Caros colegas de fórum. Continuo com uma azia descomunal pela eliminação de ontem. Claro que voltamos a ser roubados de forma descarada. Claro que nem vergonha há por parte daqueles que insistem em nos tentar rebaixar. Mas afinal, onde é que está a novidade nisso? Nos últimos 50 anos, não foi sempre assim?! E foi por isso que deixamos de ganhar mais do que os outros nesse mesmo período?
Por muito que sejamos prejudicados, isso nunca nos impediu de ganhar. Nunca nos impediu porque sempre corremos aquele metro mais do que o adversário, sempre suámos a camisola mais do que os outros, sempre tivemos uma qualidade superior aos demais. E se provas fossem necessárias desse facto, basta olhar às competições internacionais. Não devemos nunca dissociar o nosso sucesso desportivo lá fora, daquilo que se passa cá dentro. Na minha opinião, foi precisamente por, para ganhar, não nos bastar ser melhores, mas precisarmos de ser muito melhores que depois formámos planteis com capacidade das proezas europeias que sabemos.
Esta época, uma vez mais, formamos um plantel digno do nosso emblema. Fruto de um trabalho brutal da nossa atual direção. Devemos estar orgulhosos disso. Então o que é que falta? Não consigo engolir o facto de, pela segunda vez no espaço de 2 semanas, sermos eliminados, tendo uma equipa que, neste momento, é tão, mas tão superior à do adversário, que comparar até devia ser proibido. Onde é que falhámos? Na minha opinião falhámos no outro ponto onde também fomos sempre mais do que os outros. Falhámos no querer, na ambição.
Vão-me dizer e bem, que ontem mostrámos muito mais ambição que o adversário. Certo, mas não era isso mesmo que nos cabia fazer? Afinal eles vinham cá em vantagem.
Pensem bem e digam-me, qual foi o jogo, quer dentro como fora de portas, contra equipa de nível médio alto, em que tenhamos mostrado mais ambição que o adversário. Eu assim, de repente, lembro-me de 3 jogos: Sporting em Alvalade, Estugarda na Alemanha e Braga na pedreira, mas mesmo aí, só depois do penalty contra nós. O que faltou no resto dos jogos?
Alguns jogos, mesmo contra equipas menos cotadas, foram efetivamente confrangedores. Ganhámos, mas alguém aqui é capaz de afirmar que não ficou com aquela sensação que ao mínimo descuido estávamos bem mais perto de perder pontos do que de ganhar os jogos? De que estávamos completamente expostos ao erro e, por isso mesmo, à sorte? Estou a falar de jogos como contra o Estrela Vermelha em casa, o Moreirense fora, ou os jogos com o Braga, Estoril ou Rio Ave em casa ou até, mais recentemente, depois de dobrarmos o cabo das tormentas de março, o jogo com o Famalicão, em casa. No campeonato tem corrido bem e, acredito que já seja nosso, nas outras competições deu no que deu.
Na época até aqui decorrida, não me atrevi a criticar o nosso treinador. Teve de montar uma equipa praticamente do zero. Eu olho para o nosso plantel e, para além de meia dúzia de jogadores que sobram da época desgarrada e desvalorizadora de 2024/2025, temos um plantel inteiro constituído por jogadores que chegaram este ano ao Porto. Nunca me atreveria a pedir milagres. Estou agradecido pelo trabalho desenvolvido e pelos jogadores que o Mister Farioli ajudou a valorizar, mas não consigo deixar de pensar que, chegados a este ponto da época, era já tempo de todos os que entram em campo, não precisarem que ninguém lhes diga que são melhores. Era já tempo de terem a certeza de que no seu nível habitual, iriam de certeza suplantar adversários que, por menor qualidade ou profundidade do seu plantel e consequente desgaste são, neste momento, muito inferiores a nós. Mesmo sem os nossos melhores ponta de lança, temos a obrigação de esmagar qualquer Nottingham que nos apareça pela frente e de deixar encostados às boxes, Sportings como o de ontem, que nem com o peso das pernas já aguentavam.
Faltou aquele golpe de asa que transforma as grandes equipas em equipas excecionais e deixem que vos diga que isso me deixa com um grande amargo de boca porque tínhamos plantel para isso. E esse clique tinha de vir do banco. Se foi pelo trauma do que aconteceu a época passada ou simplesmente por falta de experiência, não sei, mas faltou esse clique. Que não seja por falta de caracter é tudo o que espero, porque agora temos um campeonato para acabar de ganhar, mas para a próxima época e, afastados esqueletos do passado, quero uma equipa excecional. Tenho a certeza de que a direção vai fazer a sua parte. Já mostraram que são capazes. Falta confirmar que no banco temos o timoneiro que é preciso para o conseguir.
Agora vamos lá. Temos um título para dedicar ao Jorge Costa. Já falta pouco. Um último esforço para depois irmos para os Aliados.
Poooooooortooooooooooo!