Guerra Rússia - Ucrânia

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,328
9,286
Eu sou contra intervenções militares estrangeiras seja sob que pretexto for, até porque os pretextos nunca passam de... pretextos.
É facílimo criar a narrativa de que no país A ou B se violam direitos humanos e usar isso como desculpa para o atacar.
Para mim é óbvio que se um dado regime oprime os seus cidadãos, deviam ser estes a resolver o problema, nunca uma potência estrangeira.
Mas claro que as grandes potência se estão a marimbar para a legitimidade, e quando algo ameaça so seus interesses, criam uma narrativa bonitinha e atacam na mesma, mas não vamos ser ingénuos e pensar que as motivações deles são puras.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,148
20,627
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Eu sou contra intervenções militares estrangeiras seja sob que pretexto for, até porque os pretextos nunca passam de... pretextos.
É facílimo criar a narrativa de que no país A ou B se violam direitos humanos e usar isso como desculpa para o atacar.
Para mim é óbvio que se um dado regime oprime os seus cidadãos, deviam ser estes a resolver o problema, nunca uma potência estrangeira.
Mas claro que as grandes potência se estão a marimbar para a legitimidade, e quando algo ameaça so seus interesses, criam uma narrativa bonitinha e atacam na mesma, mas não vamos ser ingénuos e pensar que as motivações deles são puras.
Portanto, no limite, se um regime exterminar a totalidade da população do seu país, por ti tudo bem.

Desde que ninguém de fora se meta no assunto, por ti está impecável.

• Like
Reações: Zack Brian

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,393
19,099
Hoje acordei pelas 6,30 da manhã, dormi muito mal de noite (deve ter sido reflexo dos nervos no Porto-Arouca a minha experiência diz-me que foi) e liguei a tv ao tomar o pequeno almoço nessa hora e aparece-me o Trump a discursar (discurso gravado) na Truth Social e uma coisa me chamou à atenção que parece pouco importante mas que denota o perfil da personagem;
Com um boné na cabeça como se estivesse no campo de golfe em Mar i Lago ou à moda da coboyada do século XIX:
Ridículo, um ataque a um País e com aquela indumentária a discursar anunciando o ataque (neste caso um boné desportivo).
O presidente do Board of Peace, que irá receber 10 biliões de dólares do governo americano sem qualquer tipo de controlo, e onde qualquer ditadorzeco de meia-tigela pode entrar para a direção permanente, desde que pague 1 bilião de dólares. O mundo está mesmo todo fodido.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,109
6,716
Portanto, no limite, se um regime exterminar a totalidade da população do seu país, por ti tudo bem.

Se os americanos agora entrassem em guerra civil como no séc XIX, e se matassem uns aos outros em doses de holocausto, quem é que tinha o direito de se meter? Ninguém.
Por isso com os outros tem de ser igual, o mesmo tratamento para todos os países.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,109
6,716

Claro. Questões internas de um país, só dizem respeito aos cidadãos desse país.
Se nós portugas resolvermos matar-nos uns aos outros até não sobrar nenhum, ninguém tem nada com isso, é assunto nosso e de mais ninguém.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,148
20,627
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Se nós portugas resolvermos matar-nos uns aos outros até não sobrar nenhum, ninguém tem nada com isso a não sermos nós.
Se alguém te vir estendido na rua a ter um problema de saúde, não deve chamar a ambulância. Afinal, o problema é teu e portanto deves ser tu a resolvê-lo.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,328
9,286

Por mim não está bem, mas eu não tenho o delírio de querer mudar o mundo, nem acredito em intervenções humanitárias.
Mas lembro-te que nos dois maiores genocídios dos últimos 50 anos (Cambodja e Ruanda) os "humanitários" americanos e franceses não mexeram uma palha, e no Cambodja foi preciso ir lá o Vietname depôr os khmers vermelhos.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,328
9,286
Se nós portugas resolvermos matar-nos uns aos outros até não sobrar nenhum, ninguém tem nada com isso, é assunto nosso e de mais ninguém.
Era o que faltava virem tirar-nos o prazer (e o direito!) de nos matarmos uns aos outros!

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,393
19,099
Por mim não está bem, mas eu não tenho o delírio de querer mudar o mundo, nem acredito em intervenções humanitárias.
Mas lembro-te que nos dois maiores genocídios dos últimos 50 anos (Cambodja e Ruanda) os "humanitários" americanos e franceses não mexeram uma palha, e no Cambodja foi preciso ir lá o Vietname depôr os khmers vermelhos.
No Ruanda, os humanitários não só não mexeram uma palha, como se puseram ao caralho mal a situação se descontrolou.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
15,004
9,021
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Mas lembro-te que nos dois maiores genocídios dos últimos 50 anos (Cambodja e Ruanda) os "humanitários" não mexeram uma palha, e no Cambodja foi preciso ir lá o Vietname depôr os khmers vermelhos.
Bokassa foi dos ditadores mais sanguinários da história da humanidade, mas alguém fez alguma coisa? Claro que não, as potencias mundiais da altura e a ONU estavam mais preocupadas com as nossas antigas colónias ultramarinas, tudo porque havia por lá diamantes e petróleo.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,148
20,627
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Qual é a solução que propões, então? Cada um por si e salve-se quem puder?

É uma perspectiva. Depois não te queixes é quando num momento de necessidade ninguém te vier ajudar. 🤷‍♂️

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,328
9,286
Bokassa foi dos ditadores mais sangrentos da história da humanidade, mas alguém fez alguma coisa? Claro que não, as potencias mundiais da altura e a ONU estavam mais preocupadas com as nossas antigas colónias ultramarinas, tudo porque havia por lá diamantes e petróleo.
Temos de compreender que o petróleo e os diamantes também têm direitos, e é preciso haver quem os defenda. Não podemos ser egoístas e só pensar nas pessoas!

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,081
7,306
Sobre este ataque ao Irão só tenho a dizer:
Vejam lá agora se não tem virgens para todos...

Zack Brian

Bancada central
19 Março 2024
2,324
4,057
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Yahh seguindo a tua narrativa ..... Os Iranianos alem de ser oprimidos por tudo e por nada mesmo assim é um povo que (mesmo ao sabor do medo) lá vão tentado fazer frente aos porcos do Ayatolas com manifestações.....mas passando uns dias semanas meses são mais uns 30 mil para dentro de um buraco ....e nós Ocidente é virar as costas assobiar para o ar e lá vem a filosofia do " vai ficar tudo bem"

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,148
20,627
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Essa comparação entre pessoas e estados não faz sentido nenhum. As pessoas têm sentimentos, os estados não, só têm interesses.
Fiquei a saber que os estados deixaram de ter como um dos elementos constitutivos a população.

São entidades que actuam de forma autónoma, deve ser uma IA que os controla.