#Voleibol Play-off, Final, Jogo 1: FC Porto-SC Braga 3-0

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,795
1,900
Ainda a questão cansaço (FCP) vs. descanso (Braga)

Na sexta-feira, em conversa com o filho de um amigo, que é internacional da modalidade, falei-lhe do receio que o cansaço da maratona de 5 jogos pudesse afetar o rendimento de algumas jogadoras, dado o escasso tempo de recuperação para este jogo. A resposta dele foi elucidativa. Disse que, se fosse ele, preferia estar no lugar das jogadoras do Porto do que das do Braga, não gosta de ficar um fim de semana sem jogar e a seguir jogar contra uma equipa que esteja com mais ritmo competitivo. Para ele, até era uma vantagem jogar logo a seguir, passados três dias. Também tem a mesma opinião do Miguel Coelho, de que, no voleibol, a gestão do cansaço é diferente da de outras modalidades.
O jogo de ontem deu-lhe razão. Se havia cansaço de alguma jogadora, não se notou, pelo contrário.

Quem sabe, sabe...

MightyDragon

Tribuna
10 Maio 2024
4,086
5,873
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Ainda a questão cansaço (FCP) vs. descanso (Braga)

Na sexta-feira, em conversa com o filho de um amigo, que é internacional da modalidade, falei-lhe do receio que o cansaço da maratona de 5 jogos pudesse afetar o rendimento de algumas jogadoras, dado o escasso tempo de recuperação para este jogo. A resposta dele foi elucidativa. Disse que, se fosse ele, preferia estar no lugar das jogadoras do Porto do que das do Braga, não gosta de ficar um fim de semana sem jogar e a seguir jogar contra uma equipa que esteja com mais ritmo competitivo. Para ele, até era uma vantagem jogar logo a seguir, passados três dias. Também tem a mesma opinião do Miguel Coelho, de que, no voleibol, a gestão do cansaço é diferente da de outras modalidades.
O jogo de ontem deu-lhe razão. Se havia cansaço de alguma jogadora, não se notou, pelo contrário.

Quem sabe, sabe...
Isso foi o que o Miguel disse na quinta e ontem.

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
701
659
A questão do cansaço está a ser mal colocada…
Para mim não se colocava a questão de uma suposta superioridade do Braga por cansaço físico. Sempre escrevi que o nosso adversário era o Benfica, quando muitos aqui ainda tinham receio
do Leixões…
O tema não é se uma jogadora aguenta 30 jogos num ano e muito menos 5 jogos duma meia-final. É claro que aguenta.
Até na formação aguentam.
Conheço pessoalmente muitas atletas internacionais que jogaram épocas sucessivas em 2 e até 3 escalões e aguentaram.
O tema nunca foi esse. O tema é a gestão do plantel e dos momentos dos jogos (onde o desgaste além de físico é, muitas vezes, mental).
O Miguel Coelho, se tivesse perdido, tinha um discurso muito diferente.
Quando se ganha é fácil inchar o peito. 😉
A diferença entre vencer e perder é ténue.
E a verdade é que estivemos por um triz e soluções não saíam do Banco porque o Miguel sabia que não tinham o mesmo ritmo apesar de terem capacidade.

Ps: a Murek andou por um fio com problemas nas costas, é um facto. O excesso de carga nela podia ter corrido mal.

Última edição:

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,795
1,900
Respeito a tua opinião, como sempre, mas "I agree to disagree" em vários aspetos:

[Sempre escrevi que o nosso adversário era o Benfica, quando muitos aqui tinham receio do Leixões…]
Continuo a dizer que, entre os dois, preferia o Benfica. E também digo que, entre o Benfica e o Braga, prefiro o Braga. E não tem nada que ver com cansaço. Não encaixamos no tipo de jogo do Leixões, pura e simplesmente. E, das três equipas, encaixamos melhor no do Braga.

[Conheço muitas atletas que jogaram épocas sucessivas em 2 e até 3 escalões e aguentaram. O tema nunca foi esse. O tema é a gestão do plantel e dos momentos dos jogos.]
Acho que estás a comparar o incomparável. Jogar em escalões "menores" não é, de todo, a mesma coisa que estar a disputar o principal título a nível nacional, e sabes bem disso ;) .

