#EquipaB João Brandão - Treinador

Forcycle

Tribuna Presidencial
26 Abril 2024
11,008
21,116
22
Um treinador quando é avaliado apenas pelos resultados passa de excelente a péssimo e vice- versa.

Não era o pior do mundo como agora não é o melhor.

A evolução da equipa também é fácil de compreender. Plantel muito jovem com muitos juniores inclusivamente e sendo assim é natural que muitos destes jogadores agora que vão tendo experiencia a jogar contra seniores vão melhorando gradualmente e por inerência o coletivo também.
Em que é que podiamos avaliar? Não era um caso onde o futebol praticado era melhor que os resultados. O futebol praticado era horrível e os resultados horriveis eram.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
12,269
8,741
Em que é que podiamos avaliar? Não era um caso onde o futebol praticado era melhor que os resultados. O futebol praticado era horrível e os resultados horriveis eram.
O plantel do Porto B este ano é constituído por meia dúzia de estrangeiros e o restantes da formação do clube uns ainda juniores e outros seniores de 1 e 2 ano.

Acaba por ser natural ele no inicio ter apostado mais nos estrangeiros porque a maioria dos jogadores da nossa formação que integram o plantel tinham pouco andamento nestas andanças e essa aposta não resultou bem porque os estrangeiros estão longe de serem extraordinários. Agora com os miúdos com mais experiencia, mais andamento ele está apostar mais neles e a equipa subiu de forma, mais consistente e os resultados aparecerão.

O João Brandão atualmente é o mesmo treinador que era há 2 meses atrás em que só perdia. O que mudou foi o contexto em que agora sente que os jovens lhe dão outro tipo de respostas. até porque é natural que um Mide, um Bernardo Lima ou um André Miranda(super importante atualmente) estejam agora com outro andamento que não tinham no inicio da época porque são extremamente jovens e vinham duma realidade de campeonato júnior.

Isto não se trata de defende-lo até porque também o critiquei e como disse não era o pior há 2 meses como agora não é o melhor porque essencialmente é a mesma pessoa.

E torno a dizer seguríssimo disso, o adepto muitas vezes avalia os trabalhos dos treinadores exclusivamente e função dos resultados e numa analise tem de se ir sempre mais a fundo e não ficar pela rama das coisas.

Forcycle

Tribuna Presidencial
26 Abril 2024
11,008
21,116
22
O plantel do Porto B este ano é constituído por meia dúzia de estrangeiros e o restantes da formação do clube uns ainda juniores e outros seniores de 1 e 2 ano.

Acaba por ser natural ele no inicio ter apostado mais nos estrangeiros porque a maioria dos jogadores da nossa formação que integram o plantel tinham pouco andamento nestas andanças e essa aposta não resultou bem porque os estrangeiros estão longe de serem extraordinários. Agora com os miúdos com mais experiencia, mais andamento ele está apostar mais neles e a equipa subiu de forma, mais consistente e os resultados aparecerão.

O João Brandão atualmente é o mesmo treinador que era há 2 meses atrás em que só perdia. O que mudou foi o contexto em que agora sente que os jovens lhe dão outro tipo de respostas. até porque é natural que um Mide, um Bernardo Lima ou um André Miranda(super importante atualmente) estejam agora com outro andamento que não tinham no inicio da época porque são extremamente jovens e vinham duma realidade de campeonato júnior.

Isto não se trata de defende-lo até porque também o critiquei e como disse não era o pior há 2 meses como agora não é o melhor porque essencialmente é a mesma pessoa.

E torno a dizer seguríssimo disso, o adepto muitas vezes avalia os trabalhos dos treinadores exclusivamente e função dos resultados e numa analise tem de se ir sempre mais a fundo e não ficar pela rama das coisas.
Mas aí está o problema, não foram só 2 meses.
A época anterior foi igualmente horrível que os 2 primeiros meses desta época.
É muito tempo para se acreditar que daria a volta por cima.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
12,269
8,741
O que posso dizer mais?

É natural que o ano passado a equipa estivesse pior, o plantel era muito semelhante ao deste ano com a diferença e os pormenores na vida são muito importantes que estes miúdos, este ano estão claramente melhores fruto da sua experiencia. João Teixeira este ano é outro jogador, Gonçalo Sousa é outro jogador e é natural que estejam melhores porque em vez de 1 ano de futebol senior tem agora 2 e muito mais experiência. Para mim não tenho dificuldades nenhumas em entender essa evolução e até o próprio treinador pode ter evoluído porque vai ganhando experiencia.

Eu a mim não me faz nenhuma confusão esta evolução no colectivo, acho-a natural em função da muita juventude existente. Mais que isso não sei dizer.

Eu por norma e repetindo-me gosto de tentar aprofundar as coisas para as tentar entender melhor e neste caso o treinador sendo a mesma pessoa com os seus defeitos e qualidades o que mudou não foi tanto o treinador mas o contexto.

• Like
Reações: Regod

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
101,119
245,372
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Para além do trabalho do Brandão, acho que os jogadores estão a aprender os sacrifícios que são precisos para ganhar jogos no futebol a sério

É preciso sofrer muito para ganhar jogos
Não há nada dado como em jogos de fases iniciais na formação onde andamos a ganhar quase por decreto por 3 ou 4 golos

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,919
6,946
Toda a gente se fartou do brandão a certa altura mas também me lembro de existir a percepção que fizemos muitos jogos positivos que por sermos anjinhos nao conseguimos concretizar em pontos (ou por frangos que foram uns atrás dos outros)

Se calhar bastava ter o Vonic e o Melichenko desde inicio da época que teríamos somado mais meia dúzia de pontos e a bola queimava menos.

No final a percepção que ficou é que jogamos sempre mal (e fizemos vários jogos muito maus) mas não foi tao negativo.

Agora até os treinadores podem evoluir (ele é mto novo). Certamente existe muita interação com a equipa A e absorvem-se conceitos. Já vi o Porto B a fazer a linha de 5 muitas vezes e estamos bastante mais sólidos defensivamente (apesar dos jogadores serem os mesmos).

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
12,269
8,741
Para além do trabalho do Brandão, acho que os jogadores estão a aprender os sacrifícios que são precisos para ganhar jogos no futebol a sério

É preciso sofrer muito para ganhar jogos
Não há nada dado como em jogos de fases iniciais na formação onde andamos a ganhar quase por decreto por 3 ou 4 golos
É a tal evolução quando se passa de um futebol de formação para um patamar superior. Os jogadores estão mais maduros e por arrasto o coletivo também melhora e os resultados começam a aparecer.