Guerra Rússia - Ucrânia

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,109
20,590
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Se os russos com menos de 30 bases internacionais tiveram essa dúzia, mais coisa menos coisa, de intervenções militares no exterior, imagina os EUA com as suas quase 800 bases militares espalhadas pelo mundo!!!
Só entre 1991 e 2022, disse-me a IA do Google (suponho que não estará a mentir, o Google até é americano), foram, pelo menos, 251 intervenções militares no exterior.
Estás a ver, os coitados dos russos, desde 1945, fizeram esse punhado minúsculo de intervenções militares no exterior.
Os americanos, em menos de metade do tempo, fizeram "só" 20 vezes mais intervenções militares no exterior.
Uns santarrões os americanos!
Os dados que eu coloquei limitam-se à interferência russa por proxy desde a 2ª Guerra Mundial. Não incluem as invasões e anexações soviéticas nem o imperialismo czariano e afins. Ninguém diz que os americanos são santos, mas este apologismo a favor de um país que tem 0 de ocidental, 0 em comum connosco, é bizarro.

P.S. Se não houve ainda mais intervenções russas no estrangeiro foi porque pura e simplesmente não tiveram capacidade para isso. Não foi por falta de vontade. :)

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
Clubismo cego? Lol! Tu és fanático na política, és fanático no futebol, és fanático em tudo! Como penso que já te disse, desmereces as causas que defendes por mais justas que sejam.
Os EUA são do mais execrável que existe na geopolítica internacional. São um nojo e é curioso que no Portal dos Dragões meia dúzia de mortos-vivos só apareçam para defendê-los. A eles e ao Chega. Vergonha de ser europeu e continuar a ter os EUA como aliados.
Mas a Rússia é melhor? A Rússia, que para além do mais é uma ditadura, que usou um pretexto falso para invadir um país vizinho? Que se sentiu ameaçada pela NATO quando 4 anos depois a NATO nem sequer manifestou a intenção de intervir a favor da Ucrânia?
Apesar de ser de Direita, sempre tive uma grande estima e consideração pelo PCP. Depois de não ser capaz de qualificar a ditadura da Coreia do Norte ou condenar a invasão da Ucrânia, tornou-se difícil.
Lá vens tu com o teu fanatismo anti-mim, tu que nem me conheces de lado nenhum nem eu a ti, e chamas-me fanático usando um fanatismo verbal digno de realce.
És de direita, quero lá eu saber, problema teu, eu sou social democrata, que não tem nada que ver com o partido de direita que se diz social democrata e de que tu gostas, e acho que tenho melhor gosto político que o teu, tal como tu acharás o contrário.
E quero lá eu saber do PC de quem nunca gostei e em quem nunca votei, e que tenho eu a ver com a Coreia do Norte que é igual à morte e com a invasão da Ucrânia que nunca disse que era coisa boa?
Só para me chamares fanático, utilizas uma argumentação tão descabelada e destrambelhada, que só me dá uma grande vontade de rir.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,826
1,899
A guerra podia ter acabado logo em Março de 2022, e a única cedência que era exigida à Ucrânia era que se mantivesse neutral.
Mas deixaram-se levar pelo canto da sereia lãzuda e estamos onde estamos agora, uma guerra que nunca mais acaba.
E o que significa isso de ser neutral? Fingir que não foram atacados, largar uma boa parte de território e que de agora em diante as suas forças armadas ou seriam inexistentes ou ao gosto do Putin. E já agora se os Ucranianos elegerem democraticamente alguém depois do Zelenski que não seja "neutral" como é que é?

Se o Putin quisesse uma Ucrânia "neutral" que não a tivesse atacado. Depois de levar com bombas em cima ninguém é neutral.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,109
20,590
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
O teu racismo a vir ao de cima, sem te aperceberes...
Racismo é sentir-me mais identificado com quem tenho mais em comum? 😂

Também é racismo preferir estar rodeado de portistas que de rabolhos e lagartos, ou isso já é diferente?

A guerra podia ter acabado logo em Março de 2022, e a única cedência que era exigida à Ucrânia era que se mantivesse neutral.
Mas deixaram-se levar pelo canto da sereia lãzuda e estamos onde estamos agora, uma guerra que nunca mais acaba.
Amanhã a Espanha invade Portugal e "só" exige que para a guerra acabar lhes cedamos o Minho e deixemos de ter exército.