[O Miguel Coelho, se tivesse perdido, tinha um discurso muito diferente. Quando se ganha é fácil inchar o peito. 😉]
Não concordo. Sendo certo que, provavelmente, teria um discurso diferente se perdesse (todos têm), não me parece que tenha inchado o peito. Até disse que "a melhor parte foi os 3-0 [...] e na parte tática, temos coisas para ir buscar" [sic].

[E a verdade é que estivemos por um triz e soluções não saíam do Banco porque o Miguel sabia que não tinham o mesmo ritmo apesar de terem capacidade.
Confesso que, nesta, não percebi a segunda parte. Quem é que não entrou por ter capacidade mas não ter o mesmo ritmo? A Domi? Não se justificava, as centrais estiveram sempre bem. A Vicky? Seria sempre um risco, até porque o Braga estava a arriscar no serviço, como lhe competia, e não ia acrescentar nada ao ataque na entrada da rede.

Abraço!

• Like
Reações: kaloo

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
701
659
Respeito a tua opinião, como sempre, mas "I agree to disagree" em vários aspetos:

Continuo a dizer que, entre os dois, preferia o Benfica. E também digo que, entre o Benfica e o Braga, prefiro o Braga. E não tem nada que ver com cansaço. Não encaixamos no tipo de jogo do Leixões, pura e simplesmente. E, das três equipas, encaixamos melhor no do Braga.

Acho que estás a comparar o incomparável. Jogar em escalões "menores" não é, de todo, a mesma coisa que estar a disputar o principal título a nível nacional, e sabes bem disso ;) .

Não concordo. Sendo certo que, provavelmente, teria um discurso diferente se perdesse (todos têm), não me parece que tenha inchado o peito. Até disse que "a melhor parte foi os 3-0 [...] e na parte tática, temos coisas para ir buscar" [sic].

Confesso que, nesta, não percebi a segunda parte. Quem é que não entrou por ter capacidade mas não ter o mesmo ritmo? A Domi? Não se justificava, as centrais estiveram sempre bem. A Vicky? Seria sempre um risco, até porque o Braga estava a arriscar no serviço, como lhe competia, e não ia acrescentar nada ao ataque na entrada da rede.

Abraço!
Só um comentário, assumiste que estava a falar de escalões menores. Não estava. 😉
Por isso referi “internacionais”: as atletas em questão de diferentes gerações jogaram nas juniores, sub21 e seniores em simultâneo e a disputar títulos em todos esses escalões. Várias estiveram em ação nas duas meias-finais e nesta final. 😉

Ps - o discurso do Miguel a que me refiro não é o deste jogo (discurso normal e correto), mas ao do último jogo da meia-final.
Ps - a Saska esteve um desastre contra o Benfica.

• Like
Reações: WhiteWolf

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,795
1,900
Só um comentário, assumiste que estava a falar de escalões menores. Não estava. 😉
Por isso referi “internacionais”: as atletas em questão de diferentes gerações jogaram nas juniores, sub21 e seniores em simultâneo e a disputar títulos. Várias estiveram em ação nas duas meias-finais e nesta final. 😉
Ok, penso que já sei a quem te referes. Mas essas já não disputam outras competições há algumas semanas, a mais recente foi a Alice.
Quanto ao discurso do Miguel, estava a referir-me só ao último. Não vou estar sempre a bater na mesma tecla ;)

• Like
Reações: PVPC

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
54,323
44,331
64
Aveiro
Ia mesmo.
A minha mulher já foi central e gosta muito da Kurtagic não me perdoava se não lhe dissesse que ela estava na bancada.😅
Por curiosidade, a Kurtagic apesar de ser já uma das melhores centrais do mundo é uma miúda (21 aninhos). Tenho filhas mais velhas. 😁
Mas para os mais novos deste fórum posso comprovar que é muito gira a miúda e bem simpática. Bem mais bonita que a Saska por exemplo que já percebi que tem muitos fãs aqui. 🙂
1m97 muito bem proporcionados!...

197.jpg

afpdias

Tribuna
22 Outubro 2015
4,031
1,553
Por isso referi “internacionais”: as atletas em questão de diferentes gerações jogaram nas juniores, sub21 e seniores em simultâneo e a disputar títulos em todos esses escalões. Várias estiveram em ação nas duas meias-finais e nesta final. 😉

Ps - o discurso do Miguel a que me refiro não é o deste jogo (discurso normal e correto), mas ao do último jogo da meia-final.
Ps - a Saska esteve um desastre contra o Benfica.
Ele está-se a meter contigo porque também queria uma foto ontem..

