"... não há actividade nenhuma em que os negros sejam tão bem acolhidos como no desporto... Não há mais nenhuma actividade onde eles possam chegar longe como no desporto... Digam uma actividade onde eles (negros) possam chegar longe como no desporto?..."
Isto foi dito por um comentador, Jaime Cancela Abreu, na televisão CNN, a propósito dos insultos racistas.
Eu nunca pensei ouvir frases tão nojentas, tão repugnantes e tão racistas.
Para tentar justificar o alegado racismo dum jogador (e alguns poucos adeptos).... mostram que são mesmo muito racistas, na televisão, sem qualquer pudor.
Será que esta gente sabe que o ser humano "nasceu" em África e vimos todos dos negros? Todos!
Se a CNN não correr com ele é cúmplice destas palavras... isto é muito grave.
Apercebo-me que há pessoas que sabem escrever mas não sabem que o Homo Sapiens vem do Rift Valey (Etiópia e Quénia) e que durante dezenas de milhares de anos, todos os Homo Sapins eram o que nós hoje chamamos pretos/negros. A perda de melanina na pele que começa a fazer com que alguns Homo sapiens fiquem "brancos", é muito recente na história da humanidade. Isto são factos, não é matéria de opinião. Já agora a definição biológica de "raça" já não existe há uns anos, porque um branco pode ter mais % de genoma em comum com um preto do que com um branco. E sim, eu uso a palavra preto por norma, mas não discrimino ninguém pela sua cor de pele. Os portugueses brancos "latinos", como eu, eram considerados africanos pelo Hitler. Já agora os brancos podem ser discriminados por pretos e sim, isso acontece... Mas racismo por definição é a discriminação dum sistema político, económinico e social. Por isso um preto pode ser xenófobo, mas racismo contra brancos não existe, o que pode existir embora raro, é xenofobia, que é uma atitude individual, e não sistémica.