e muito a leste de uma gestão moderna e parece me que o principal ativo pode começar a espairecer, o dinheiro!