"99" Vitor Baia

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
3,312
5,764
Das coisas que tenho mais pena é que aqueles anos tenham estragado a imagem de um dos meus primeiros ídolos, ao lado do Bicho. Um guarda-redes incrível, capitão, o 99, o carisma, a revolta pela vergonha que lhe fizeram em 2004... Quando me atiravam alguma coisa pelo ar ou assim gritava sempre "Baíaaaa".

Bom, isso está escrito e não se apaga. Se o resto pudesse ser reparado de alguma forma, óptimo. A verdade é que o Baia jamais iria aparecer ali, ainda para mais ao lado do João Pinto, sem um convite do presidente.

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
94,614
170,225
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Imaginem o Baía com um fedora com aquela fitinha, um fato "risca de giz" e uns sapatos e uns sapatos "spectator" em dois tons.
Parece saído mesmo de um filme da Lei Seca.

lexx4point0

Arquibancada
17 Março 2013
468
369
quanto ao Baía, como guarda redes é um ídolo, e que se mantenha apenas nesse papel de ídolo e figura do nosso clube, mas é evitar voltar a ter ideias de o ter como um papel tipo de dirigente ou ter ambições para tal

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
94,614
170,225
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
quanto ao Baía, como guarda redes é um ídolo, e que se mantenha apenas nesse papel de ídolo e figura do nosso clube, mas é evitar voltar a ter ideias de o ter como um papel tipo de dirigente ou ter ambições para tal
O Baía acabou como dirigente, não em 2024, mas em 2010.
Tudo o que ele poderia ter sido terminou aí, por decisão dele, por falta de paciência e digo porque ele é influênciável sobretudo por mulheres (hoje um pouco menos devido ao choque de ter batido quase no fundo).
E assim, meio impaciente, meio levado por ideias de grandeza "fora da bola e do FCP" que lhe implantaram na cabeça, o Baía perdeu o caminho que se lhe augurava.
Agora que dignamente seja mesmo isso, uma figura histórica do clube e um grande campeão como jogador.

BM

Tribuna
30 Junho 2017
2,888
5,184
Conquistas
10
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
O Baía dirigente também foi o Baía jogador que quando saiu do Barça rejeitou o Milan para voltar a casa. Também é o Baía capitão junto do Bicho a levantar troféus porque para mim é impossível, tendo nascido em 96, dissociar os dois e a maneira como ambos lideravam a equipa sem qualquer tipo de egos em que um se podia achar mais que o outro. Ele está certamente feliz como portista que é.

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
14,459
6,565
Porto
Das coisas que tenho mais pena é que aqueles anos tenham estragado a imagem de um dos meus primeiros ídolos, ao lado do Bicho. Um guarda-redes incrível, capitão, o 99, o carisma, a revolta pela vergonha que lhe fizeram em 2004... Quando me atiravam alguma coisa pelo ar ou assim gritava sempre "Baíaaaa".
Não há infância nos anos 90 sem gritar "Baíaaaaa" e nunca deu tanto prazer a um puto atirar-se para o chão. Quando era a nossa vez de ir à baliza, só pedíamos bolas altas para defender "à Baía". Até o penteado fazia escola e recordo-me de pedir à Julinha, ali na Cantareira, para me cortar o cabelo "à Baía".

O Baía era o Benji da vida real. Uma espécie de super-herói de carne e osso. Se fosse uma banda, seria os KISS, que tinham cereais, bandas desenhadas e bonecos com as suas figuras. Ele também era assim, como um desenho animado.

É o maior guarda redes português de sempre e duvido que outro guarda-redes no mundo tenha tido um impacto social igual ao dele. Que pena o próprio ter-nos tirado o nosso Baía...

hstirdep

Superior
19 Julho 2020
27
39
Porto
É o maior guarda redes português de sempre e duvido que outro guarda-redes no mundo tenha tido um impacto social igual ao dele. Que pena o próprio ter-nos tirado o nosso Baía...
Acho que o Diogo Costa já o passou ou vai passar. O Diogo não é só do Porto, é respeitado pelos outros clubes. Eu já vi, mais que uma vez pela televisão, quando chegamos a Alvalade, quando entram no estádio eles tem lá aquele corredor com adeptos, miúdos, etc e o único jogador que vês chamar, gritar, é pelo Diogo.

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
10,606
7,599
Conquistas
7
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
Acho que o Diogo Costa já o passou ou vai passar. O Diogo não é só do Porto, é respeitado pelos outros clubes. Eu já vi, mais que uma vez pela televisão, quando chegamos a Alvalade, quando entram no estádio eles tem lá aquele corredor com adeptos, miúdos, etc e o único jogador que vês chamar, gritar, é pelo Diogo.
O Diogo só é superior ao Baía a jogar com os pés,e mesmo com o pés é preciso não esquecer que o Baía fez toda a sua formação com a regra anterior,o Baía apanhou a transição e mesmo aí foi a nível mundial dos GR que melhor se adaptou.
Se há jogador na história do FCPorto que sempre foi consensual junto dos adversários é o Vítor,o que para mim nem é muito positivo!

• Like
Reações: Regod
24 Abril 2026
86
170
Não vejo no Baía perfil nem capacidade para ser dirigente do FC Porto, infelizmente, mas é sempre bom e saudável quando todos aqueles que ajudaram a construir a grandiosa história deste clube têm a porta aberta, independentemente de terem pertencido a gestões anteriores.

• Like
Reações: Teófilo Cubillas

Orgulhoazulebranco

Bancada central
12 Maio 2016
1,034
945
França
Vitor Balizas lenda absoluta da baliza melhor GR do Futebol, fora das 4 linhas, falhanço total, como dirigente antes de entrar era vassoura, quando entrou fez parte do problema, problema de timing via-se presidente do fcporto sem nunca ter coragem de enfrentar o PdC e pensou sendo vice que seria o herdeiro natural.. casamentos falhados e investimentos ruinosos deram cabo da imagem dele como dirigente.

bluegirl

Bancada lateral
9 Fevereiro 2018
849
1,217
A vida é feita de escolhas e as dele ultimamente foram péssimas para o clube. Mesmo depois das eleições podia ter sido uma influência para unir o clube e não o fez bem pelo contrário.

Ao contrário do Jorge Costa que nunca esteve disponível para ser corta fitas e yes man de PdC , Baia falou mal da direção e depois lá foi parar não mudando nada nem fazendo nada significativo.

Por muito que me custe, pois foi um ídolo, para mim não tem desculpa

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,870
1,274
Porto
Para mim, o Baía será um pretendente ao cargo numa futura eleição. E eu sei bem que facção ele representa. De outrora independente, que "queria dar uma varridela" à direcção daquela altura, a amestrado e trazido para dentro da direcção que o próprio criticava. Vendeu-se muito rápido. Um tachinho é um tachinho.
Não. Não tem o carácter que se exige.