O Panda Azul e Branco diz logo que sim, no dia seguinte a guerra acaba e ele recebe o Prémio Nobel da Paz. O fim.

brunovale1893

Bancada lateral
18 Setembro 2025
710
788
Este o ponto delicado da questao. A invasao da Russia e ilegal e anexacao de territorios Ucranianos iden. Pessoalmente acho q foi uma invasao provocada, principamente pelo incumprimento claro dos acordos de Minsk e o segundo Maiden q foi um "coup" by the book (a primeira revolucao Maiden acho q foi genuina e reflectia o sentido anti-Russo de grade parte da Ucrania Oeste).

Provicada ou nao, nao deixa de ser ilegal a luz da ordem internacional. O problema e q nos dias de hoje, em que so o poder conta, em q ha um descredito total das posicoes de parte a parte, como e q se pode puxar a cassete atras? e ate onde estamis todos no mundo Ocidental dispostos a ir? Apoiar economica e militarmente a Ucrania? Mandar os nossos filhos para a frente? Se a Russia entra em Odessa e corte o acesso ao mar negro a Europa esta disposta a enviar tropas? enfim uma embrulhada com muitas questoes e poucas respostas obvias
A Rússia invade um país independente sem um único motivo válido. Da mesma forma que os Estados Unidos invadem um país soberano, raptam o seu presidente e levam-no para ser julgado na América. Da mesma forma que Israel leva a cabo um genocídio contra um povo que ocupa ilegalmente há décadas.
Para mim - e escrever no teclado é fácil - a Europa deve ser o farol da civilização (apesar de ter sido o que sabemos que foi desde os descobrimentos até à II Guerra Mundial, o tal passado de que a extrema-direita se orgulha).
Em primeiro lugar, virar costas aos Estados Unidos, que com o Trump não passam de vassalos do Putin, e defender a Ucrânia até ao fim.

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
91,480
162,645
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Estava a referir-me ao imperialismo russo levado à letra, do tempo dos czares.
Mas indo à URSS e pós, influência, que eu saiba, não é posse nem ocupação.
Os EUA têm influência sobre todo o mundo ocidental e sobre grande parte da Ásia, América e África e isso não é igual a dizer-se que eles possuem ou ocupam essas zonas do globo.
Porque é que não pode haver alguns países em que a Rússia ou a China, por exemplo, são mais influentes? Só os EUA, a França, a Inglaterra, é que podem ter influência noutros países?
De todos os países que citaste, ocupação, por parte da URSS que não da Russia, só houve nos países da chamada europa de leste, ocupação essa que já deixou de existir, como sabes, há décadas.
A URSS era um império, monopartirário, totalitário, da Rússia.
Era a continuação do Império mas em vez de sob o manto do absolutismo monárquico, sobre o totalitarismo partidário.
Não existe uma separação entre Rússia e URSS, a mesma é a herdeira do Império Russo assim como a Federação Russa é historica e politicamente considerada a herdeira da URSS.
São entidades russófonas, comandadas pelos russos e impostas pelos russos ou pessoas russificadas.
Essa separação que seria conveniente, não deve existir do tipo "essas coisas horrorosas todas isso foi a URSS".
Foi...que era uma entidade russa, criada por russos, com supremacia total russa.
E não é de estranhar que o alvo de algumas das maiores atrocidades como as fomes planeadas tenham sido membros de outras nacionalidades e etnias dentro da união, como os ucranianos ou os cazaques.
Que se enviassem milhares e milhares do soldados de minorias étnicas do extremo oriente para as primeiras linhas, com parco equipamento para ser carne para canhão, ou, copiando os czares, se tenha procedido ao degredo de todos os judeus que não fossem alta patente do partido ou apparatchiks utéis para um república criada ad hoc no meio do nada da Sibéria.
Objetivo, supremacia russa.

• Like
Reações: Dagerman

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
91,480
162,645
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
A Rússia invade um país independente sem um único motivo válido. Da mesma forma que os Estados Unidos invadem um país soberano, raptam o seu presidente e levam-no para ser julgado na América. Da mesma forma que Israel leva a cabo um genocídio contra um povo que ocupa ilegalmente há décadas.
Para mim - e escrever no teclado é fácil - a Europa deve ser o farol da civilização (apesar de ter sido o que sabemos que foi desde os descobrimentos até à II Guerra Mundial, o tal passado de que a extrema-direita se orgulha).
Em primeiro lugar, virar costas aos Estados Unidos, que com o Trump não passam de vassalos do Putin, e defender a Ucrânia até ao fim.
Os EUA com actual governo do palhaço laranja não querem mais do que retalhar a Ucrânia entre si e a Rússia em busca de negócio do bom e de esmifrar recursos.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,826
1,899
Entre EUA e a Russia ao dia de hoje? Nenhum. Fugir dos dois.

