Os Obreiros do Título 2025/2026

João Branco

Tribuna Presidencial
23 Maio 2017
6,291
19,950
Conquistas
6
57
Porto
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Penso que este é um tema que merece tópico próprio. Estamos a debater algumas destas questões nos tópicos do Presidente, do treinador ou do jogo contra o Alverca.

Quem foram para vocês os principais responsáveis pelo título de campeão nacional?

Eu começo:

1. O Presidente AVB. Montou uma grande equipa dirigente, soube entender o que correu mal na primeira época, promoveu uma autêntica varridela no plantel, fez um período de transferências histórico, soube reforçar verdadeiramente a equipa no mercado de Inverno e escolheu o homem certo para o cargo de treinador. Conseguiu reunir o clube com os sócios e vice-versa, melhorou em todos os aspectos a organização dos jogos no Dragão e resistiu a todas as adversidades, sendo a maior, de longe, a inesperada e sofrida morte do seu amigo e braço direito Jorge Costa. É o principal responsável pelo título do FC Porto.

2. Francesco Farioli: emotivo e metódico em medidas igualitárias, montou com a estrutura um plantel de homens de barba rija à imagem do clube. Criou o conceito da "Famiglia Portista" e conquistou um imenso respeito, em primeiro lugar, dos seus jogadores. Montou uma equipa técnica tão extensa quanto exigente e os resultados estão à vista. Entendeu o espirito do FC Porto e nunca se absteve de ser uma voz ativa na defesa do clube, dos adeptos, da cidade do Porto e do seu povo. Montou a equipa de trás para a frente conseguindo uma consistência defensiva rara e foi aqui, claramente, que começamos a ganhar este campeonato. Fez uma brilhante gestão dos seus ativos entre as diversas competições e só algum excesso de juventude e um plantel ainda com alguma inexperiência - uma equipa praticamente nova, em suma - impediu que o sucesso da época fosse maior. Esse será, indubitavelmente, o grande desafio da próxima época.

Dos jogadores, adeptos e outros aspectos irei opinando no decorrer do debate.

Para vocês quem foram os principais responsáveis? Os jogadores fundamentais? As mudanças de paradigmas?

Fica aberto o tópico!

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
49,666
82,362
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Sem dúvida! Ele está de certa forma "incluído" no meu comentário ao referir a excelência da equipa dirigente que reuniu à sua volta.
Sim, eu percebi, amigo. Mas acho que merece um destaque individual porque o título só foi possível porque este senhor arranjou maneira de voltar a colocar o clube no trilho da sustentabilidade financeira. Sem isso não teria sido possível contratar Kiwior, Bednarek, Froholdt, Veiga, Oskar, Samu, etc, etc...

pauletaoaz

Tribuna Presidencial
13 Julho 2015
5,558
4,501
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
O título é de todos. Desde o presidente aos adeptos acho que cada um da melhor forma que conseguiu e sabe contribuiu para este sucesso. Como diz o Fariolli foi um título da família portista

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
15,729
30,301
35
Vila Das Aves
Na minha humilde opinião e vai parecer uma "verdade la palice", este título é de todos.

Este é daqueles anos em que é quase impossível enumerar 1 ou 2 jogadores decisivos, todos contribuiram.

Diogo, Alberto, Bednarek, Kiwior, Martim, Zaidu, Varela, Froholdt, Gabri, Pablo, Fofana, Mora, Borja, William, Gul, Oskar, etc., não é exagero dizer que todo o plantel foi decisivo para este título.

Mérito para André Villas Boas, Farioli e todo o staff que ajudou a construir uma equipa super competitiva.

João Branco

Tribuna Presidencial
23 Maio 2017
6,291
19,950
Conquistas
6
57
Porto
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Alguma alma caridosa poderia colocar aqui os PDFs dos desportivos de hoje?

Gostaria muito de ler e não consegui encontrar nenhum nas bancas. Tudo esgotado!

8 Fevereiro 2023
21,444
26,992
Muitos títulos começam a ser ganhos (e perdidos) no verão.

Esta conquista é um dos melhores exemplos na nossa história.

Um mercado a roçar a perfeição mesmo tendo algumas limitações e a escolha acertada de um treinador especial.

O Presidente com a ajuda do Bicho teve esse mérito, foram praticamente 3 meses com uma taxa de acerto brutal nas compras e vendas.

Já no decorrer da época, mérito quase total para o mister Farioli e jogadores, sem esquecer a restante equipa técnica e estrutura.

