Lugar Anual 2025/26

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
5,055
6,912
Amigo, pensa, foi o 1º ano, normal.
Não tem nada a ver com ser o 1º ano. Não custa ser honesto e admitir que esta conversa só se está a ter porque temos uma direção competente que conduz o clube num caminho de títulos, que contratou um tipo altamente competente para ser nosso treinador. Bastavam 6 meses de Vítor Bruno (nem vou mencionar o outro) e já não havia conversas nenhumas sobre isto. Sejamos realistas e honestos, não nos caí nada por dizer a realidade.

Eu chuto que mais de metade da lista de espera se comprar um lugar e vai cair justamente em tudo aquilo que a malta está a dizer que acontece, de deixar lugares vazios, de não ir porque o jogo é domingo às 20h30, porque é domingo às 20h45, porque está chuva, porque não faz sol. Isto é claro. A nossa tendência de assiduidade no estádio é sempre a mesma, quando estamos para ser campeões estoura os 90% todos os jogos sempre, todos querem ir, é o Mar Azul, encher a Alameda, os jogos fora. Quando estamos a perder contra o Estrela estão lá meia dúzia de malucos que vão ao fim de semana fazer 600km para ir a um jogo fora, menos de 30mil que vão em casa contra o Moreirense. Não tem a ver com 1 ou 2 ano. Tem a ver com a realidade que em Portugal se fomenta a cultura de apenas a vitória e quando não se ganha não interessa.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,930
20,007
Nem tu acreditas nisso Rúben.

Foi a tempestade perfeita... novo presidente... gente que se tinha afastado voltou pela mudança de direcção e rumo... clube mais próximo dos sócios.. muitos cromos novos... novo treinador...facilidade de pagamento do lugar anual.

Este entusiasmo todo vai esmorecer como em tudo na vida.

Nem precisas de ter uma época má... basta uma mais banal digamos assim.

Desaparecer.. não acredito. Mas ela vai baixando até ser quase residual.

Basta uma crise financeira.. aumento do desemprego.. aumento do anual... e malta deixa de poder pagar... outros que estão na lista também ficam sem poder aceitar.

E pronto volta tudo ao normal.

Felizmente não vivemos no mundo do @Neiva dos teslas e do networking.
Em contrapartida viemos de uma das piores épocas de sempre e a compra/renovacao de lugares anuais coincide com a pre época onde nem se conhecia o plantel deste ano. Outro factor: íamos jogar liga Europa.

Nao tenho bola mágica mas vou mais para a teoria do Ruben. Vai haver champs, os planteis serão teoricamente melhores, a equipa está em trajectória crescente e ninguém vai querer perder um lugar anual que tão cedo pode não conseguir recuperar, ao contrário do que acontecia há uns anos .

• Like
Reações: Dragão_1977

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
5,055
6,912
Mas eu não discordo disso.
Agora a pergunta é: isso é razão para que não se corrijam coisas que realmente estão mal ou não fazem sentido?
Todos aqueles pontos que enumerei são válidos (pelo menos para mim) quer exista apenas 1 ou 100k em lista de espera.

E eu estou totalmente à vontade para falar. Não tenho lugar anual e tenho uns meros 12/44 esta época. Muitos têm prioridade, e bem, sobre mim e eu só tenho que aceitar.
Na verdade os três pontos que enumeras apesar de super válidos só estão a ser discutidos justamente pelo que eu ou o Vieira dissemos. Porque muito provavelmente vamos carimbar o título no sábado. Porque o ano passado todos eles existiam, não havia listas de esperas e não havia críticas nenhumas no tópico sobre pessoas que não vão e lugares vazios. Percebes o que quero dizer? São problemas que só existem genuinamente quando a equipa está a vencer títulos.

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
18,858
17,508
Não tem nada a ver com ser o 1º ano. Não custa ser honesto e admitir que esta conversa só se está a ter porque temos uma direção competente que conduz o clube num caminho de títulos, que contratou um tipo altamente competente para ser nosso treinador. Bastavam 6 meses de Vítor Bruno (nem vou mencionar o outro) e já não havia conversas nenhumas sobre isto. Sejamos realistas e honestos, não nos caí nada por dizer a realidade.

