Eu se fosse um aiatola no futebol obrigava todos os jogadores a terem uma cabeleireira encaracolada e uma bigodaça tipo Rudi Völler.Uma pessoa que tenha uma lealdade religiosa profunda, seja cristã, judaica ou islâmica, dificilmente vai poder ser progressista em matéria de leis e costumes, uma vez que todas as religiões são conservadoras por natureza e tu só és um bom fiel se seguires à risca o catecismo.
O que acontece é que os europeus perderam o interesse pela religião e o que predomina na nossa cultura, política e sociedade é agnosticismo/cepticismo/ateísmo. Eu teria de puxar um bocado pela memória para me lembrar de um político português a usar a palavra Deus. Mas nos EUA é obrigatório, tal como em Israel ou no Irão, por coincidência.
Dito isto, eu sou daqueles que acha que num mundo tão destrambelhado como o nosso, um pouco de sensatez conservadora não faria mal nenhum. Se eu tivesse a sorte de ser nomeado aiatola da Estética, muitos excessos seriam corrigidos imediatamente. Sim, estou a falar de vocês piercings na cara. Quem os quisesse usar, teria de andar de véu em público. E isto era só o começo.
Mesmo que não jogassem um crlh iria parecer que tinham toneladas de maturidade.