• Haha
Reações: PVPC

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
701
659
Ok, penso que já sei a quem te referes. Mas essas já não disputam outras competições há algumas semanas, a mais recente foi a Alice.
Quanto ao discurso do Miguel, estava a referir-me só ao último. Não vou estar sempre a bater na mesma tecla ;)
Eu percebo e concordo que não vale a pena bater sempre no mesmo. 😉 Não vos massacro mais com o tema. 😁😂
Em relação a atletas não estava a falar no presente, mas no passado e apenas porque sei que as atletas deste nível aguentam uma carga de jogos elevada, mas que a mesma tem de ser gerida ao longo da época.
Como sou obcecado por números e para dar uma noção da carga que estou a falar dou alguns exemplos de atletas presentes nas meias-finais, as mais jovens, pensando só no último ano em que cada uma jogou efetivamente em diferentes escalões:
Matilde Calado - 2020/2021 - +60 jogos - 30 jogos nas seniores (a jogar) e +30 nas sub21 (titular)
Maria Reis Lopes - 2020/2021 +60 jogos - 30 jogos nas seniores (a jogar) e +30 nas sub21(titular)
Ana Rui Monteiro - 2022/2023 - +70 jogos - 30 jogos seniores ( grande parte a titular) - + de 30 jogos sub21 (titular) - + de 10 jogos juniores (titular)
Bruna Correia - 2022/2023 - +60 jogos - 30 jogos nas seniores (a jogar) - + de 30 nas sub21 (titular)
Mariana Garcez - 2023/2024 - 60 jogos - + de 30 jogos seniores - 30 sub21 (titular)
Joana Garcez - 2023/2024 - +40 jogos - 10 jogos seniores - +30 sub21 (titular)

Grande parte delas não só jogavam como ainda treinavam simultaneamente em seniores e sub21.

E muitos outros exemplos há, actualmente, de miúdas com estas cargas (a jogar na primeira divisão), mas não estão nestas equipas… 👍

Ps - não coloquei a Clemente porque na realidade, pouco ou nada jogou nas sub21 a partir do momento que a colocaram nas seniores.

Última edição:

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,795
1,900
Eu percebo e concordo que não vale a pena bater sempre no mesmo. 😉
Em relação a atletas não estava a falar no presente, mas no passado e apenas como exemplo de que eu sei que as atletas deste nível aguentam uma carga de jogos elevada, mas que a mesma tem de ser gerida ao longo da época.
Como sou obcecado por números e para dar uma noção da carga que estou a falar dou alguns exemplos de algumas presentes nas meias-finais, as mais jovens, pensando só no último ano em que cada uma jogou efetivamente em diferentes escalões:
Matilde Calado - 2020/2021 - +60 jogos - 30 jogos nas seniores (a jogar) e +30 nas sub21 (titular)
Maria Reis Lopes - +60 jogos - 30 jogos nas seniores (a jogar) e +30 nas sub21(titular)
Ana Rui Monteiro - 2022/2023 - +70 jogos - 30 jogos seniores ( grande parte a titular) - + de 30 jogos sub21 (titular) - + de 10 jogos juniores (titular)
Bruna Correia - 2022/2023 - +60 jogos - 30 jogos nas seniores (a jogar) - + de 30 nas sub21 (titular)
Mariana Garcez - 2023/2024 - 60 jogos - + de 30 jogos seniores - 30 sub21 (titular)
Joana Garcez - 2023/2024 - +40 jogos - 10 jogos seniores - +30 sub21 (titular)

E muitos outros exemplos há, actualmente, de miúdas com estas cargas (a jogar), mas não estão nestas equipas… 👍

Ps - não coloquei a Clemente porque na realidade, pouco ou nada jogou nas sub21 a partir do momento que a colocaram nas seniores.
Certo, não contesto isso. Também sou obcecado por números e estatísticas e, dessas, se não me falha a memória, e nas épocas que mencionas, só a Maria Reis Lopes jogou as meias finais em 2022-2023, nenhuma das outras lá chegou sequer. Acho que, para essas jogadoras, o problema não é a carga de jogos em si, mas sim o facto de não terem quase nenhum tempo de pausa entre épocas. Já falámos várias vezes sobre isso ;)