É fazer o nosso caminho com o Canadá, Japão e quem mais esteja de bem com a sua democracia e com a sua saúde mental.

A UE aos solavancos e com mil burocracias e cimeiras inúteis lá terá que fazer o inevitável. Coordenar-se, desenvolver o seu know how militar próprio, utilizar redes de comunicação e de software militar independente dos EUA e pensar numa cadeia de produção de hardware mais standardizada entre os seus próprios membros. Isto e perceber que um breakthrough na tecnologia de drones terrestres e aereos pode virar o equilíbrio de poder de hoje para amanhã seja para que lado for. Urge que o R&D nisso esteja em níveis máximos.

A Ucrânia é para defender. Obviamente.

Tiago_Oliveira_10

Bancada central
10 Março 2020
1,889
2,464
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Racismo é sentir-me mais identificado com quem tenho mais em comum? 😂

Também é racismo preferir estar rodeado de portistas que de rabolhos e lagartos, ou isso já é diferente?

Amanhã a Espanha invade Portugal e "só" exige que para a guerra acabar lhes cedamos o Minho e deixemos de ter exército.

O Panda Azul e Branco diz logo que sim, no dia seguinte a guerra acaba e ele recebe o Prémio Nobel da Paz. O fim.
O Nuno Melo mal visse o 1º espanhol passava-o a ferro e ia direto a Olivença.

• Haha
Reações: DeZ

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
15,018
27,889
35
Vila Das Aves
Tanto simplismo, os santos todos de um lado, os demónios todos do outro, a isso chama-se maniqueismo.
O Putin é um autocrata corrupto do pior, sem dúvida, que chula a Rússia o mais que pode com mão de ferro.
Mas quem é que tu pensas que é o Zelensky? Um grande democrata? Lol... vai informar-te bem de tudo aquilo que ele tem feito na Ucrânia, acabou com quase todos os partidos, com a liberdade religiosa, eleições adiadas sine die, etc., etc., etc., e depois vem dizer-me se ele é muito diferente do Putin.
O comer a palha que a CS dá, na política internacional como no futebol, dá nisto, muita gente anda completamente enganada.
Oh meu caro eu quero lá saber o que é que o Zelensky faz ou deixa de fazer, mas foi tanta porcaria que escreveste que só vou rebater uma coisa: eleições adiadas.

Então tens o país com a lei marcial implementada (POR FORÇA DA INVASÃO DA RUSSA), só isso impede que existam eleições, seja na Ucrânia, seja no caralhaquistão.
Tens zonas ocupadas de forma ilegal e por via militar, iam participar em que eleições?

Santa paciência com as vossas teorias.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
A URSS era um império, monopartirário, totalitário, da Rússia.
Era a continuação do Império mas em vez de sob o manto do absolutismo monárquico, sobre o totalitarismo partidário.
Não existe uma separação entre Rússia e URSS, a mesma é a herdeira do Império Russo assim como a Federação Russa é historica e politicamente considerada a herdeira da URSS.
São entidades russófonas, comandadas pelos russos e impostas pelos russos ou pessoas russificadas.
Essa separação que seria conveniente, não deve existir do tipo "essas coisas horrorosas todas isso foi a URSS".
Foi...que era uma entidade russa, criada por russos, com supremacia total russa.
E não é de estranhar que o alvo de algumas das maiores atrocidades como as fomes planeadas tenham sido membros de outras nacionalidades e etnias dentro da união, como os ucranianos ou os cazaques.
Que se enviassem milhares e milhares do soldados de minorias étnicas do extremo oriente para as primeiras linhas, com parco equipamento para ser carne para canhão, ou, copiando os czares, se tenha procedido ao degredo de todos os judeus que não fossem alta patente do partido ou apparatchiks utéis para um república criada ad hoc no meio do nada da Sibéria.
O Estaline não era russo, era georgiano, foi ele o responsável pelas fomes planeadas.
Não podemos acusar os cidadãos russos das consequências da loucura paranóica de Estaline (os próprios russos sofreram largamente na pele essa loucura tal como todas as outras nacionalidades da URSS), tal como não podemos acusar os cidadãos dos EUA das consequências da demência histrionica de Trump, que eles também sofrem na pele.

