A contratação de um BOM avançado é prioritário. Extremo direito. Lateral esquerdo. Médio centro.
Eu acho que, e apesar da idade, Moutinho seria um grande acrescento a este plantel. Faria 2 anos e acabava a carreira connosco. Quem o viu neste jogo contra o Friburgo, jamais diria que tem 39 anos. Aguenta o jogo todo. Na média desta temporada para o campeonato, participou em 29 jogos (dados da net) e tem 2016 minutos jogados. Dá uma média de 70 minutos por jogo. E tem um histórico de lesões "leve", ao longo de uma extensa carreira. Tem disponibilidade física para fazer 2 épocas connosco. Traria compasso, pêndulo, bússola, experiência, maturidade, ensinamento, a esta equipa recheada de jovens. Dá sempre o litro. Seria a minha aposta.
Depois, e já aqui o disse também, o Porto poderia analisar a situação de Raphael Guerreiro. Um gajo muito rodado, com 10 anos de experiência num futebol físico como é a liga alemã, a jogar em clubes de topo. Muita experiência, internacional 65 vezes. Faz o corredor esquerdo todo. Bom a defender e a atacar. Seria a minha aposta. Vai sair do Bayern e é jogador livre. Tem 32 anos. Faria na boa 3 anos connosco.
Para extremo direito, fiquei com o Kubo da Sociedad na retina, mas creio que este ano perdeu um pouco de protagonismo, partiu do banco em vários jogos. E é caro. Mas o valor de mercado dele tem vindo a descer.
Para avançado, e tem que ser bom (e os bons são todos caros), o Porto tem um orçamento limitado. Tem que ir à procura. Ou olha para o campeonato interno, ou vai ter que o desencantar em qualquer lado. Mas não pode ser um miúdo de 20 anos. Tem que ser um jogador que venha para entrar de imediato na equipa e começar a faturar.
Zalazares são bons mas são fora do nosso orçamento. Mas claro que é um jogador bastante interessante.