Não tenho palavras para o que foi a festa ontem.
Acho que foi o comungar de Cidade. Valores. Clube.
Algo que parecia que se tinha perdido ao longo dos anos. Pois o clube parecia que era só de uma minoria.
O clube foi devolvido aos adeptos e às suas gentes.
Não foi só o título de campeão que se festejou. Porque não estamos à 20 anos sem ganhar. Foi o festejar de algo que parecia perdido, uma essência que se julgava esquecida, foi o regresso do FcPorto. A frase do Mister encaixa como uma luva “O FCPORTO está de volta”. E está mesmo! O espírito de luta dentro e fora de campo, o sangue que lá deixamos é especialmente as lágrimas. Este ano perdemos duas das nossas maiores figuras da nossa história, Jorge Nuno Pinto da Costa e o Eterno Bicho. Fizemos “das tripas coração” e regressou o FCPorto de todos nós!!

🤍
Foi exatamente isto.
Até para completar o que havia dito ontem, na Ribeira vi muitas crianças, estrangeiros equipados à FC Porto, famílias, e um fenómeno que me deixou bastante feliz: vi muito mais mais mulheres que homens.
Isto nunca seria possível nos títulos dos últimos anos, onde, como bem diz o colega, o clube pertencia a uma minoria. Os grunhos monopolizavam tudo, até a alegria de uma cidade e das suas gentes, ansiosas por entrar em ebulição.
Recordo-me que num dos últimos títulos, a festa eram uns milhares de grunhos na parte mais cimeira dos Aliados, bêbados, aos encontrões e a gritar músicas sobre os rivais. Era um ambiente agressivo, tóxico, e castrador da alegria de tantos portistas que amam o seu clube. Afastavam as pessoas (às vezes literalmente, porque, em conluio com as direções de outrora, mandavam em "tudo").
Sinto-me muito feliz e realizado pelo dia de ontem, mas cada vez com mais raiva ao passado feliz que nos impediram de viver. Isso nunca perdoarei e muito menos esquecerei.
Mas voltando à festa, ainda estou inebriado pelo que aconteceu ontem. Se não foi um sonho, parecia. Dizer que foi perfeito é ser parco nos elogios. Por isso, deixo apenas um enorme agradecimento ao André e também ao Pedro Duarte. Finalmente um presidente da câmara à altura.
Tanto Porto.