Última edição:

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
2,277
2,563
Quem quer que seja que na equipa de scouting teve o "dedo" para ir buscar Victor, Pablo, Oskar, Bedna, Kiwi, Berto, Gabri, Fofa entre outros tem uma importância gigante no que aconteceu esta época. Seguramente não será um nome só e seguramente teve que ter sempre o aval do André e do Mister. Mas seja lá quem foi/foram que em cada uma dessas contratações teve influência na escolha ou no "descobrir" destas pérolas num mar de possibilidades tem que continuar na estrutura e ser valorizado. E se o Jorge teve muita influência neste processo, para além de sentir falta do Homem, vamos sentir muito a falta do profissional 😢

• Like
Reações: João Branco

Mikev

Lugar Anual
14 Novembro 2023
5,537
12,227
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Há 3 pessoas que para mim foram os grandes obreiros deste titulo:

- André Villas Boas
- Jorge Costa
- Francesco Farioli

Estes três montaram uma equipa campeã.
Relembro que, enquanto os outros mantiveram uma equipa base construída há anos (desde Amorim e Viana) nós reconstruímos uma equipa inteira e mesmo assim, limpamos o campeonato.

É preciso competência, resiliência, muita vontade e nós tivemos isso tudo.

Dos jogadores, há muitos para realçar, muitos que contribuiram mais ou menos para este campeonato, saliento os seguintes:

- Diogo Costa
- Jan Bednarek
- Alberto
- Froholdt
- Veiga
- Oskar
- Rosario

Mas de realçar que estes sozinhos não ganhariam o campeonato e todos contribuiram imenso para este "Trinta e Um"

Uma palavra final para a massa associativa e para as claques.
Fomos também todos nós, muito importantes para a conquista deste Titulo.

Obrigado a todos! :dragão:logo

• Like
Reações: Marco Sousa

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,891
7,965
Em primeiro lugar AVB e a sua equipa (ia destacar Pereira da Costa e merecidamente mas a nivel desportivo tambem deve haver gente - nem faço ideia quem tirando AVB - a trabalhar muito bem portanto vou colocar tudo no mesmo "saco")

A seguir, Farioli, naturalmente. Foi presenteado com um mercado de verao fantastico (e depois ainda um mercado de inverno decisivo) com reforços de qualidade e que vieram a tempos e horas para podermos entrar na época a todo o gás. Mas isso nao invalida que fez depois um trabalho muito bom na construçao rapida de uma equipa no verdadeiro sentido da palavra e de um balneario coeso e saudavel. E assim se manteve até ao fim.

Jogadores. No fundo sao um grupo e deve ser tudo posto no mesmo saco basicamente mas nao posso deixar de destacar Froholdt pelo impacto brutal que teve na equipa e que é contagiante para o resto dos colegos que nao podem ficar insensatos à brutal disponibilidade dele dentro de campo.
E claro, Oskar. Pode parecer injusto coloca-lo tendo chegado apenas em janeiro mas como já tive a oportunidade de escrever acho que foi extremamente decisivo na conquista do titulo e ficarei sempre na duvida onde teriamos chegado se fosse inscrito na LE. Nao estou nada certo que sem ele tivessemos conquistado o campeonato. A equipa precisava de um espalha brasas (um verdadeiro... nao um daqueles tipo o chiquinho dor de cu inconsequente que faz sempre o mesmo) como ele. Nao iamos lá com um Borja que nao consegue passar por um idoso acamado.

Uma palavra tambem para os adeptos que assim ao longe me pareceu terem acompanhado a equipa sem falha ao longo de toda a época mesmo nos varios momentos em que se jogava um futebol de ser ficar a dormir em casa.

• Like
Reações: Marco Sousa

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
13,164
15,882
36
Porto
Eu acho que houve aqui uma conjugação de fatores que permitiram o sucesso desta época.

1 - AVB e Farioli

Não há como negar. O Presidente depois de duas apostas no mínimo "estranhas" ( com a de VB a fazer muito mais sentido que de Anselmi ), na terceira oportunidade acerta no treinador. E aqui parece-me a mim que houve uma conexão enorme entre os dois. Não estou por trás dos bastidores mas o que dá a entender é que estão totalmente alinhados em tudo. Foi um casamento perfeito. O Presidente precisava de Farioli, e Farioli precisava deste projeto. Foram muitas dores o ano passado para ambos. A vontade de "vingança" era muita. São , para mim, os dois principais obreiros desta época.

2 - Jogadores

Claro que destaque para alguns. E aqui meto 6 jogadores que para mim foram a "chave" para este titulo.

Diogo Costa - Senti pela primeira vez o "capitão" Diogo Costa. E provou que existe uma diferença abismal para os outros dois grandes entre GR bons/banais e para um GR de classe mundial. Que quando a equipa falha ( e foram poucas vezes), ele está lá. É um GR que está seguramente no top5 de melhores do mundo. E é um luxo termos alguém desta qualidade no plantel.