Holy Dragon

Bancada central
27 Maio 2019
2,149
2,439
a UE também está a copiar a Belt and road...
e bem!!! mas estamos muito, muito atras. por razoes professionais tenho ido muito a Africa e a infraestrutura chinesa e impressionante. principalmente ao nivel Portuario.

temos uma grande vantagem, estamis muito mais proximis culturalmente, temos uma conecao social muito mais forte. Eu continuo a achar q o futuro da Europa continua a passar muito pela Africa. E o da Africa muito pela Europa!

• Like
Reações: Cheue

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
Oh meu caro eu quero lá saber o que é que o Zelensky faz ou deixa de fazer, mas foi tanta porcaria que escreveste que só vou rebater uma coisa: eleições adiadas.

Então tens o país com a lei marcial implementada (POR FORÇA DA INVASÃO DA RUSSA), só isso impede que existam eleições, seja na Ucrânia, seja no caralhaquistão.
Tens zonas ocupadas de forma ilegal e por via militar, iam participar em que eleições?

Santa paciência com as vossas teorias.
Santa paciência com quem fala de cor.
Porcaria=Só verdades.
As eleições são tão possíveis, embora nada desejadas por Zelensky percebe-se porquê, que essa imposição por parte dos americanos está já a ser implementada e fala-se em eleições já para Maio.
O grande problema de Zelensky, é que a popularidade dele na Ucrânia (a eventual popularidade dele no exterior vale zero nas eleições ucranianas) já teve muito melhores dias e há agora quem o ameace seriamente nas intenções de voto.

Holy Dragon

Bancada central
27 Maio 2019
2,149
2,439
Isto parece-me q continua a ser completamente verdade no contexto Ucrania. Moscovo e Sao Pitersburgo sai completamente poupadas, o q tambem explica as poucas criticas da populacao russa

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,293
9,230
Vejo que as posições aqui estão muito pouco extremadas, portanto vou dar também a minha opiniãzinha.
Defender a Ucrânia até ao fim de quê? Do mês, do ano? Até ao último europeu? Até ao fim da Europa?
Honestamente, que é que nos interessa a Ucrânia, se nem à UE nem à NATO pertence?
Por mim, a Rússia anexava tudo até Kiev, e o resto era dividido entre a Polónia e a Lituânia, restaurando o status quo destruído no século XVIII. Isso é que era bonito, respeito pela tradição e pelo passado. A Ucrânia não passa duma pseudo-nação inventada pela Rússia.
E quem diz a Ucrânia diz outros pseudo-países que não estão aqui a fazer nada, criações completamente artificiais tipo Eslovénias e Eslováquias e o crl. É tudo pra acabar.
Tenho dito.

• Haha
Reações: Panda Azul e Branco

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
Vejo que as posições aqui estão muito pouco extremadas, portanto vou dar também a minha opiniãzinha.
Defender a Ucrânia até ao fim de quê? Do mês, do ano? Até ao último europeu? Até ao fim da Europa?
Honestamente, que é que nos interessa a Ucrânia, se nem à UE nem à NATO pertence?
Por mim, a Rússia anexava tudo até Kiev, e o resto era dividido entre a Polónia e a Lituânia, restaurando o status quo destruído no século XVIII. Isso é que era bonito, respeito pela tradição e pelo passado. A Ucrânia não passa duma pseudo-nação inventada pela Rússia.
E quem diz a Ucrânia diz outros pseudo-países que não estão aqui a fazer nada, criações completamente artificiais tipo Eslovénias e Eslováquias e o crl. É tudo pra acabar.
Tenho dito.
Entraste a matar quando disseste que as posições aqui estão muito pouco extremadas e não estavas a brincar lol.
No fundo concordo ligeiramente abaixo de 200% contigo.
É um bocado difícil de compreender todo este fervor europeu por um país que até só existe há pouco mais de 3 dúzias de anos, que não tem história própria, e que é uma manta de retalhos de territórios subtraídos a países vizinhos com história, especialmente à Polónia e à Lituânia, quer pela Rússia dos czares quer pela URSS.
A Rússia foi construindo ao longo do tempo o actual território da Ucrânia com bocados que foi roubando aqui e ali, e agora como a Ucrânia que criou quer fugir à sua influência, quer recuperar esses territórios para si, acho que é esta a lógica "afectiva" que move a Rússia.

Última edição:
  • Like
Reações: Dagerman