Eu chuto que mais de metade da lista de espera se comprar um lugar e vai cair justamente em tudo aquilo que a malta está a dizer que acontece, de deixar lugares vazios, de não ir porque o jogo é domingo às 20h30, porque é domingo às 20h45, porque está chuva, porque não faz sol. Isto é claro. A nossa tendência de assiduidade no estádio é sempre a mesma, quando estamos para ser campeões estoura os 90% todos os jogos sempre, todos querem ir, é o Mar Azul, encher a Alameda, os jogos fora. Quando estamos a perder contra o Estrela estão lá meia dúzia de malucos que vão ao fim de semana fazer 600km para ir a um jogo fora, menos de 30mil que vão em casa contra o Moreirense. Não tem a ver com 1 ou 2 ano. Tem a ver com a realidade que em Portugal se fomenta a cultura de apenas a vitória e quando não se ganha não interessa.
A lista de espera começou o ano passado depois de uma época muito má, acreditas que foram todos "bidentes" e que de repente em julho do ano passado começou a lista de espera! lol
Como disse, o que aconteceu foi que viram uma direção financeira competente e não mamões, e que valia a pena comprar LA apesar da mau época!

• Like
Reações: quintero

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
5,055
6,912
A lista de espera começou o ano passado depois de uma época muito má, acreditas que foram todos "bidentes" e que de repente em julho do ano passado começou a lista de espera! lol
Como disse, o que aconteceu foi que viram uma direção financeira competente e não mamões, e que valia a pena comprar LA apesar da mau época!
É isso tudo e um par de botas. Cá estaremos para ver quantos é que vão estar no Dragão nos dias muito bons ou de chuva. Nem esta época nos dias mais lixados se meteu 35 mil. Nessa altura não havia a PIDE do Lugar Anual para perguntar pq só estavam 31 mil contra o Estrela ou 34 mil contra o Gil.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
51,347
80,608
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
É isso tudo e um par de botas. Cá estaremos para ver quantos é que vão estar no Dragão nos dias muito bons ou de chuva. Nem esta época nos dias mais lixados se meteu 35 mil. Nessa altura não havia a PIDE do Lugar Anual para perguntar pq só estavam 31 mil contra o Estrela ou 34 mil contra o Gil.
O povo tem muito medo do vento e da chuva

Não temos cultura de estádio

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
5,055
6,912
O povo tem muito medo do vento e da chuva

Não temos cultura de estádio
Mas andam aqui a pregar aos sete ventos que temos adeptos sim para aumentar exponencialmente o LA e andar a fazer critérios de assiduidade... Que não temos cultura de estádio isso é óbvio se não não andávamos a meter aos 27 e 30 mil o ano passado vindos de um dos momentos mais marcantes da democracia do nosso clube.

nunofcp

Tribuna
10 Novembro 2010
2,589
688
Penafiel, 1991
Eu digo-te o que vai acontecer na próxima época: vais ter os LA esgotados, lista de espera vai aumentar e nesses jogos contra o Gil ou Estrela vais ter na mesma 30k de assistência.

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
5,055
6,912
Eu digo-te o que vai acontecer na próxima época: vais ter os LA esgotados, lista de espera vai aumentar e nesses jogos contra o Gil ou Estrela vais ter na mesma 30k de assistência.
Isso sei eu, é procura não existente no fundo. Se não formos campeões a lista de espera decresce, decresce o número de anuais e já não se vai falar em asfixiamento da receita dos LA

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,930
20,007
Jogo à semana no inverno com chuva torrencial (Gil Vicente e Estrela foram incríveis) historicamente nunca meteu muita gente. No Gil 34 mil pessoas até considero muito bom.
Opa basta comparar isso com outras épocas e até épocas onde ganhávamos campeonatos (por curiosidade fui ver um Porto Braga do golo do Kevin e tinha 31 mil espectadores, mas foi numa segunda feira, fui ver o do ano anterior e tinha metido 31 mil pessoas na mesma).