Bednarek e Kiwior - A dupla que deu a desejada consistência na nossa defesa. Passar de Zé Pedros, Djalos e Otávios para estes dois monstros foi algo surreal. Já disse que faz-me lembrar a dupla Bicho/Carvalho ( com as devidas diferenças ) . Um destaca-se na liderança, na "força", na voz, na agressividade e no suor. O outro destaca-se na técnica, na classe, na calma e na construção. Foram as duas peças chaves para o tal registo defensivo surreal que tivemos.

Froholdt - Não é preciso dizer mais nada , certo ? Não consigo arranjar palavras . Foi O jogador da época. MVP.

Oskar e Fofana - Numa fase que ficamos sem ponta de lança, numa fase que estávamos com perda de "fogo" no ataque e não havia ninguém a tirar nenhum " coelho da cartola", em que o jogo do Porto estava muito mecanizado e previsível, eis que surge um miúdo de 17 anos : Irrequieto, ousado, "arrogante". Alguém que erra mas na jogada a seguir já está a fazer o mesmo. Foi essencial esta "frescura" na frente de ataque. E depois Fofana. Permitiu que o nosso cavalo dinamarquês descansasse e ao mesmo tempo que a equipa não perdesse qualidade. Um touro , um animal competitivo e com uma fome de vencer alguma coisa. Marcou golos decisivos, puxou a equipa para a frente em momentos importantes, soube guardar a bola noutros.

Menções(muito) honrosas para :

Alberto Costa - Não é o mais técnico dos jogadores mas é um cavalo. Uma locomotiva. Teve ali um ligeiro apagão quando se lesiona e demora a encontrar a melhor forma mas depois volta ao que era. Foi muito importante na dinâmica defensiva e ofensiva da equipa.

Pablo Rosário - O nosso canivete suiço. 6, defesa direito, central, defesa esquerdo, 8. E não sabe jogar mal. A melhor contratação no que diz respeito a custo/beneficio. Daqueles jogadores que qualquer treinador e adepto gostam de ter no plantel.

Varela - Voltou à forma que o vimos quando chegou cá ao Porto. Fez uma temporada de elevado nível.

Gabri Veiga - O "nosso" Gabri. Impossível não amar este jogador. Parece que joga aqui aos anos. Que nasceu cá. E ainda achamos , acho que é quase unanime, que pode dar mais e mais … Mas para uma primeira época, depois de vir do arabão, a jogar quase sempre 60min por jogo e depois de algumas limitações físicas jogou o que jogou. O jogo do Porto com ele em campo é uma coisa. Sem ele, é totalmente diferente. Para manter , custe o que custar, para o ano. Tenho o feeling que para o ano vai ser mais consistente e "explodir" completamente.

Samu - Lesionou-se no inicio do ano e continua a ser o melhor marcado do Porto. Só aqui dá para ver a importância que tem na equipa. Não é o mais refinado dos jogadores e está longe de ser totalmente apreciado. Mas é um excelente avançado, que dentro da área não desperdiça e é um animal competitivo.

Resumindo: Foi mesmo um conjunto de fatores que permitiram este sucesso deste ano. Mas para mim , os grandes obreiros disto tudo foram : Presidente e Treinador.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
8,872
15,727
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
AVB+Farioli faz lembrar outras duplas de sonho como PdC+Pedroto ou PdC+Mourinho.

Parece-me que se complementam muito bem, têm uma visão comum e partilham os mesmos valores.
Há muitos, muitos anos que não sentia o clube tão pujante e virado para o futuro.

Que fiquem por cá mais uns anitos, é o que se pede.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
2,906
7,526
Como é óbvio, podemos individualizar o sucesso em algumas pessoas chave mas acho que os obreiros do título são todos os portistas.
Todos excepto as viúvas.

E isto não tem nada a ver com quem votou ou deixou de votar nas últimas eleições.
20% dos sócios votaram em Pinto da Costa. Uns por gratidão, outros por servilismo, uns por ignorância e houve certamente quem acreditasse que a antiga direcção conseguia dar conta do recado.
A questão não é essa. Não há problema por na manhã do dia 27 de Abril haver dois candidatos. O problema é que nesse mesmo dia à noite devia haver só um presidente e houve gente - as viúvas - que não assimilaram isso até ao dia de hoje.

Esses filhas da puta até esfregavam as mãos o ano passado. A cada desaire lá apareciam elas nos Twitters e por aqui a descascar no homem como se ele fosse culpado. Nas AG's até gozavam com a conversa dos 8 mil euros. Mentiam ao dizer que o Pinto da Costa tinha deixado os cofres cheios quando havia salários em atraso e a UEFA à perna.
Puta que os pariu. Este campeonato não é deles. Aliás, não tenho dúvidas que ficavam mais felizes e muito mais activos a comentar nas redes se tivéssemos perdido este campeonato.

Esta conquista e todas as outras que se seguirem é daqueles que nunca desistiram do FC Porto. Que nunca puseram ídolos acima da instituição.
Esses estão de parabéns, os outros que la chupen!