nunca tivemos um ano com tanta gente no estádio como esta época, com entusiasmo. Só temos que capitalizar sobre isso, com mais lugares anuais, mais benefícios, mais transportes públicos (jogo à semana nunca levo carro para o estádio, fico é quase uma hora à espera de comboio que me fodo) and so on estivemos demasiados anos parados também neste campo, a vender 20 mil lugares anuais e com o estádio com pouco mais de 30 mil pessoas em anos em que até éramos competitivos.

• Like
Reações: BestDragon

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
5,055
6,912
Jogo à semana no inverno com chuva torrencial (Gil Vicente e Estrela foram incríveis) historicamente nunca meteu muita gente. No Gil 34 mil pessoas até considero muito bom.
Opa basta comparar isso com outras épocas e até épocas onde ganhávamos campeonatos (por curiosidade fui ver um Porto Braga do golo do Kevin e tinha 31 mil espectadores, mas foi numa segunda feira, fui ver o do ano anterior e tinha metido 31 mil pessoas na mesma).

nunca tivemos um ano com tanta gente no estádio como esta época, com entusiasmo. Só temos que capitalizar sobre isso, com mais lugares anuais, mais benefícios, mais transportes públicos (jogo à semana nunca levo carro para o estádio, fico é quase uma hora à espera de comboio que me fodo) and so on estivemos demasiados anos parados também neste campo, a vender 20 mil lugares anuais e com o estádio com pouco mais de 30 mil pessoas em anos em que até éramos competitivos.
Mas isso só existe e só mantiveste este nível graças ao trabalho do Farioli. Porque no ano passado também começamos cheios de pica e de associativismo e gente no estádio. Depois é que foram outros quinhentos. Não aches que vais ser diferente. Esperemos que continuemos a vencer títulos mas na primeira que andamos em 2o/3o lá se vai todas estas fábulas e estórinhas.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,930
20,007
Mas isso só existe e só mantiveste este nível graças ao trabalho do Farioli. Porque no ano passado também começamos cheios de pica e de associativismo e gente no estádio. Depois é que foram outros quinhentos. Não aches que vais ser diferente. Esperemos que continuemos a vencer títulos mas na primeira que andamos em 2o/3o lá se vai todas estas fábulas e estórinhas.
O meu ponto é que em média este ano tivemos mais 8 mil pessoas no estádio do que em anos em que também éramos campeões e até em contextos muito semelhantes, como o do primeiro ano do Serjão.

Rocha_do_Balteiro

Arquibancada
19 Setembro 2025
376
827
Balteiro
O facto é que é uma cadeira já paga e que cobre todos os cenários tipo os adeptos de ocasião que querem ir hoje mas que o ano passado não estavam nem aí para ir aos jogos. Mas isso não interessa quantificar.

Eu não gozei com nada, não gosto que me façam de parvo com teorias liberalecas. Sou sócio há 30 anos de um Clube e não de uma empresa, se quiser ser adepto de uma empresa eu aviso.
Não, a compra de um lugar anual não pressupõe o cenário esdrúxulo de, por exemplo, cerca 20% desses detentores de lugares não comparecerem regularmente aos jogos.

O clube quer e precisa que os sócios venham ao estádio tanto quanto possível!

Quando a FCP SAD está vender o lugar também está contar que esse associado, obviamente, ajude a suportar a equipa, engajar a experiência coletiva de um estádio de futebol e, não menos importante, também consumir os diversos produtos e serviços que coloca à disposição do adepto.

Diga-se, aliás, que este último ponto é particularmente importante dado o acordo celebrado no ano passado com a Itaka. O atingir de diversos objetivos representa um maior encaixe financeiro para o clube nas componentes variáveis desse contrato.

E se nesse hipotético cenário esdrúxulo de não comparecerem regularmente cerca de 20% dos lugares anuais, no limite o clube correria o risco da Itaka querer renegociar para baixo esse mesmo contrato.

Naturalmente e no mundo real, a FCP SAD monitoriza a assiduidade dos lugares anuais. Não para controlar os sócios. Mas porque é uma métrica válida da satisfação do sócio na experiência de ir ao estádio.

A realidade é muito mais que ideologia e política barata. E mais dinâmica que ideias pre concebidas.

• Like
Reações: BestDragon

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
18,858
17,508
O meu ponto é que em média este ano tivemos mais 8 mil pessoas no estádio do que em anos em que também éramos campeões e até em contextos muito semelhantes, como o do primeiro ano do Serjão.
Por isso digo, a lista de espera veio para ficar muito tempo, pelo menos enquanto não nascer mamões...

nunofcp

Tribuna
10 Novembro 2010
2,589
688
Penafiel, 1991
Isso sei eu, é procura não existente no fundo. Se não formos campeões a lista de espera decresce, decresce o número de anuais e já não se vai falar em asfixiamento da receita dos LA
Não entendeste, porque também me expliquei mal.
O ponto era: com o atual modelo, com o “crime a compensar”, tens bilhetes/lugares comprados mas que não se vão refletir em assistência real. E quanto mais a fila de espera aumentar, mais cenários desses vais ter. O cúmulo de teres uma fila de espera cada vez maior mas as assistências manterem-se iguais.

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
5,055
6,912
Não entendeste, porque também me expliquei mal.
O ponto era: com o atual modelo, com o “crime a compensar”, tens bilhetes/lugares comprados mas que não se vão refletir em assistência real. E quanto mais a fila de espera aumentar, mais cenários desses vais ter. O cúmulo de teres uma fila de espera cada vez maior mas as assistências manterem-se iguais.
Mas é exatamente isso que nos espera. Se esperas algo diferente desengana-te.

Chuto que nem metade dos lugares não ocupados vem de assiduidade ou não de LA, mas isso não é assunto para estas discussões de LA.

PortistaNando

Tribuna Presidencial
20 Fevereiro 2017
13,649
16,143
É aumentar os preços dos lugares anuais para o dobro que as filas de espera acabam já.

É assim que funciona a lei da procura e oferta.

• Haha
Reações: Y_Chippo

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
6,239
11,810
Conquistas
1
  • Jorge Costa
É hipocrita criticar quem falta a jogos, especialmente sem se saber porquê.
É normal que um lugar anual perca alguns jogos na época, e que o esforço de ir seja proporcional à qualidade do futebol, dos objectivos do clube e dos sacrifícios necessários.

Alguém faltaria ao aniversário de casamento para ir ver o Porto-Moreirense do ano passado?
Alguém iria ver o Porto-Gil Vicente, em pleno alerta vermelho de tempestade, se tivesse os filhos em casa doentes com gripe?
Agora um jogo como o ultimo Porto-Lumiar que quase decide um titulo, não dá para adiar a festa de anos ou remarcar aquele jantar semanal com a sogra?

E isso é valido para sócios e lugares anuais.
Os lugares anuais têm um incetivo maior a fazer sacrificios porque o bilhete já está lá.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
105,014
254,175
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Sobre a cena de ficar sem lugar anual se o lugar ficar vazio/lugar não for disponibilizado ao clube para revenda
Fui pesquisar

Arsenal: In 2025/26, season ticket holders must continue to use their seat for at least 20 out of the 23 matches included in their season ticket to be eligible for renewal. Supporters who opt for the 19-match season ticket must utilise their seat for at least 17 out of 19 games. Club Level season ticket holders must utilise their seat for at least 22 games.
Note, if the minimum number of games is not met, you will not be eligible to renew your season ticket for the following season.

Liverpool: Please note that failure to use your Season Ticket at a minimum of 15 of the 19 Premier League Home Matches during the Season shall result in you being unable to renew your Season Ticket for any subsequent seasons.